00:00
21° | Nublado

RAUL SARTORI - 2ª QUINZENA DE SETEMBRO

Foto: Reprodução

Publicado em 18/09/2015

Urnas 2016

Menos de uma semana depois do marido e deputado federal  Esperidião Amin, reassumir o comando do PP, saiu uma pesquisa de intenção de votos em Florianópolis. Se a eleição fosse hoje, a ex-prefeita Ângela Amin venceria, com 23,2%, contra 19,8% do atual prefeito, Cesar Sousa Junior (PSD), 17,3% do deputado estadual Gean Loureiro (PMDB), e 10,6% da  deputada estadual Ângela Albino (PCdoB).

Babilônia

Noticia que exemplifica o quanto a Justiça pode ser cega, em muitos sentidos: o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) anulou sentença de primeira instância que tinha considerado lícita a demarcação da terra indígena no Morro dos Cavalos, em Palhoça. Por unanimidade, reconheceu a “incompetência absoluta da Justiça Federal para processar e julgar a causa”. Por isso anulou a sentença e determinou  a remessa dos autos ao Supremo Tribunal Federal.

Logística do sangue

Como as coisas, que poderiam ser muito simples, acabam complicadas e comprometidas: o Hemosc, de serviços reconhecidamente extraordinários, está lutando há tempos para conseguir um novo ônibus adaptado para a coleta de sangue. Resolveria muito, e sua direção diz que não precisaria, talvez nunca, ter que aumentar o número de hemocentros (nove) existentes atualmente.   

Pátria educadora?

Apoiada pela Udesc, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) lançou um manifesto nacional em defesa do ensino à distância. É uma reação ao contingenciamento de recursos promovido pelo governo federal que impactou várias áreas da educação, inclusive na modalidade à distância. Desde 1999, a Udesc oferece o curso de Pedagogia à Distância,  de forma pioneira no País. Formou cerca de 15 mil alunos na década passada, dos quais 12 mil em SC e 3 mil no Maranhão e no Amapá.

Única

A blogueira Sonia Racy, do “Estadão”, conta que os empreiteiros são unânimes em afirmar que a única obra do governo Dilma relacionada à infraestrutura que ainda pode sair do papel em 2015 é a Rodovia do Frango, entre Paraná e SC.  Já aprovado pelo TCU, o edital deve ser publicado nos próximos dias.

 Presente de aniversário

O melhor presente que o ministro do Trabalho, Maneca Dias, poderia ter  recebido no seu aniversário, no último dia 13 de agosto, seria uma bola de cristal... quebrada. Daquelas que permitem não acertar nenhuma previsão futura de emprego. 

Mulher x mulher

A bancada feminina na Assembleia Legislativa formou um bloco contrário ao projeto do Executivo que transfere as coordenadorias estaduais da Mulher, de Igualdade Racial, do Idoso e da Juventude da Casa Civil para a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, comandada pela deputada estadual licenciada Ângela Albino. Não se trata de briga feminina. As deputadas acham que a transferência diminui a importância das coordenadorias e limita as ações pelos direitos femininos no Estado. É, pode ser.

Dilma em Floripa

O blogueiro Cláudio Humberto informa que em Florianópolis, uma pesquisa do Instituto Paraná mostra que a rejeição à presidente Dilma é pior entre os eleitores com ensino fundamental (81,9%), quando comparado aos eleitores com ensino superior (80%).

Desaparecidos

No relatório da Comissão da Verdade de SC sobre os crimes da ditadura no Estado, entregue ao governador Raimundo Colombo e ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Scheffer Martins, consta que 10 catarinenses foram assassinados, dos quais três continuam desaparecidos: o então deputado estadual Paulo Stuart Wright, natural de Herval d'Oeste;  o universitário João Batista Rita, de Criciúma;  e o marinheiro Divo Fernandes d'Oliveira, de Tubarão.  O relatório aponta ainda que 702 pessoas foram detidas pela ditadura militar em território catarinense.  

Bauer pede

A quebra de sigilo fiscal e bancário do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, foi pedida pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC). O vice-presidente da CPI do Futebol, diz que o simples fato de Marin estar preso na Suíça após investigação do FBI é mais um motivo que exige tal atitude por parte da CPI. O requerimento assinado por Bauer deverá ser votado na próxima semana.

Banânia

Na República da Banânia, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que as contribuições PIS/Pasep e Cofins devem incidir sobre a importação de três girafas trazidas ao Brasil pelo zoológico de Pomerode, permutadas por 32 aves brasileiras. O zoo é de caráter filantrópico, sem fins lucrativos.

Com grife

A vinícola Pericó, de São Joaquim, lança no mercado consumidor, até o final do ano, o espumante Scarpa, com o brasão da quatrocentona família paulistana na embalagem.

Aclimatação

Várias seleções nacionais de natação vislumbraram a possibilidade de realizar suas aclimatações para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, na Unisul. A Holanda já havia confirmado. Semana passada, dirigentes alemães estiveram na instituição e confirmaram seus treinos no magnífico complexo aquático, em Palhoça.

Túnel do tempo

Do ex-senador Jaison Tupy Barreto: “O presidente Getúlio Vargas, na data de 24 de agosto de 1954, em crise política de dimensão extrema, atingido em sua honra, preferiu a morte. Um auxiliar seu, Tenente Gregório, era culpado. Esse pessoal de agora, cercado de ladrões, parece que não entende de dignidade”.

Contradição

Quem não fica confuso? Foi lançada pelo governo do Estado uma oportuna campanha visando conscientizar a sociedade catarinense para os perigos decorrentes do uso de entorpecentes. Enquanto isso há tratativas no Congresso Nacional e nos tribunais superiores para liberar a maconha. Um dado que merece reflexão: dos 18 mil detentos do Estado, 70% estiveram envolvidos com drogas.

Para ser banida

O plenário do Legislativo estadual deve votar nos próximos dias projeto que proíbe o uso da frase "não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo", ou algo parecido, em placas informativas, tíquetes, bilhetes ou cupons, em estacionamentos públicos e privados de SC. 

Boa ideia

Certamente ganhará apoio popular o vereador ou prefeito que propor projeto e viabilizar a criação de cemitérios públicos exclusivos para animais domésticos. Quem verdadeiramente gosta de animais se preocupa com a morte deles e busca um local onde velar sua dor e sua memória.

Extorsão

Assemelha-se a uma extorsão o que secretários estaduais de Fazenda de todo país estão planejando. Querem  aumentar os impostos para enfrentar a falta de recursos de custeio das obesas máquinas administrativas. Além do ICMS, outro cobiçado alvo é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI),  incidente sobre bens de herança, que é de 4% na maioria dos Estados (em SC é 8%). Eles querem 20%. São poucas as famílias que tem em poupança 20% do valor do imóvel para pagar o tributo.  Se passar, se verá milhares de casos em que famílias terão que vender  imóveis na eventual morte de um dos proprietários, para cumprir a obrigação com a Fazenda estadual.  

Participação societária

As estatais brasileiras têm participação societária em pelo menos 234 empresas privadas e nelas injetam recursos públicos sem fiscalização pelos órgãos de controle, conforme levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) publicado ontem pelo jornal “O Globo”. Entre elas está a Eletrosul, sediada em Florianópolis, que tem participação em nove empresas, algumas com até 49% das ações. Não há irregularidade nisso. O problema é que elas são contratadas sem licitação. E aí...  

Fora das ruas

Há um início de movimentação entre o Legislativo estadual e entidades da sociedade organizada para se começar a discutir uma legislação visando proibir  o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos de SC, como já existe, há décadas, em inúmeros países.

Descontrole  interno

Na busca de dados para montar um programa, lançado  semana passada, visando diagnosticar a situação atual e reforçar as estruturas de controle interno nas prefeituras municipais de SC, para prevenir ilícitos administrativos e combater a corrupção com maior eficiência, o MP-SC divulgou diagnóstico da Controladoria-Geral da União (CGU), informando que 81% delas possuem apenas uma pessoa na controladoria, 77% não tem corregedoria, 73% não têm ouvidoria e, entre 2013 e 2014, 95% dos municípios tiveram no máximo cinco denúncias apuradas. Socorro! 

Onda positiva

Imediatamente depois de Nova Veneza, as prefeituras de Braço do Norte, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, no sul de SC, também decidiram tomar medidas para redução de gastos. 

Firulas da lei

Um mecânico montador que faltou pela nona vez em apenas um mês, sem apresentar justificativa, conseguiu reverter a demissão por justa causa. Como a empresa, em um primeiro momento, advertiu-o oficialmente, para só demiti-lo por justa causa no dia seguinte, o Tribunal Superior do Trabalho concluiu que houve dupla penalização, o que causou a anulação da justa causa. O caso aconteceu em Joinville.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?