00:00
21° | Nublado

STU Floripa vai estrear as pistas do primeiro Skate Park do Continente, no Abraão
A inauguração do espaço de lazer e a sua abertura ao público será após evento

No Parque do Abraão tudo foi mantido, o playground, o campo de futebol, a academia e a horta comunitária, mas nem tudo de forma idêntica ou no mesmo lugar (foto:PMF)

Publicado em 01/02/2024

Os atletas do Circuito Brasileiro de Skate STU Floripa vão estrear as duas pistas do primeiro Skate Park do Continente, no Abraão, aptas a receber campeonatos tanto nacionais quanto internacionais. A inauguração desse novo espaço desportivo e de lazer de Florianópolis, no entanto, vai acontecer posteriormente ao evento do próximo final de semana, em data a ser definida.  Só depois disso é que o local será aberto ao público em geral, e as pistas poderão ser utilizadas até mesmo pelos skatistas iniciantes.

A etapa Florianópolis do STU abre a temporada do Circuito Brasileiro de Skate. O evento receberá atletas de todo país nas modalidades Paraskate, Street e Park. Já as competições, terão início na sexta-feira (2) e irão até o domingo (4). Dos competidores desta etapa, 12 são da Capital catarinense.

As obras de transformação do Parque do Abraão no Skate Park, conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura, têm prazo até abril para serem concluídas. Construído de acordo com as normas e especificações da Confederação Brasileira de Skate, vai contar com a maior pista de skate Bowl/Park da cidade, além de ser a segunda maior do tipo de Santa Catarina, com 1.355,90 m2, e com uma pista de skate Street de 744,90 m2 com arquibancada. Sendo que as pistas possuem detalhes estratégicos: o design curvo (mesmo da Street) harmoniza com a paisagem, e o concreto, permeado por áreas verdes e taludes gramados, a fim de minimizar o impacto visual dos volumes elevados.

Mas para a realização do STU Floripa também já estarão disponíveis as áreas de quiosques para alimentação e de estar, um petplace e estacionamento com 93 vagas. Somente após o evento é que serão finalizados os serviços complementares de recuperação do que for eventualmente danificado pela retirada da estrutura provisória montada especialmente para o circuito brasileiro, e de colocação do mobiliário na área do Skate Park, e da vegetação, no estacionamento, especificamente. Além da iluminação pública, que ficará a cargo da Cosip.

Do que já havia no Parque do Abraão, foi mantida a pista de caminhada, o playground, o campo de futebol, a academia e a horta comunitária, nem tudo, porém, de forma idêntica ou no mesmo lugar. Essa pista, que era em terreno natural, passou a contar com piso em concreto com definições tanto para caminhada quanto para ciclovia, e a horta foi ampliada.

Da redação