00:00
21° | Nublado

Protocolo ianque em escolas de SC. E mais!

Foto: PMSC/Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 10/05/2023

Protocolo ianque

    A Policia Militar de SC, que tem oito programas preventivos de combate à violência, buscou recentemente nos Estados Unidos um protocolo de ações para coibir ataques no ambiente escolar, chamado Atirador Ativo. Silenciosamente, já capacitou 7 mil servidores educacionais. Como complementação, a PM também prevê a instalação de botões de pânico nas unidades.

 

Educador social

   No momento em que tanto se discute a segurança nas escolas, uma lei municipal aprovada em Tubarão, que cria o cargo de educador social (250, no total, para jornada de 40, 30 e 20 horas de carga horária semanal), é motivo de reclamação de professores no Ministério Público de SC. Os contratados teriam que ter formação superior em pedagogia, psicologia ou assistência social.

 

Faculdade gratuita

  Chega hoje na Assembleia Legislativa o mais que esperado projeto do Executivo propondo ensino superior para alguns milhares de universitários de SC, o Faculdade Gratuita. Tudo sob certo nervosismo e ansiedade do governador Jorginho Mello que, reconheça-se, tanto tem se dedicado à nobre causa. É que na apresentação do projeto aos deputados, semana passada, na Casa d´Agronômica, só compareceram 20 dos 40 convidados.

 

Alianças

   Novas nomeações mostram um propósito: a busca da necessária proximidade do governador com os partidos e ter base mais sólida para a governabilidade. Assim se explica a nomeação do ex-deputado federal Mauro Mariani (MDB), como representante de SC no BRDE, substituindo o ex-governador Eduardo Pinho Moreira, e do ex-estadual Kennedy Nunes (PTB), guindado para o comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC).

 

Incêndio

    O primeiro capítulo da nova novela das nove da noite da Globo, “Terra e Paixão”, que estreou anteontem, está provocando incêndios. Nomes fortes do agronegócio, inclusive de SC, compartilharam vídeo da deputada federal Magda Mofatto, do PL de Goiás, empresária e agropecuarista, propondo um boicote aos produtos dos patrocinadores do folhetim. O motivo: ele estaria criminalizando a agropecuária.

 

Relaxamento

    Espanta como a maioria da população é relaxada com sua saúde. Com a mobilização do dia D de vacinação conta a gripe influenza, sábado, chegou-se a 666.012 doses aplicadas em SC, o que corresponde a uma cobertura vacinal de apenas 25,92%, valor bem abaixo da meta, que é de 90%. No Estado o público-alvo da campanha é de 2.887.025 milhões de pessoas.

 

Desfaçatez solidária....

    Raros analistas políticos se antenaram na existência de uma inusitada união solidária na desfaçatez de petistas e bolsonaristas que são totalmente favoráveis a uma cínica proposta de emenda constitucional de anistia partidos que burlaram as regras do fundo eleitoral para mulheres e negros. Pela lei, 30% dos recursos dos fundos partidário e eleitoral deveriam ter sido destinados à candidatura de mulheres e 5% a programas de promoção e difusão da participação feminina na política.

 

... e mandato cassado 

    No preenchimento da cota feminina, não faltaram fraudes. Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Egídio Beckhauser (Republicanos), ex-presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, por ter participado da candidatura fraudulenta de duas mulheres, que receberam cinco e sete votos.

 

Revoada

   O ex-modelo, ambientalista e ator Victor Fasano ficou tão maravilhado com a revoada diária de cerca de 20 mil papagaios-charão vindos do Rio Grande do Sul em busca da semente de araucária em Urupema, que todo ano acontece no começo do outono,  que dias atrás foi à cidade conferi-la presencialmente. Gravou um vídeo e o postou nas redes sociais, com milhares de curtidas e visualizações.

 

A ver

    As duas deputadas federais de SC – Caroline de Toni e Júlia Zanatta, ambas do PL – justificaram seu voto contra o projeto que institui a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função com o argumento de que poderia desestimular a contratação de mulheres ou mesmo a redução do salário dos homens. A ver.

 

No vermelho 1

    Em março, na média nacional, 43,43% da população com mais de 18 anos de idade tinha deixado de pagar dívidas. É a marca recorde da série iniciada em novembro de 2016 pela Serasa, empresa especializada em informações financeiras. Em números: naquele mes 70,71 milhões de inadimplentes deviam, em média, R$ 4.731. As pendências com bancos, cartões de crédito, lojas, financeiras e também contas de água, luz e serviços de comunicação, somavam R$ 334,5 bilhões.

 

No vermelho 2

   Nesse cenário tão preocupante, os catarinenses se destacam  mais uma vez, de forma positiva. A fatia de inadimplentes no total da população adulta em março passado era, aqui, de 36,75%, a segunda mais baixa dentre os 27 Estados e o Distrito Federal, só abaixo dos piauienses (36,67%). Na liderança entre os inadimplentes estavam os cariocas e fluminenses, com 56,85% de sua população adulta negativada.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?