00:00
21° | Nublado

Raul Sartori e o mix de notícias políticas de SC 21/02

O racismo no futebol, visto pelo chargista Ed Carlos****CLIQE PRA AMPLIAR

Publicado em 21/02/2024

Farra do boi

  Os tempos de Quaresma em SC são também da famigerada farra do boi que, infelizmente, ainda acontece. Um dos primeiros registros do ano é do último final de semana, no bairro Vila Nova, em Porto Belo. O animal encontrado; contudo, os farristas se embrearam na mata densa e se evadiram antes da chegada da polícia. É quase sempre assim. E ficam impunes.

  

Homônimo

   Nossa Justiça tem lá suas mazelas. A União deverá pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um eleitor de Canelinha, no Vale do Rio Tijucas, que não pôde votar nas eleições de 2022 porque seus direitos políticos tinham sido suspensos em função de condenação criminal de pessoa com o mesmo nome. O eleitor catarinense foi confundido com um homônimo condenado pela Justiça de São Paulo, que, além de nome igual, tinha os mesmos mês e ano de nascimento. O lançamento indevido aconteceu no âmbito da Justiça Eleitoral em SC, após a comunicação da condenação pelo Judiciário paulista.

 

Anti-racismo

  Está em vigor uma nova lei estadual. É a 18.860, que institui o Dia Estadual de Combate ao Racismo no Esporte, a ser celebrado, anualmente, no dia 21 de maio. A data homenageia o jogador Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid (Espanha) e da Seleção Brasileira,  vítima de ataques racistas em uma partida da sua equipe contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol.  O caso, que repercutiu mundialmente, foi protagonizado por vários torcedores que estavam presentes no estádio, e de forma coletiva, proferiram xingamentos ao atleta.

 

Referência

  Idealizada na comarca de Lages, a prática da ressocialização de mais de 300 presos por meio do trabalho na fruticultura, teve a efetividade reconhecida e, agora, é destacada como referência para outros Estados pelo Prêmio Innovare, onde recebeu inscrição para concorrer.  Este prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

 

Inconsequente

   O ministro do supremo Dias Toffoli não é só lamentável, como sem noção correta das consequências de seus assustadores atos. Não se deu conta de que ao questionar a ONG Transparência Internacional, que o criticou pelas suas decisões absurdas a favor dos corruptos, aumenta ainda mais, mundo afora e internamente, a percepção da nossa terrível corrupção.

 

Meme

  Observação, que causa risadas nos internautas pelo oportunismo que encerra, compartilhada aos milhares nas últimas horas nas redes sociais: “Hoje fui ao supermercado e me assustei com o preço do azeite. Talvez seja porque agora as oliveiras estão dando uvas”. Lula seria um poeta se fechasse um pouco aquela matraca. Nisso está fadado a ganhar de Bolsonaro, que parecia não ter concorrentes à sua altura.   

 

Eu ordeno 1

   Ao decidir que faz restrições à aliança eleitoral do seu PL com o PSD de Gilberto Kassab, Bolsonaro cria conflitos em pelo menos sete cidades de SC quanto às eleições para prefeito. Começando por Florianópolis, onde Topázio Neto assumiu a prefeitura em março de 2022, após o prefeito Gean Loureiro (União) renunciar para concorrer a governador. Topázio chegou a gravar vídeos em apoio a Bolsonaro e declarou apoio à reeleição do ex-presidente.

 

Eu ordeno 2

   A ordem também cria impasse em Chapecó, onde o bolsonarista João Rodrigues (PSD) concorrerá à reeleição. Diante disso o nome da deputada federal Caroline de Toni (PL) chegou a ser posto; ela, porém, demonstra que não tem interesse, por enquanto. Em Criciúma, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) não descarta a possibilidade de o partido apoiar o secretário municipal Arleu da Silveira (PSD), que será indicado pelo atual prefeito, Clesio Salvaro, para a sucessão. Em Herval d’Oeste e Joaçaba,o vice-prefeito Jair da Rosa e o vereador Juliano Pedrini, respectivamente, irão disputar o pleito com a benção do PL. São do PSD.

 

Eu ordeno 3

   Outro município onde a decisão de Bolsonaro incomoda em SC é São José. O prefeito Orvino de Ávila (PSD) será candidato e a ex-prefeita Adeliana dal Pont pode concorrer pelo PL. Um terceiro nome cotado é o do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques. Preso desde agosto do ano passado, ele é acusado de ter usado a máquina pública para interferir no processo eleitoral de 2022. Caso consiga disputar, Bolsonaro vai apoiá-lo.

 

Sem restrições

   O Supremo Tribunal Federal afastou limitação de vagas para mulheres em concursos da Polícia Militar do Amazonas e Ceará. A decisão é agora clara: não se pode estabelecer percentuais ou limites de vagas por sexo. O STF tem ainda para julgar 14 outras ações diretas de inconstitucionalidade contra leis estaduais que estabelecem percentuais para o ingresso de mulheres na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros por concurso público. Uma é de SC.

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?