00:00
21° | Nublado

Sem escala em Floripa | Tradição infame | A celebração de Carlos Moisés | E mais!

Foto: Reprodução/Internet **Clique para ampliar

Publicado em 16/11/2022

Túnel do tempo

    A propósito da exclusão de Florianópolis de todas as escalas de transatlânticos de turismo neste verão, por não ter a mínima estrutura para recebê-los, quem não lembra da famosa poita, espécie de grande âncora, comprada em 2006 por R$ 250 mil e fixada ao largo das praias de Canasvieiras e Jurerê, no norte da Ilha de SC, para uso dos navios de turismo com escala pela região? Usada pouquíssimas vezes, foi esquecida. Deve ter afundado e levado junto as boas intenções de sempre. Esse é, ainda, o nível do tratamento “profissional” que o turismo recebe na capital catarinense.

 

“Tradições”

   Há um lobby na Assembleia Legislativa pela aprovação de um projeto de lei que reconhece como legado cultural o tiro de laço em SC. Há também um discreto lobby contrário de ambientalistas. O tiro de laço é uma forma de competição a cavalo em que o peão tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir.

 

Ministra?

   Integrante do grupo temático de esporte na transição do governo Lula, a ex-voleibolista blumenauense Ana Moser se candidata automaticamente ao cargo de ministra dos Esportes. Historicamente lulista, Ana é diretora da Atletas Pelo Brasil, uma atuante ONG que luta por políticas públicas esportivas. Logo após o resultado do segundo turno, mandou um recado ao presidente eleito: que o orçamento federal de 2023 para o esporte seja recomposto. Observou que na área a primeira medida de Bolsonaro foi retirar o status de ministério e transformá-lo em desprestigiada secretaria. Verdade.

 

Comemoração

   Sem aquela triste e melancólica atitude de quem está deixando o cargo, o governador Carlos Moisés é só alegria nas redes sociais. No momento está festejando a decisão do governo do México, que é o terceiro maior importador de carne suína do mundo, de abrir o mercado para a carne suína de SC. Um negócio de algumas dezenas de milhões de dólares por ano.

 

SC na F1

Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz no grid de largada domingo em Interlagos, que marcou os 50 anos do GP Brasil de F1. Por mais um ano, Vinicius esteve na linha de frente do evento, que em três dias de realização levou mais de 230 mil pessoas ao autódromo, 75% delas turistas do Brasil e do exterior.

 

Hipocrisia 1

     Na mesma segunda-feira em que “supremos” brasileiros foram hostilizados em Nova Iorque, pagando altas diárias em hotel estrelado, o Supremo Tribunal Federal lançou em seu site a obra “População em Situação de Rua no Brasil”, tema que será discutido em audiência pública no dia 21 para instruir julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 976, em que se discute a proteção constitucional das pessoas nessa condição de vulnerabilidade.

 

Hipocrisia 2

    A propósito, foi divulgada a lista dos participantes e o cronograma da audiência. São 63, abrangendo entidades que atuam na área e representantes do Judiciário, Executivo, Legislativo, Ministério Público, Defensoria Pública e universidades. De SC constam o governador Carlos Moises e o procurador geral do Estado, Sérgio Laguna Pereira.

 

Tchau

     O último monitoramento aéreo de baleias franca desta temporada, realizado quinta-feira, não encontrou nenhuma delas na área de proteção ambiental, que compreende a costa desde Florianópolis até Balneário Rincão. Cenário muito diferente do visto no início de setembro, quando foram detectadas 230.

 

IPVA parcelado

   Está pronto para votação em plenário projeto de lei que possibilita o parcelamento, em até 12 vezes, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em SC. A legislação atualmente vigente permite em apenas três vezes.

 

Carestia na Capital

   Nos primeiros convites que o governador eleito, Jorginho Mello, tem feito para ocupação de cargos na futura administração estadual, os convidados residentes no interior do Estado não têm dito “sim” de imediato. Querem “pensar” antes de decidir, não tanto por questões político-partidárias, mas por um motivo especial: o alto custo de vida em Florianópolis e os baixos salários que o governo paga.

 

Glória

   O governador Carlos Moisés vai terminar seu mandato muito prosa com algumas conquistas recentes de SC. Uma delas, que será anunciada nos próximos dias, aponta o Estado como o primeiro do Brasil em renda per capita.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?