00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 25/03

Ricardinho Machado distribuiu simpatia à frente da festa que movimentou o aniversário da cidade, sábado (23). Entre outros presentes no 'Ricaldinho da Ilha', estava Daltro Halla, tio da coanfitriã Carin Machado. Ele havia feito aniversário na véspera e comemorou a idade nova no evento. (foto: Mena Wendhausen) ***PARA AMPLIAR CLIQUE NA FOTO

Publicado em 25/03/2024

Grafite
   A fachada do Lira nos altos da Rua Tenente Silveira está ganhando o mural "Nossa História", com elementos alusivos à prática do tênis e outras atividades desenvolvidas no clube. O trabalho está avançando rapidamente. O autor, Bernardo Dartagnan, é arquiteto formado pela UFSC e pesquisador de temas como espiritualidade e desenvolvimento humano. O mural faz parte das ações em comemoração ao centenário do clube, que acontece em 2026, e será mais uma intervenção artística a embelezar o Centro de Florianópolis.  

Palmas 
 A cantora Maria Rita ficou emocionada com a reação do público que lotou o "Palco Eli Heil" ontem (24), último dia da 10ª Maratona Cultural. A série de shows que começou sexta (22) com a roqueira Pitty atraiu milhares de pessoas, que aprovaram o espaço escolhido para a realização do evento, o terreno desocupado no Aterro da Baía Sul em frente ao Terminal Urbano Cidade de Florianópolis, no Centro Leste. Outros grandes shows, ao que tudo indica, serão realizados ali. 

Longevidade
  Aos 101 anos, o engenheiro agrônomo Glauco Olinger, pioneiro da extensão rural em SC e fundador da Acaresc, segue compartilhando seus conhecimentos e escrevendo livros. Num vídeo publicado sexta nas redes sociais pela sobrinha, Claudia Olinger Franco, e pela Epagri, ele anuncia, feliz da vida, que a Secretaria da Educação vai distribuir o livro-cartilha "Breves Considerações Sobre a Água Doce no Planeta Terra" em todas as escolas estaduais. A mesma obra já foi "adotada" pelo Senado, que a espalhou por diversos pontos do país. 
 
Batizada
  Catarinense de Braço do Norte, prima distante de Gustavo Kuerten, a apresentadora e top Renata Kuerten, do "Esquadrão da Moda", e o marido, o empresário Beto Senna, receberam a família em São Paulo, numa cerimônia intimista, para realizar o batizado da pequena Lorena, primeira filha do casal. O ritual aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Igreja, no Jardim Paulista.  

Prancha 
  A semana começa em ritmo de comemoração na família do surfista australiano-florianopolitano Sol Gruendling, entre eles os avós maternos, Rosinha e Paulo Cesar Correa, de Florianópolis. O garoto, que completa 17 anos em outubro, passou a ocupar o primeiro lugar no ranking australiano de surfe na categoria sub-18. 


 

A vocalista Yasmin Zoran no show que a banda "Nouvella" fez sexta no Lollapalooza (Foto: Dan Pellicare)
 

Rock daqui
   O rock independente de Florianópolis fez bonito no Lollapalooza. O quarteto local Nouvella abriu a programação de sexta (22) à tarde no Palco Alternativo embalado pela boa repercussão do segundo EP, "Love Cirkus, Pt.2", lançado no último dia 1° com seis canções, todas autorais - duas delas compostas pela vocalista, Yasmin Zoran (foto), dona de uma voz potente que ainda vai dar muito o que falar. A mãe da roqueira, Dani Koerich, estava na plateia aplaudindo a apresentação. 

Adeus
 O mundo jurídico de Florianópolis despediu-se na manhã de hoje (25) do advogado Alexandre Araújo Konescki, que faleceu ontem (24) após um período hospitalizado. Ele era muito querido na cidade e se notabilizou por atender gratuitamente clientes de baixa renda. Filho de Adelina Konescki, a "Nina", Alexandre deixa viúva, Jane, e dois filhos, ambos advogados.

Quase 
   O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, já retornou ao trabalho depois de dar um susto nos familiares e amigos. Ele foi submetido a uma angioplastia no Caridade "meio que às pressas", como define. "Graças a Deus não infartei, mas poderia a qualquer momento. Doença silenciosa!", alerta. 

Benemérito
    O jornalista e advogado Moacir Pereira recebe na noite desta quarta-feira (27) o título de "sócio benemérito" do Iasc (Instituto dos Advogados de SC) em cerimônia na sede da OAB-SC, em reconhecimento pelos serviços prestados à entidade. Já nos primeiros dias de abril, ele e a mulher, Adir Maria, a "estimadinha", embarcam na sua primeira viagem de férias em 2024. Vão participar do cruzeiro no qual serão comemorados os 80 anos do médico Luiz Fernando De Vincenzi.

Honraria
    Foi  recheada de nomes fortes a lista de agraciados com as medalhas Francisco Dias Velho entregues pela Câmara de Vereadores em sessão especial na Alesc na última quinta (21), em meio às comemorações pelos 351 anos de Florianópolis. A relação incluiu os advogados Claudio Gastão da Rosa Filho e Gilberto Teixeira, o empresário Guilherme da Silva Grillo, o deputado estadual Julio Garcia, a jornalista e escritora Ana Lavratti, e Ricardo Pastrana, da Guarda Municipal de Florianópolis.  

 

As sócias Mafalda Salanti e Graziela Paseto, com o empresario Luiz Marchi, em evento pra lá de concorrido na última sexta-feira (22) em Cacupé. (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)

 

Maioridade
 Nesta quinta-feira (28) a Fundação Cultural Badesc completa 18 anos de atividades. O balanço do período revela um número robusto: de 2006 para cá, a instituição promoveu 921 atividades gratuitas.

Foco nos idosos
   Um ciclo de palestras na sede da Associação Catarinense de Professores está marcando o início das atividades do Movimento Viva Bem +, focado no público idoso. O primeiro convidado a falar foi o oncologista e escritor Luiz Alberto Silveira, que abordou o tema "Livres na aposentadoria" na última quinta (21). Na mesma tarde, foi servido um chá com exposição de obras da artista plástica Mariette Silveira, mulher de Luiz Alberto. As palestras acontecerão a cada 15 dias na ACP.

Roteiro com arte
   Patrícia Amante e seu projeto de viagens culturais "Rotas do Olhar" tem novo roteiro marcado para maio. Vai guiar um grupo do qual já fazem parte as irmãs Elisa e Silvana Piazza por lugares icônicos de São Paulo, como a Pinacoteca e o MASP, onde verão a exposição "A beleza da carne", do irlandês Francis Bacon, falecido em 1992.     

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQU

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?