00:00
21° | Nublado

Quem tem câncer tem pressa. E mais!

Pacientes de SC realizam tratamento contra o câncer no Cepon (Foto: Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 12/05/2023

Lei dos 60 dias

   Autora da lei quando deputada federal, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, comemora. Neste mês a chamada Lei dos 60 dias – prazo máximo para qualquer paciente com diagnóstico positivo de câncer iniciar o tratamento – completa 10 anos. Desde então 6.486 pacientes passaram por cirurgias em SC. Atualmente a fila de pacientes oncológicos que aguardam e que deram entrada antes de 30 de janeiro soma 762 pessoas, dentre elas 13 crianças. Muito bom, mesmo porque quem tem câncer tem pressa.

 

Única dama

   É motivo de muita polêmica na mídia a cobrança da atual primeira-dama do país, Janja, que quer um cargo para ela no governo. Quer poder, afinal. Aliás, primeira-dama mesmo foi Ruth Cardoso, fazendo aquilo que competia a ela, sem nenhum cargo e salário. A única dama na completa acepção da palavra.

 

Ameaças às escolas

   Apesar de todo o monitoramento sobre as redes socais que passou a existir desde o ataque à creche de Blumenau, a Polícia Militar de SC teve elementos para fazer até agora 120 investigações de possíveis ameaças à escolas, das quais 62  resultaram em conduções à delegacia e 41 mandados de busca e a apreensão de 27 adolescentes.

 

Voz na CPI

   Os blocos parlamentares no Congresso Nacional já estão indicando nomes para compor a CPI que vai apurar a atuação das ONGs na Amazônia. No Senado, o PL indicou Zequinha Marinho (PL-PA) e Jaime Bagattoli (PL-RO), que é catarinense nascido em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí. Tem 61 anos, é empresário do agronegócio e mora em Vilhena (RO).

 

Desatenção

   Fala-se tanto em drogas e sua prevenção, mas em SC o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen)  tem apenas um solitário e esforçado servidor para analisar 107 complexos processos de credenciamento de comunidades terapêuticas.
 

Lugar errado

  Causou perplexidade a morte de uma adolescente de 16 anos em frente a uma casa noturna de Criciúma na madrugada de sexta-feira. Perguntas que não querem calar: ela não tinha pais ou responsáveis para impedir que estivesse em lugar tão impróprio naquele horário? A casa noturna permitiu sua entrada, mesmo com tal idade, acompanhada ou não?

 

Igualdade salarial 

    Não foi apenas Gilson Marques (Novo-SC) que votou contra (foram 36 diante de 325 a favor), quinta-feira, no projeto de lei enviado pelo governo Lula que cria medidas para tentar garantir a igualdade salarial entre mulheres e homens na realização de trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. As deputadas federais catarinenses Caroline de Toni e Júlia Zanatta, ambas do PL, também foram contrárias.



“Hermanos”

   Nas várias rodas de argentinos – muitos deles já moradores e outros passando férias – que se formam todo dia ao longo da Avenida Atlântica, em Balneário  Camboriú, Lula virou um queridinho, depois que recebeu o presidente do seu país, Alberto Fernández, de pires na mão, pedindo água para a combalida economia.

 

40 mil

   O grupo Weg, de Jaraguá do Sul, acaba de atingir a marca de 40 mil colaboradores nos 40  países onde tem empresas ou filiais. Em 2022 registrou lucro líquido de R$ 4,2 bilhões. Distribuiu 12% entre os funcionários.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?