00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 20/11

Fernanda Herrmann e Larissa Heineck de Vasconcelos entre as mais belas da festa de 10 anos do bar localizado no topo do hotel dos Daux na Beira-Mar, sexta, 17 (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos) **Clique para ampliar

Publicado em 20/11/2023

“Oscar” da TV

 O catarinense Zé Dassilva participa hoje (20) à noite, em Nova York, da cerimônia de entrega do Emmy International, o “Oscar” da televisão. Ele e colegas de emissora concorrem na categoria de melhor novela mundial por “Cara e Coragem”, da qual foi um dos roteiristas. Zé já tem um Emmy para chamar de seu desde 2015, quando “Império”, na qual também trabalhou, venceu a mesma categoria.

 

Na torcida

   Sai nesta terça-feira (21) a lista de finalistas do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação da literatura brasileira. O catarinense Celso Vicenzi está em clima de total expectativa. Seu livro infantojuvenil “Voar na Imaginação” é um dos 10 semifinalistas na sua categoria. O autor antecipa que, se a obra ficar entre as cinco finalistas, ele irá à cerimônia de anúncio dos vencedores, dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo.

 

Destaques de 2023

   Em sessão solene, a Academia Catarinense de Letras e Artes realiza no próximo dia 27 a entrega da sua premiação para as “Personalidades do Ano”, com cinco categorias. Entre os agraciados, estão Ricardo Ramos (artes visuais), Norma  Bruno (literatura) e Sandra Meyer Nunes, filha de Meyer Filho, pelo “conjunto da obra”.   

 

Coral (1)  

     A Associação Coral de Florianópolis tem várias apresentações programadas até o dia 20 de dezembro, quando entrará em recesso, voltando apenas depois do Carnaval. Ainda em novembro,  finalizando a agenda de 2023 do projeto “Concertos nas Comunidades”, o grupo comandado pelo tenor e regente Guilherme Albanaes, com Vanderlei Jochem ao piano, cantará nesta terça (21) às 20h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Ingleses, e no dia 28 na Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, no Campeche, no mesmo horário. Durante o mês de dezembro, conforme antecipa o diretor-tesoureiro Luiz Gonzaga Azevedo, será a vez de três concertos natalinos, o último deles na Catedral. Entre as cantoras, está a apresentadora de TV Maria Odete Olsen, que descobriu seu gosto pela música ainda na infância na casa dos pais, em Indaial.

 


Os médicos Oscar Cardoso Dimatos e Marília Susane Birck com o filho Theodoro na festa em que ele comemorou quatro anos (Foto: acervo pessoal)


Coral (2)

   Dauth Emmendörfer integra o coro convidado para a apresentação comemorativa dos 30 anos da OSSCA (Orquestra Sinfônica de Santa Catarina), neste sábado (25), no CIC. Ele e os demais cantores soltarão a voz durante a execução de “Fantasia nº 2 para Piano, Coro e Orquestra”, uma peça inédita do pianista e compositor Ricardo Ferraro Moritz incluída no repertório pelo maestro José Nilo Valle. Além do prazer de cantar, Dauth terá outro motivo para celebrar: a apresentação vai acontecer no Dia de Santa Catarina – e o coralista é entusiasta do chamado “movimento catarinensista”, criado informalmente para valorizar a história e os costumes locais. Em tempo: foi “surrupiada” semana passada a bandeira de Santa Catarina que ele, por tradição, hasteia com orgulho no trapiche junto à sua casa na Barra da Lagoa. Já é a segunda que levam.

 

SC no pódio

   O hipismo de Santa Catarina começa a semana comemorando os bons resultados no campeonato brasileiro de amazonas realizado em Curitiba. Maria Vitória Gastão da Rosa, de 15 anos, subiu ao pódio após conquistar a quinta colocação na disputa individual, concorrendo com atletas de todas as idades. Por equipe, chegou em primeiro, empatada com as representantes de São Paulo, ficando, ao final, com a prata pelo critério da somatória do tempo do primeiro dia. Sua irmã mais nova, Maria Júlia Gastão da Rosa, ganhou bronze por equipe. Estão entre as melhores do Brasil!          

 

Litoral e serra

    O ex-prefeito Edson Andrino não pensa em rever a decisão de se afastar da política. Ele segue cumprindo uma rotina entre sua casa na Lagoa da Conceição e sua fazenda em Bom Retiro, na Serra Catarinense, onde, entre outras atividades, cultiva mirtilo (blueberry, em inglês).

 

Missa

  Começa às 18h desta segunda-feira (20) a Missa de Sétimo Dia do ex-governador Colombo Machado Salles. A cerimônia será na Catedral Metropolitana.

 

Autobiografia

  Paulista radicado em Florianópolis, Fernando Machado autografa nesta sexta-feira (24) seu primeiro livro, a autobiografia “Gastura” (Editora Labrador), na Festa Literária de Paraty (RJ). O autor é engenheiro civil aposentado e só começou a escrever aos 75 anos, pouco antes da pandemia. Ele tomou tanto gosto pela atividade que já está preparando sua próxima obra: o romance ficcional “Spoiler”, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2024.

    

Luzes

  Finalmente a Beira-Mar Norte está prestes a ganhar uma nova decoração natalina no lugar daquela, feiosa, que vinha sendo reaproveitada há vários anos. O acendimento das luzes será nesta terça-feira (21), dentro da programação do “Natal Magia 2023”, que também prevê, entre outras atrações, um desfile natalino na mesma avenida, em dezembro, em data ainda não divulgada.

 

Desabrigados

  Usuários do transporte coletivo estão há várias semanas sem abrigo no movimentado ponto de ônibus em frente ao Cepon/Mercure Hotel, na Rodovia Admar Gonzaga. A estrutura foi totalmente destruída num acidente no dia 31 de outubro e até esta segunda-feira (20) ainda não havia sido substituída. Entre os prejudicados estão os pacientes de câncer que vão ao hospital e depois ficam esperando o ônibus chegar, sem qualquer proteção. Procurada pela coluna, a Prefeitura informou que a instalação do novo abrigo deve acontecer ainda esta semana.

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?