00:00
21° | Nublado

URBANO SALLES - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO

Foto: Mariana Boro

Publicado em 18/09/2015

Nome forte

Uma petição virtual já contabiliza cerca de 550 assinaturas a favor da nomeação do catarinense Josué Mattos para curador oficial do MASC. O pedido é dirigido ao governador Colombo. Mattos estudou história da arte e curadoria na França. Segundo os organizadores da campanha, a nomeação daria "maior visibilidade" ao museu.

Parece mentira

Nunca na história da restauração da Ponte Hercílio Luz se viu tantos operários trabalhando quanto nas últimas semanas. A obra não para nem nos finais de semana.

Lares e lojas

Três torres, provavelmente duas delas residenciais e uma comercial (O mix ainda está em estudos), comporão o "Top Vision", empreendimento da Magno Martins em parceria com o Grupo Hoepcke que vai valorizar ainda mais os altos da Felipe Schmidt. A antiga fábrica de rendas e bordados, que é tombada pelo patrimônio, será transformada em um centro de compras integrado ao projeto. A obra já está em fase de estaqueamento, mas o lançamento comercial será só em 2016.

Branco no pagode

O boa pinta César Apogeu, um dos raros brancos que fazem sucesso cantando pagode em Florianópolis, está comemorando os sete anos da sua banda. E uma das novidades é que o artista agora passa a ser empresariado pelo jovem empreendedor Gustavo Silveira, também conhecido por suas vans que já levaram artistas famosos por todos os cantos da Ilha.

No Planalto Central

Chegou dia 8 à Caixa Cultural Brasília a exposição Soixante-Dix, com 41 peças, entre elas óleos, desenhos e trajes, do catarinense Juarez Machado. A primeira vez que elas foram reunidas foi em 2011, quando o artista completou 70 anos. A exposição aterrissa na Capital Federal depois de ter passado por Paris, Florianópolis, Joinville e Fortaleza.

Vai ou racha

A UFSC ainda não assinou o ato de cessão da área que será usada na duplicação da Edu Vieira. O projeto executivo da obra já foi aprovado pela CEF, mas as negociações ainda não chegaram a um desfecho. Enquanto isso, a licitação está aberta. O secretário de Obras, Rafael Hahne, torce para que o acordo aconteça até a abertura dos envelopes das empresas candidatas a tocar o projeto, dia 13 de outubro.

Cidade mais limpa

 

A Floram não renovou o contrato com a empresa que, na gestão Berger, havia plantado mudas em calçadas e canteiros da cidade em troca de venda de publicidade nas grades protetoras. A medida era muito criticada porque provocava poluição visual e o plantio não seguia critérios paisagísticos e técnicos. As placas onde antes havia propaganda já estão sendo pintadas num belo tom de verde. A manutenção passa a ser da Floram, que pretende continuar usando algumas das placas para divulgar campanhas de interesse público, como o disque-denúncia para crimes ambientais.

Praga urbana

O gerente do Mercado Público, Israel Isaac, fez novo boletim de ocorrência registrando mais uma pichação, no mesmo local, na Ala Sul. Já é o segundo ato de vandalismo desde a reinauguração, há pouco mais de um mês.

Pouco para ele

Colaborador do saudoso jornal de Beto Stodieck, o jornalista e poeta Márcio Dison não é entusiasta da ideia de homenagear com o nome do colunista, morto em 1990, a futura praça em frente ao Beiramar Shopping, no ainda terreno do Exército. Observa que praças são sempre bem-vindas, mas entende que Beto "merece dar nome a algo de muito maior relevância".

O corpo fala

Convidada do projeto Tubo de Ensaio e do programa Rumos Itaú Cultural, Thereza Rocha estará em Florianópolis entre 17 e 20 de setembro para dar um curso de três dias e fazer uma conversa aberta ao público. As duas ações ocorrerão no auditório do Centro de Desportos da UFSC. Pesquisadora, diretora e dramaturgista de processos de criação, Thereza é doutora em artes cênicas pela UFRJ, onde tem uma atuação associada aos temas da dança contemporânea, da história do corpo e da filosofia da arte.

Japonês revigorado

E finalmente terminou o pesadelo dos donos de carros Honda por causa da crise - e da falta de atendimento - da ex-concessionária Satoru. A marca mudou de mãos, e agora tem dois novos empresários no comando na Grande Florianópolis, Wanderlei Berlanda e Wanderlei Berlanda Jr.


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?