00:00
21° | Nublado

Atualização: Liminar foi revogada. Votação acontece ainda hoje

Os 70 participantes da sessão prevista para hoje, ainda terão que ser notificados. (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 24/04/2023

Na tarde desta segunda-feira, 24, a liminar que suspendia a segunda votação do Plano Diretor de Florianópolis foi revogada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina. Em decisão, a Juíza Cleni Serley Rauen Vieira entendeu que não há irregularidades no processo de construção e votação da revisão do Plano Diretor.

Em postagem em seu perfil do instagram nesse domingo, 23, o vereador Afrânio Boppré (PSOL) anunciou que a votação havia sido suspensa por determinação do juiz Rafael Germer Conte, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). De acordo com ele, a decisão em que se baseava a liminar atendeu a uma ação da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (UFECO), onde o juiz determinou uma multa de R$100.000,00 em caso de desrespeito à decisão. O motivo, segundo Boppré, foi a irregular adoção de caráter deliberativo do Conselho da Cidade.   

Em nota emitida na tarde desta segunda-feira, a Prefeitura de Florianópolis (PMF), disse que recorreu à decisão ainda nesse domingo e salientou "que a própria manifestação do Ministério Público de SC já indicava que não havia motivos para a suspensão da votação, já que todo o processo foi acompanhado pelo órgão". 

O que propõe a revisão

O projeto de Lei Complementar (PLC) 1911/2022 que trata da  revisão do Plano Diretor de Florianópolis e que altera a Lei Complementar n. 482, de 2014, estava previsto para voltar à pauta do Legislativo da capital para a segunda votação, após interstício de 30 dias. Ele propõe um avanço na simplificação das normas, favorecimento às atividades, o desenvolvimento adequado dos bairros, a previsão de planos distritais, delimitação de áreas de desenvolvimento incentivado, promoção dos parcelamentos regulares e incentivos e compensações para investimentos em habitação social. 

Caso aprovado será possível atualizar a legislação de acordo com as necessidades atuais da população, levando em consideração as carências e potencialidades de cada distrito e melhorando o serviço público prestado ao cidadão.

Novo binário do Pantanal e Carvoeira começou a funcionar nesta sexta

 

Os 10 pilares

No seu estudo global o projeto de Lei Complementar apresenta dez pilares fundamentais para que a cidade cresça ordenadamente e se desenvolva: Garantir a efetivação dos objetivos e diretrizes do Plano Diretor; Fortalecer o planejamento e a gestão territorial; Promover bairros e cidade mais eficientes; inteligentes e sustentáveis; Conservar as áreas de preservação permanente; Criar as condições para uma mobilidade sustentável; Favorecer a Moradia de interesse social; Garantia a segurança jurídica e o equilíbrio econômico e valorização da arquitetura sustentável e de qualidade.

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br