00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 05/12

A blumenauense Vera Fischer em cena na comédia 'Um Natal Cheio de Graça' (Foto: Netflix / Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 05/12/2022

Natal da diva

   Vera Fischer completou 71 anos no último dia 27 com a vida profissional pra lá de agitada. A catarinense é um dos destaques do elenco da comédia “Um Natal Cheio de Graça”, recém-lançada pela Netflix. Ela interpreta Lady Sofia, uma personagem rica e poderosa. A produção é um sucesso. Poucos dias depois da estreia, o filme já está em primeiro lugar no Top 10 da plataforma, segundo o site Observatório do Cinema. No teatro, Vera também vai fechando o ano na ativa. Ela acaba de se apresentar em Londrina e Maringá, no Paraná, com “Quando Eu For Mãe Quero Amar Desse Jeito”.

 

Estilo N.Y.

    Final de ano com novidade gastronômica na Rua Arcipreste Paiva, pouco antes do Cecomtur. Também com forte trânsito no segmento de festas, o carismático empresário Gui Santos abriu a Street Slice Pizzaria, ao estilo nova-iorquino, para comer de pé e com as mãos. Mais um negócio dirigido, entre outros públicos, à juventude que vem cada vez movimentando a região central da cidade à noite nos seus bares e lugares de comidas rápidas.

 

Lugar favorito

    O projeto do Madi (Museu de Arte Digital e Inovação), anunciado semana passada, está em fase de maturação. Entre outras frentes, os criadores têm conversado com a Prefeitura de Florianópolis sobre a localização do edifício. O endereço preferido é em frente ao Largo da Alfândega, no outro lado da avenida. O projeto é da agência Propague (Pat e o pai, Roberto Costa), do escritório de arquitetura e urbanismo Ohtake, hoje conduzido por Rodrigo Ohtake, neto de Tomie e filho de Ruy (falecido em 2021), e a JA8, também de arquitetura e urbanismo. A ideia é criar um prédio com beleza e modernidade para marcar de vez a região do Aterro da Baía Sul.
 


Maria Eduarda Agapito Valgas, a "Duda", com óculos bem-humorados, na festa que ela e os pais, Eduardo e Kelly, deram para 150 convidados, sábado no The Roof, para comemorar a formatura em Medicina (Foto: Darline & Angelo Fotógrafos)
 

Devorador de livros

   Harry Laus faria 100 anos no próximo domingo (11). No MASC, museu que dirigiu nos períodos 1985/87 e 1989/92, haverá uma programação em tributo. Nesta quarta (7) e nos dias 12, 19 e 26 de abril de 2023, quatro encontros presenciais abertos ao público buscarão alinhavar memórias e análises sobre a amplitude do legado do catarinense de Tijucas.

     Cesar Laus, sobrinho de Harry e um dos convidados para falar no MASC, relembra à coluna algumas histórias pouco conhecidas sobre o homenageado, que, além de escritor, jornalista, crítico de arte e gestor de museus, foi militar. “Em sua turma de Agulhas Negras, meu tio se formou em primeiro lugar. Foi, naquela época, a nota mais alta obtida por um formando. Como major Laus, foi o mais jovem a ser promovido até então. Já como intelectual e devorador de livros, Harry leu “Guerra e Paz” em dois dias de cadeia que recebeu por defender seus subordinados contra uma ordem superior considerada por ele injusta.

    Como oficial foi, por muitos anos, responsável pela Biblioteca do Exército no Rio de Janeiro. Ali, além de livros, se guardavam os processos de todos os militares do Exército. Ou seja, ele sabia da vida de todo mundo. Ao escrever seus livros, Laus vagava pela casa criando as histórias e deixando cigarros acesos pela casa enquanto ‘discutia’ com seus múltiplos personagens. Laus foi um homem conhecido por possuir um caráter elevado e admirado por ter um ‘português’ corretíssimo. Que o digam seus leitores do jornal A Notícia”, relembra Cesar.

Nota de rodapé: "Guerra e Paz”, o romance histórico do russo Leon Tolstói que Harry devorou na cadeia, tem edições no mercado brasileiro com mais de 1500 páginas.

 

Reconhecimento

   A noite do próximo dia 12 na Assembleia Legislativa será de celebração para a Fahece, entidade filantrópica que é gestora do Cepon, Hemosc e Samu em Santa Catarina. Além da posse do novo presidente, o médico cirurgião Alvin Laemmel, serão homenageados 115 doadores e parceiros que apoiaram a fundação entre 2020 e 2022. Todos receberão uma certificação de “Doador da Esperança”. Na lista estão, entre outros, os senadores Esperidião Amin e Dário Berger, a Kredilig e a Associação de Voluntários do Cepon.


Adriana Piazza e Roxy Scoz estão na linha de frente do Christmas Trend, evento de Natal solidário que acontece nesta quarta-feira (7) no espaço +Um, na SC-401. A proposta é arrecadar brinquedos para doação a crianças em situação de vulnerabilidade e apoiar as instituições Apae Florianópolis e Casa Lar Semente Viva. Para isso, as promoters contam com o engajamento do InspiraModa.SC, cluster de marcas catarinenses que estará com várias delas, entre outros expositores, incrementando a ação beneficente (Foto: Paulinho Sefton)

 

Ficou para janeiro

   Por causa das chuvas intensas na Grande Florianópolis, o aguardado show de Marisa Monte no Hard Rock Live, programado para o último sábado (3), teve que ser adiado na última hora. A nova data já foi anunciada: 14 de janeiro.

 

Beto e os anos 70

    O historiador Jefferson Fonseca autografa nesta quarta-feira (7), na loja Soulvenir do Villa Romana, “Flops nas crônicas ligeiras de Beto Stodieck (1971-1980)”, com prefácio escrito por Bea Porto. Baseado nas observações de Beto, o livro retrata as transformações ocorridas em Florianópolis nos anos 1970. Na sinopse, está escrito:  “O leitor vai mergulhar naqueles anos intensos a partir do texto cativante, inteligente e irreverente do colunista. Um livro imperdível para quem deseja conhecer esse período e suas profundas mudanças, que ainda repercutem no cotidiano de Florianópolis”.

 

Para exames

    Depois do sucesso do evento no Majestic no final de novembro, a Associação Amigos Cleia Beduschi está à frente de mais um bazar beneficente com venda de artesanato feito por voluntárias da entidade. Começa amanhã (6) e vai até o próximo dia 10 no Mercado Público, no box Somar. Todo o valor arrecadado será destinado à realização de exames de biópsia em mamas. Cleia Beduschi morreu em 2015, vítima de câncer.
 


Orlando Becker e o filho Bernardo na tradicional festa do carrinho, realizada sexta (2) na UFSC pelos alunos da última fase de Engenharia Mecânica. O carro foi comprado num ferro-velho para ser usado na brincadeira (Foto: acervo pessoal)


Só os melhores

    Será segunda-feira que vem (12), na Assembleia, o lançamento de "Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense - Arquitetura Moderna". A obra resgata um importante momento da história da arquitetura de Santa Catarina e apresenta o legado de profissionais que ajudaram a construí-la. O trabalho é uma realização da AsBEA-SC (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) em parceria com a Santa Editora e patrocínio do CAU-SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Na produção, a equipe contou com o apoio técnico dos membros do Comitê Editorial, formado por arquitetos e urbanistas professores, mestres, doutores e profissionais de mercado indicados por instituições de classe e de ensino

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?