00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 13/11

No embalo do concurso 'Bela da Praia', a modelo internacional Veridiana Freitas (centro), considerada a 'Angelina Jolie' brasileira, junto com as gêmeas paranaenses Kauane e Camila Kappes, sexta (10), no The Roof (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos) **Clique para ampliar

Publicado em 13/11/2023

Temporada na Itália

    Patrícia Althoff Richard está em Milão passeando e aprimorando seu italiano, e só volta no final de novembro. Em seu endereço na cidade, tem recebido amigos e familiares de Florianópolis. Primeiro, foi a irmã, Cláudia Althoff, que ficou lá durante mais de duas semanas. Nos últimos dias, ela tem hospedado o amigo Fabiano Amin, artista plástico que é de Florianópolis e há um bom tempo vive em Washington D.C., nos EUA.

 

Viagem de volta

   O ex-prefeito Gean Loureiro retorna na última semana do mês da viagem prolongada à Austrália que ele faz com a família desde julho. No fim de semana, a ex-primeira-dama Cintia Queiroz Loureiro postou numa rede social uma foto do último dia do casal em Brisbane. “Como passou rápido!”, comentou. Já em aquecimento para a campanha em 2024, muitas negociações políticas aguardam Gean em Florianópolis.


Julia Opuski, Sophia Hasse, Aline Bruguemann e Mariana Fortulino no aniversário de três anos de um festejado restaurante e bar em Santo Antonio de Lisboa, ontem (12) - Foto: Darline e Angelo Fotógrafos

 

Estrela no Irã

  A atriz catarinense Gabriela Petry fecha 2023 com novo trabalho no Irã, onde faz sucesso desde 2018 nas telonas locais. Desde a semana passada, ela está lá gravando, como protagonista feminina, o filme “Texas 3”, em cuja ficha técnica aparecem nomes importantes do cinema iraniano. O músico Zeca Petry, pai de Gabriela, viajou para Teerã acompanhando a filha famosa.

 

Descendentes reunidos

   O pesquisador e genealogista Ricardo Moura Rebello vem de São Paulo esta semana com a mãe, Anelise, e a irmã, Cristina, para autografar “Entrevista com o Visconde de Goiana, Bernardo José da Gama (1782-1854) - Uma viagem pela história do Brasil no início do século XIX”. O livro simula uma entrevista do autor com o biografado, seu tataravô (e deste colunista também), cuja história guarda fortes laços familiares em Santa Catarina. O Visconde de Goiana era pernambucano, tendo ocupado posições de destaque como ministro de Dom Pedro I. Seu neto, o desembargador Ayres de Albuquerque Gama (1867-1930), decidiu vir para Santa Catarina e aqui teve filhas que deram origem aos descendentes das famílias Gama Salles, Ferreira de Mello, Ramos e Gama Moura. O lançamento acontece entre as 17h e as 20h desta quinta (16), no Palácio Cruz e Sousa, com apoio da FCC. Promete ser o evento cultural da semana na Ilha, com muitas presenças ilustres!

         

Astro-rei

   O  fim de semana foi movimentado no litoral catarinense, numa prévia do que será o próximo verão. O produtor Ricardo Bocão, com histórico de grandes festas em Florianópolis, escolheu o Hike Beach Club, no canto Norte da Praia Brava, em Itajaí, para passar o sábado com a namorada, Laís Andrade. “Estava lotado!”, relata. Nessa parte da praia, as casas fecham à meia-noite. O canto Sul é o das baladas madrugada adentro, como o Warung.

 

Luxo no Índico

  Após 24 horas viajando, com escala em Dubai, o influencer Bernardo Soares, o “Mustache”, e a mulher, Ceres, aterrissaram no Adaaran Prestige Vadoo, nas Ilhas Maldivas, um paraíso luxuoso no Oceano Índico. O casal ficou num bangalô cuja vista do nascer do sol, segundo ele, já valeria a hospedagem, programada pelo ateliê de viagem Touristique, de São Paulo.

 

Imersão gastronômica

  Previsto para acontecer entre os dias 10 e 12, o curso de culinária intensiva comandado pela chef Sônia Jendiroba na Pousada Moleques do Sul, na Praia da Solidão, precisou ser adiado porque ela teve problemas de saúde, já superados. O evento no empreendimento de Constâncio Maciel está confirmado para o próximo fim de semana. 

 

Adriana Piazza recebe o carinho do pai, o ex-deputado estadual Aloísio Piazza, no evento de lançamento da sua primeira collab (Foto: Michelangelo Valgas)

 

Homenagem póstuma

  Começa a ganhar força a ideia de batizar o Parque de Coqueiros com o nome do engenheiro e professor Hamilton Schaefer, morto na última sexta (10). Nos anos 1990, foi ele quem liderou o movimento de moradores pela implantação do parque, que, por ironia do destino, foi revitalizado e reinaugurado sábado (11) pelo prefeito Topázio Neto.

 

Gênio espanhol

   O Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville, completa nove anos de fundação no próximo dia 25. Para comemorar o aniversário, será aberta uma exposição inédita de Luciano Martins, “Picasso, minha melhor companhia”, com releituras de obras de Pablo Picasso. O convite partiu de Edson Busch Machado.

 

Brusque roqueira

  O jornalista Sharlon Schmidt Rensi está lançando “A Capital do Rock”, livro inédito sobre o movimento de bandas autorais e jornais alternativos que projetou Brusque no cenário nacional entre as décadas de 1970 e 1980. A capa, assinada por Diego Bernardi, é uma ilustração inspirada em Redson Pozzi, do Cólera, um dos principais entusiastas da cena brusquense. Foi ele que, em 1988, batizou a cidade, de perfil historicamente conservador, como “a capital do rock”. Sharlon participou no fim de semana do TUM Festival, em Florianópolis – e seu livro chamou, e muito, a atenção dos participantes e painelistas convidados. Na sexta (10), o autor entregou exemplares para dois nomes ilustres do rock nacional que vieram ao evento: Paulo André, idealizador do Abril Pro Rock, e o produtor Pena Schmidt (Mutantes, Titãs, Ira, entre outros).

 

No festival

  O fotógrafo Rudi Bodanese destaca: quem também veio a Florianópolis para o TUM Festival foi a jornalista e biógrafa paulista Chris Fuscaldo. Entre outros trabalhos, ela e Marcelo Bortoloti escreveram “Viver é Melhor que Sonhar – Os últimos caminhos de Belchior”.

 

Plano Diretor

    José Mateus, diretor de negócios do Grupo Habitasul, é um dos nomes confirmados no painel “O Futuro Urbanístico das Cidades”, no próximo dia 22, dentro da programação do segundo dia do ESG Summit Brazil, no Ecossistema Passeio Primavera, em Florianópolis. A mediação será feita pelo arquiteto Giovani Bonetti, sócio da ARK7 Arquitetos Associados. O painel destacará o papel do Plano Diretor na construção de uma cidade sustentável.

 

Alexandra Zunino, Ana Lavratti, Luciana Mello, Maitê Lang e Vanessa Rouvier estão entre as 70 personalidades que aceitaram o convite da curadora da Academia de Negócios da FIESC, Silvia Marafon, para participarem da primeira turma do Programa Internacional de Educação Executiva (PIEE) exclusivo para mulheres. Realizada em parceria com a Nova School of Business & Economics, de Portugal, a formação atraiu nomes conhecidos de todas as regiões do estado, e já está com lista de espera para o próximo ano(Foto: IMAGEM ARTE E FOTO)

 

Ela voltou!

  O presidente da APAE Florianópolis e coordenador-geral da Feira da Esperança, Walter Miguel, afirma que a expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas nos quatro dias do evento, que está de volta após quatro anos. A feira vai acontecer entre o dia 30 deste mês e 3 de dezembro, no CentroSul.

 

Nova orquestra

  Depois dos aplausos que recebeu tocando em Londres e Paris, o pianista catarinense Pablo Rossi vem a Florianópolis, sua terra natal, no fim deste mês para anunciar um novo – e grandioso - projeto: o lançamento da Orquestra Filarmônica Catarinense. A iniciativa tem tudo para fortalecer Santa Catarina no cenário nacional e internacional da música.

 

Nômade digital

   Quem não sonha em trabalhar com flexibilidade, ganhar bem e conhecer o mundo inteiro? O recém-lançado livro “De Apiúna para o mundo” narra a história de uma mulher corajosa e determinada que saiu do interior de Santa Catarina para viajar por vários países. A obra, que marca a estreia de Luciana Fistarol na literatura nacional, reúne memórias da inspiradora jornada pessoal e profissional que hoje a torna uma nômade digital de sucesso. Nascida na pequena cidade de Apiúna, ela já conheceu mais de 65 países!

 


Paulinho Scarduelli lançou a nova identidade visual da sua agência de comunicação na sexta (10), no Espaço Cultural Camarim, no Estreito, para um público que reuniu profissionais de imprensa, clientes e familiares (Foto: Fernando Evangelista)


 

Aniversário do poeta

   O Museu Histórico de Santa Catarina fará uma homenagem no dia em que Cruz e Sousa, poeta que dá nome ao Palácio onde a instituição está situada, completa 162 anos de nascimento. Para marcar a data, em 24 de novembro, às 15h, o Museu promoverá um recital de poesias com o ator JB (João Batista Costa) interpretando o poeta simbolista catarinense. Na ocasião, haverá também a apresentação do Quarteto de Cordas Cruz e Sousa nos jardins do Palácio, com repertório de peças de Heitor Villa-Lobos, Béla Bartók e Amadeus Mozart. A participação é gratuita.

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?