00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 04/03

A dermatologista Brumna Valdivieso (à esq.) foi uma das participantes do 'talk' promovido pelo médico Diogo Antonielo e sua mulher, Mariane Massignan (à dir.), sexta (1), no embalo do Dia Internacional da Mulher. (Fotos: Darline e Angelo Fotógrafos)

Publicado em 04/03/2024

Preciosidades em papel
  Quem passa pela região da Beira-Mar do Estreito não imagina que ali, dentro de uma casa, está guardada uma das maiores e mais preciosas coleções particulares de livros de Santa Catarina e do Sul do país. O colecionador era o historiador, escritor e bibliófilo Iaponan Soares, que morreu em 2012. Entre outras raridades, há  manuscritos de Machado de Assis e o maior acervo literário de Cruz e Sousa no estado.  Construtoras estão de olho no imóvel, o que gera incerteza quanto à futura destinação dos livros, que requerem manutenção profissional, especialmente contra as traças. Já foi cogitada a hipótese de criar um instituto em outro local, mas a ideia, até o momento, não evoluiu. Nenhum familiar reside hoje na casa onde viveram Iaponan e sua mulher, Vera Nocetti de Araújo, falecida em 2022. No dia a dia, o imóvel é mantido por empregados sob a responsabilidade da filha inventariante.

 

No Dia da Mulher
   A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta assume a presidência do TRE-SC nesta sexta-feira (8). É a primeira mulher eleita para comandar o tribunal e será a primeira a presidir um pleito. Além de dar continuidade aos preparativos para as eleições de outubro, a magistrada antecipou hoje ao Imagem da Ilha que trabalhará num projeto batizado como "Acorda mulher, o teu lugar também é na política", em convênio com a escola da Alesc e em parceria com outras instituições, como os partidos políticos. O objetivo, segundo Maria do Rocio, é aumentar a participação efetiva das mulheres na vida política, considerada ainda baixa, apesar das cotas de gênero reservarem 30% das chapas partidárias. "Será uma ação afirmativa. Vamos plantar algumas sementes para que esse quadro evolua, afinal somos mais de 50% da população", comenta a futura presidente.



Nanda Herrmann, Maristela Amorim e Ceres Azevedo no evento de sexta na clínica de Diogo e Mariane. (Fotos: Darlene e Angelo Fotógrafos)

 

Conflito na areia
  Mesmo após o alargamento de boa parte da faixa de areia - e o fim da alta temporada, continuam as reclamações de frequentadores e moradores de Jurerê contra cadeiras e guarda-sóis colocados de manhã e à tarde por comerciantes para reservar espaço para seus clientes. Um desentendimento aconteceu no fim de semana, quando um morador foi "convidado" a sair de uma dessas cadeiras, embora as demais estivessem vazias. No início da temporada, o prefeito Topázio Neto salientou que "apesar de serem mesas e cadeiras privadas, o espaço é público. Senta quem quer". Ele, porém, prega o "bom senso" em cada situação: "Não há porque restaurantes ocuparem um espaço concorrido com cadeiras vazias e também não há porque o banhista sentar numa cadeira de restaurante, sem a intenção de consumir, se a praia possui bastante espaço vago". 

 

80 anos

  E por falar na família De Vincenzi, estão acelerados os preparativos para as comemorações dos 80 anos do médico ortopedista Luiz Fernando De Vincenzi, dia 14 de abril. A festa será durante um longo cruzeiro agenciado em Florianópolis por Antônio Pereira Oliveira. Mais de 30 personalidades locais já compraram suas passagens. O grupo vai se reunir no próximo dia 21 na Lindacap para conversar sobre detalhes da viagem. O navio vai zarpar dia 8 de abril de Nova York em direção à Itália. 
 

Igual ao trisavô

Aos 23 anos, Betina Nienkotter De Vincenzi (foto), filha de Fernando e Simara Nienkotter De Vincenzi, ganha o diploma de Direito pelo Cesusc no próximo sábado (9). Antes mesmo de se formar, ela já passou nas provas da OAB, confirmando que está mais que preparada para a carreira. Betina é a primeira advogada da família desde seu trisavô materno, o advogado e político Ivo d'Aquino Fonseca, cuja morte completa 50 anos em outubro. Como se fosse pouco, nos próximos meses ela vai se formar em outra faculdade, de Administração Pública, na ESAG. 

Betina Nienkotter De Vincenzi em ensaio fotográfico especial para celebrar sua formatura em duas faculdades

 

Ordem de Malta
   Dono de seguradora, empresas de tecnologia e geração de energia, o catarinense Marcelo Vieira vai assumir no próximo dia 11, com o aval do Papa Francisco, em Roma, o cargo de  Cônsul Honorário da Ordem de Malta, uma organização católica soberana internacional, reconhecida como entidade que dirige hospitais e centros de reabilitação, atuante em situações de conflito.  O evento de gala terá honraria militar e a presença da alta cúpula do Vaticano. De Florianópolis, 22 pessoas, entre amigos e familiares, irão especialmente a Roma para testemunhar o histórico evento.


 

Pessoas e marcas

   Falta pouco para a aguardada terceira edição do Grand Bazaar Floripa, como sempre sob o comando de Beatriz Telles Ferreira. Será dia 16, das 11h às 19h, sendo esta a segunda vez consecutiva que o evento acontece no LK Design Hotel. Segundo a organizadora, a iniciativa serve "para encontrar marcas e pessoas muito especiais", oferecendo produtos de arte, design, joias, moda, decoração e gastronomia. Detalhe saboroso: será sorteado um voucher para duas pessoas para a já consagrada feijoada dos sábados no Osli Restaurante.

 

Com dedicatória 
  Revistas, artigos para jornais e mais de 50 livros, vários deles com dedicatória do autor, fazem parte da mostra em comemoração ao centenário de nascimento de Salim Miguel, que abre hoje (4) e vai até 4 de abril na Biblioteca Pública de Santa Catarina, na Tenente Silveira. O público poderá também apreciar a máquina de escrever usada durante muitos anos pelo escritor, jornalista, editor, crítico literário, roteirista, livreiro e promotor cultural que veio com a família do Líbano ainda criança, nos anos 1920, e nos anos 1940 passou a viver em Florianópolis, onde se destacou à época à frente do Grupo Sul, responsável por trazer o Modernismo para Santa Catarina. Salim morreu em 2016.

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

 

 

Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?