00:00
21° | Nublado

Ele superou os desafios e tornou-se referência em sua área
Dr Jorge Barbato recebe homenagem por 40 anos de trabalho na Medicina

'Eu pratico uma Medicina para o bem da comunidade, para o bem-estar do próximo', afirma Dr. Barbato (Fotos: arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 11/04/2023

Ele é referência em Florianópolis quando se fala em Neurologia Pediátrica e, por isso, recentemente recebeu uma honraria concedida pela Associação Catarinense de Medicina (ACM). Formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1982, foi no Hospital Infantil Joana de Gusmão que o Dr Jorge Barbato teve sua experiência ampliada, antes de partir para o Uruguai.

Naquela época não se falava sobre essa área por aqui. Por isso, ele buscou uma especialização no Uruguai, país que até então era o berço dessa área na América Latina. “Fui morar no Uruguai porque lá essa especialidade era o suprassumo na América Latina, criou-se um grande centro neurológico”, conta.

Por lá, ele permaneceu durante dois anos com a esposa, Ingrid, e a filha, Mariana, que estava em seus primeiros anos de vida. Ele conta que a fase no Uruguai foi muito difícil, pois precisava conciliar os estudos da pós-graduação com a atenção à sua família. “Mas valeu muito a pena, pois foi uma experiência familiar e profissional ímpar em nossas vidas”, conta. A esposa, que é bióloga, começou a trabalhar com genética naquela época (posteriormente ela fundou um laboratório de genética aqui em Florianópolis). A filha começou na época a pronunciar suas primeiras palavras em espanhol e “portunhol”.


Ingrid e Dr. Jorge Barbato com os filhos Mariana e Jorge Barbato Neto


Nova fase por aqui

No retorno a Florianópolis, o desafio foi criar essa especialidade por aqui, já que ainda era uma novidade. Junto com um colega médico, desenvolveu um trabalho no Hospital Infantil que ganhou reconhecimento nacional.  “Nós tratávamos muitos casos advindos de outras cidades de Santa Catarina e até do Sul do Brasil”, conta. Juntos, eles inauguraram uma nova fase em um hospital público que foi a construção de enfermaria e o aumento de número de leitos. Foram também pioneiros em parceria público-privada, desenvolvida lá mesmo no Hospital Infantil.


Dr. Jorge e a filha Mariana, que é médica Dermatologista, com a equipe da Clínica Barbato

 

Sobre o reconhecimento da ACM

Recentemente, o Dr. Jorge Barbato recebeu o “Diploma de Mérito Médico”, entregue pela ACM a profissionais que estão em atividade profissional ininterruptamente por 40 anos, sem nenhuma infração ética e profissional. “Isso é realmente motivo de muito orgulho pra mim e para os meus familiares, pois eu pratico uma Medicina para o bem da comunidade, para o bem-estar do próximo. Eu tenho isso muito além da parte científica, olho com muito carinho para toda a estruturação das famílias, e isso realmente tem sido compensador”, conta.


Ingrid e Dr. Barbato com os netos Antonio (bebê), Miguel e Carolina

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br