00:00
21° | Nublado

SC é recordista nacional. E mais!

Porto de Itapoá (Foto: Divulgação Porto de Itapoá) **Clique para ampliar

Publicado em 03/03/2023

Justificativa

   O governador Jorginho Mello tem seus bons argumentos para criar a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, que será comandada pelo ex-prefeito de Imbituba, Beto Martins. Quanto a portos, pelo menos, parece necessária: SC é dono de um recorde nacional, com seis deles em seu litoral. São os de Laguna, Imbituba, Itajai, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá.

 

Fla-Flu

  Saiu mais um índice atualizado Fipezap sobre o preço médio nacional do metro quadrado de novas construções, referente a dezembro de 2022, dando a Balneário Camboriú a liderança. Mas há uma novidade: Itapema, sua vizinha, desbancou Vitória (ES) e agora tem o segundo lugar, com R$ 10.614,00 em janeiro desse ano. A lamentar que enquanto o mercado imobiliário explode, a preocupação com o saneamento, em ambos, está longe de ser uma prioridade em políticas públicas.

 

Uniforme escolar

   O Ministério da Educação pretende tomar uma medida quanto ao uniforme escolar. É bem-vinda, por facilitar a vida das famílias, especialmente as com menos recursos. Ajuda a eliminar as diferenças sociais que o uso de roupas de marca deixa claro. Quem não passou pela traumática experiencia de vergrupinhos isolados da escola comentando negativamente o figurino dos que não ostentam grifes da moda? É uma forma descarada de bullying.  

 

Realismo político

     O governador Jorginho Mello, que na CPI da Covid integrou a feroz tropa de choque em defesa de Bolsonaro, está começando a assimilar melhor uma realidade: no governo Lula, por um bom tempo, será visto e tratado como bolsonarista, com muitos contras e poucos pros. Não tão radical como aqueles vândalos de 8 de janeiro, mas nem tão longe disso. Por enquanto, não quer briga. A conferir.

  

Lei contestada

   O partido Rede Sustentabilidade acionou o Supremo Tribunal Federal contra a lei catarinense 18.330/22, que instituiu a Política Estadual de Transição Energética Justa. Alega que durante seu trâmite na Assembleia Legislativa, o projeto que lhe deu origem recebeu emendas que ampliaram seu objeto, invadindo, parcialmente competência que seria da União.

 

Lei contestada I

   A lei contestada estabelece normas para migração da energia gerada pela matriz fóssil (de carvão, no caso) por outra de fontes renováveis, como a eólica e solar. O partido intuiu que ela, “apesar de prever um suposto plano de transição energética, na realidade revela-se um mecanismo que serve apenas aos interesses econômicos da cadeia produtiva do carvão, visando adiar o inevitável fim da utilização desse combustível fóssil”. Não há referência, na ação, de que o setor envolve 20 mil empregos diretos e indiretos no sul de SC.

 

8 de janeiro

    O deputado federal Jorge Goetten (PL-SC) foi um dos últimos de SC a assinar proposta de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, para apurar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro em Brasília. O governo Lula está fazendo de tudo para barrar a iniciativa, que pode respingar nele, que se acha santo. O Senado também quer uma CPI. O requerimento já tem 39 assinaturas das 27 necessárias. Dos catarinenses assinaram Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif Junior (PL).

 

Filme velho

    Laudelino de Bastos e Silva tomou posse, sexta-feira, como presidente da Casan com a promessa de em quatro anos fazer com que SC avance mais 25% na cobertura de esgoto sanitário, e assim permitir que pelo menos 50% da população tenha acesso aos serviços de coleta e tratamento. Hoje SC amarga nisso, vergonhosamente, as últimas posições entre todas as unidades da federação.

 

Deboche

   Reprovável a ofensa de Bolsonaro, em evento de igreja evangélica em Orlando, nos EUA, na semana passada, dirigida à ex-jogadora de vôlei blumenauense Ana Moser. “A ministra do Esporte é aluna da Dilma”, afirmou, justificando que ouviu-a “falando por estes dias”, o que lhe pareceu como “uma aluna” da ex-presidente.

 

Deboche I

   O ex-presidente certamente ignora que Ana tem certa dificuldade de se expressar, mas que isso nunca a impediu de ser o que foi e é: jogadora brilhante da Seleção Brasileira, dona de uma imensa coleção de medalhas, incluindo a primeira da seleção feminina em Olimpíadas. Talvez não saiba que depois de se aposentar, passou a desenvolver vários projetos sociais para incentivar a prática do esporte entre crianças e adolescentes. 

 

Áreas de risco

    Até janeiro deste ano o Serviço Geológico do Brasil mapeou áreas de risco em 1.632 municípios. Desses 1.575 foram identificados como áreas de risco alto e muito alto. Nesta identificação estão três catarinenses entre os 20 com mais risco: Brusque, 199; Joinville, 140; e Lages, 66.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?