00:00
21° | Nublado

Saiba qual é a duração dos casamentos no Brasil. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 22/11/2023

Casamentos

   Conforme o IBGE, a duração média dos casamentos no Brasil é de 13,8 anos. Os mais duradouros são dos piauienses, de 17,6 anos, e os menos dos acreanos, apenas 10,2 anos. Os casais catarinenses ficam juntos por 15,3 anos, menos que os gaúchos, 16,7 anos, e mais que os paranaenses, 14,6 anos. 

 

Vigilância

   Deve causar muita discussão no Parlamento estadual quando entrar em pauta um projeto que opõe a direita e a esquerda. É da deputada Ana Campagnolo (PL), que assegura aos alunos da rede estadual de ensino pública e privada o direito a gravarem o conteúdo a eles ministrado por professores em sala de aula. Outro projeto dela, pronto para deliberação em plenário, dispõe sobre a  instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula do ensino médio, tanto na rede pública quanto na privada estadual.

 

Pesadelo e morte

   O responsável por este espaço já deixou público que sente-se, não raro, um extraterrestre. Acredita que milhões tem o mesmo sentimento com o que vem ocorrendo com a presença no Brasil da cantora Taylor Swuif, cujos shows têm sido um teste de sobrevivência, levando “fãs” a acampar por meses na entrada do estádio, desembolsar no mínimo  R$ 500 para o ingresso, pagar R$ 8 por uma garrafinha de 500 ml de água e sobreviver diante de uma sensação térmica de 60 graus por causa de tapumes que impediam a circulação do ar e, assim, na visão gananciosa dos promotores, evitar que pessoas que não compraram o ingresso ouvissem o show do lado de fora. Crueldade pura.  O que era sonho se transformou em pesadelo e até morte.

 

Tontura

  O coitado do eleitor fica tonto com o que a política proporciona de surpreendente, como é o caso da exoneração, pelo governador Jorginho Mello, de quatro secretários de Estado, sexta-feira, que voltam hoje. Envolvem os federais Carmen Zanotto e Ricardo Guidi e os estaduais Estêner Soratto e Jerry Comper. Esse tempinho de liberação foi para permitir, como titulares, apresentarem suas emendas parlamentares nos orçamentos federal e estadual.

 

Descrédito 1

  Saiu ontem mais uma pesquisa nacional, desta vez da consultoria Quaest, sobre a credibilidade do Supremo Tribunal Federal. Em fevereiro passado, apenas 23% dos brasileiros tinham uma imagem positiva da instituição, e agora humilhantes 17%. Não há um recorte por região, mas é perceptível que entre os catarinenses parece ainda mais negativa.

 

Descrédito 2

   Enquanto isso, no Senado, sob relatoria de Esperidião Amin (PP-SC), passou pela quinta e última sessão de discussão no plenário, ontem, a proposta de emenda à Constituição que limita decisões monocráticas de ministros “supremos”,  aquelas proferidas por apenas um magistrado e com poderes totais.

 

Ofensiva

    O empresário brusquense Luciano Hang, depois de uma trégua na mídia, está voltando para dizer que quem o ofendeu nas redes sociais sofrerá consequências. Começaram a tramitar na Justiça de SC ações dele contra as plataformas Facebook e Twitter, de quem exige a entrega de informações sobre os autores de perfis falsos que denegriram sua imagem nos últimos anos.

 

Produtividade

   A deputada Vanessa da Rosa (PT) encerrou segunda-feira seu período de suplência na Assembleia Legislativa com uma produtividade exemplar. Em 30 dias deixou cinco projetos de lei tramitando. Um deles institui a data de 20 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Negra, e torna oficialmente reconhecida como feriado em SC. As entidades produtivas fazem lobby contrário, alegando que já há um excesso de feriados.  

 

Inclusão

   Atendendo a uma solicitação do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, a Escola Superior do Ministério Público de SC  reservará 20% das vagas em seus cursos preparatórios a bolsas integrais para pessoas negras e com deficiência. As tratativas aconteceram segunda-feira, Dia da Consciência Negra. Que prosperem iniciativas dessa importância.

 

Baleia importunada

   O senador Jorge Seif (PL-SC) foi à tribuna bater no Ministério Público Federal que vai acompanhar  inquérito instaurado pela Polícia Federal para saber se Bolsonaro importunou uma baleia jubarte enquanto pilotava um jet ski no litoral paulista, no último feriado de Corpus Christi. Disse "não acreditar" e que tem vontade de gargalhar diante do fato. Os brasileiros que pagam impostos também. Ridículo.  

 

Cotas para negros

   Bandeira lulista (e todo mérito por isso), as cotas raciais nos concursos para entrada no serviço público avançam em ritmo  bem mais devagar nos âmbitos estadual e municipal. Atualmente, apenas sete Estados e o Distrito Federal tem tal ação afirmativa. Na lista não está SC.

 

Escuridão

  O deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) é um dos três autores de requerimento protocolado na Câmara, sexta-feira, pedindo que o sinistroso Marcio Pochmann, presidente do IBGE, esclareça sua intenção de “alterar” o modo como o órgão divulga as estatísticas que elabora. O IBGE sempre foi independente e confiável. Mas parece que isso incomoda muito. Sabe-se lá com que intenções. Boas que não.

 

Intimada

     Bolsonarista extremada, a deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) que postou em rede social uma foto com metralhadora fazendo referência a Lula, foi intimada pelo “supremo” André Mendonça, caso queira, a prestar esclarecimento sobre o fato. Nada demais se na foto não mostrasse uma mão – a do presidente da República, quis insinuar - com quatro dedos e baleada. A intimação decorre de apresentação de notícia-crime ao STF pelos deputados petistas Alencar Santana e Zeca Dirceu.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?