00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 11/12

A empresária Odineia Correa (terceira da esq. p/ dir.), com as amigas Samantha Brose, Lyara Rodrigues e Isadora Oliveira, no coquetel sábado em Cacupé de lançamento da marca de óculos que ela criou com o marido, Luciano Correa (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)**Clique para ampliar

Publicado em 11/12/2023

Fé na arte

  Foi colocado nesta segunda-feira (11) o banner no Instituto Collaço Paulo anunciando a nova exposição da casa, “Etérea”, que abre para o público no próximo dia 20, com curadoria de Francine Goudel. A seleção de peças da coleção do casal Jeanine e Marcelo Collaço Paulo trará desde raridades de 500 anos atrás até obras de artistas contemporâneos, todas ligadas à fé e à religiosidade, de matrizes católicas e africanas.  “Etérea” ficará em cartaz até 29 de junho de 2024. Um programa imperdível para as férias!

 

Dica de TV

   “Elis & Tom”: Só Tinha de Ser com Você”, documentário que é candidato a uma vaga no Oscar 2024 e desde a semana passada voltou a ser exibido nos cinemas de Los Angeles e Nova York, chegou à TV por assinatura brasileira. Desde a última sexta (8), está na programação do canal Arte1 (553 na NET/Claro TV). As exibições são às terças, às 18h; quartas, às 10h15min; sextas, às 13h, e aos sábados, às 22h.

 

Os irmãos e sócios Marcelo e Fabiano Palmieri, com as esposas, Bianca Martins e Maria Pessati, quinta (7), na Casa Hercílio Luz, no comando da primeira edição do Prêmio EsperienzaFatto (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)


Acadêmica

  Sandra Makowiecky é a mais nova integrante da Academia de Letras de Florianópolis, que está completando um ano de fundação. Em cerimônia no plenarinho da Câmara de Vereadores, na última sexta (8), ela assumiu a cadeira número 15, cujo patrono é Cruz e Sousa.

 

Modernista

  Os 90 anos de Tércio da Gama serão comemorados com a exposição “Soltando os Bichos”, com abertura neste sábado (16) às 15h30min no Museu da Escola de Santa Catarina/Udesc, na Saldanha Marinho. A presença do aclamado pintor e desenhista no evento está confirmada. Representante do modernismo catarinense, em 1958 ele ajudou a formar o Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, do qual fizeram parte, entre outros, Meyer Filho, Hassis e Vecchietti.



Registro histórico

   A história de como a UFSC lidou com a pandemia está registrada em “Fé Eterna na Ciência”, livro que um grupo de professores e técnicos lança na próxima segunda (18), às 19h, na Associação Catarinense de Imprensa. Todos os 11 coautores e coautoras ocuparam funções na administração central da instituição entre 2018 e 2022. Entre eles, estão o ex-chefe de gabinete da reitoria Aureo Moraes e a então presidente da Coperve Maria José Baldessar. A UFSC suspendeu parte das atividades didáticas presenciais entre março de 2020 e abril de 2022.

 

No LK (1)

  As empresárias Carol Lobato, Luiza Freyesleben e Renata Costa estão em contagem regressiva para mais um The House Market, coletivo de marcas que terá sua 11ª edição nas próximas quinta (14) e sexta (15) no LK Design Hotel. Com acesso aberto ao público, das 13h às 21h, o evento reunirá mais de 30 marcas locais e regionais com opções de moda, acessórios, beleza e bem-estar. A cenografia é assinada por Thai Pasin.

 

No LK (2)

  Beatriz Telles Ferreira já tem data confirmada para a terceira edição do seu Grand Bazaar. Será em 16 de março de 2024, com entrada gratuita, no LK Design Hotel. O evento, que reúne arte, design, joias, moda, home, decoração e gastronomia, estreou em março deste ano na Saccaro da 401 e depois, já na segunda edição, em setembro, passou a ser realizado no empreendimento dos Koerich na Avenida Beira-Mar. Em tempo: o LK Design Hotel está completando três anos de funcionamento nesta quinta-feira (14).

 

  De família de Florianópolis, Guilherme Medeiros e Silva tomou posse como juiz de direito substituto do Estado do Rio Grande do Sul. Na foto, ele com a irmã Isabela Medeiros e Silva (à esq.) e os pais, a médica pediatra Rosamaria Medeiros e Silva e o engenheiro civil Gilberto Campos Lobo e Silva, na cerimônia realizada no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (Foto: acervo pessoal)

 

Show nas piscinas

   Aos nove anos, Lorena Prazeres, de Florianópolis, está fechando 2023 como uma das revelações da natação catarinense, para orgulho de familiares como os pais, Monica e Rodrigo Prazeres, e os avós, Lúcia e Renato Prazeres. Das disputas que a Federação Aquática de Santa Catarina promoveu sábado e domingo no Clube Itapemirim, em Itajaí, ela voltou com seis medalhas, sendo uma de ouro no nado de costas, modalidade da qual é atualmente a primeira no ranking brasileiro na categoria “Mirim 1” (costas 50 metros piscina longa).
 


A designer de estampas Natália Pletz e a designer de joias Priscila Lima, de Chapecó, sexta (8), no LK Design Hotel, no lançamento da coleção "Lenços 2023" (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)
 

 

Noel na praça

   O vereador Edinon Manoel da Rosa (União Brasil), o “Dinho”, promove neste sábado (16), das 14h às 18h, uma festa de Natal na Praça Chico Camarão, em Canasvieiras. Na programação, entre outras atividades para as crianças e suas famílias, estão previstas apresentações culturais, sorteio de brindes e a presença do Papai Noel.

 

Simbolismos

  A polêmica sobre a decoração natalina nos postes da Avenida Beira-Mar continua. José Roberto Gonçalves, o “Zé Gordo”, vê nos “sóis” mais uma alusão à temporada de verão do que ao Natal propriamente dito. Outros acharam o enfeite “carnavalesco” demais.

 

Midi

   O Atelier Pawlick, de Florianópolis, assinou o midi branco usado por Michelle Bolsonaro na posse de Javier Milei. Como descreve a diretora criativa e head Luhana Pawlick, a flor com pétalas cordiformes que compõe o look tem a parte central bordada com minipérolas em porcelana e cristais austríacos.

 

De aniversário

   O buraco em frente à Capela Vaticano, na Rua Pastor William Schisler Filho, no Itacorubi, está prestes a completar seis meses, conforme relato de vizinhos. O maior receio é de que alguma moto caia na perigosa “cratera”.

 

Nome nas urnas

   Tiago Silva (PDT) vai disputar pela terceira vez, em outubro de 2024, um mandato na Câmara de Florianópolis. Chega embalado por sua trajetória bem-sucedida à frente dos Procons municipal e estadual, e por diversas ações sociais que lidera. Em 2012, aos 29 anos, foi o vereador mais votado da cidade, com quase 7 mil votos.

 

Nova orquestra

    Está publicado o edital para a seleção internacional de formação do corpo fixo da Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC). A nova orquestra nasce tendo como diretor artístico o renomado pianista catarinense Pablo Rossi, Marcelo Azevedo como diretor-presidente, Luiz Ekke Moukarzel como diretor-executivo, e Vanessa Ferraudo como coordenadora do Núcleo Sociocultural. Serão selecionados 17 instrumentistas de cordas, além de 10 músicos suplentes e cinco músicos bolsistas. Mais informações em www.oficmusic.com.

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?