00:00
21° | Nublado

Proibição do Halloween em escolas de SC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 10/11/2023

Proibido proibir

    O Legislativo estadual começa a discutir um projeto de lei que proíbe a celebração do Halloween (dia das bruxas) nas escolas públicas do Estado. Colonialismo cultural à parte, parece exagero. Se for uma ação complementar de aulas ou cursos de inglês, nada demais. No caso de proibição, que tal, também, banir Papai Noel entre nós?

 

Sinal Vermelho

   A linda campanha Sinal Vermelho, de auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, pela qual elas podem pedir socorro riscando um “X” na palma da mão, e apresentá-lo em locais públicos ou estabelecimentos comerciais, permitindo aos atendentes treinados identificar a situação e acionar a Polícia Militar, chegou esta semana às comarcas de Chapecó, Joaçaba e Lages.

 

Cívico-familiar

    Mesmo com a decisão de Lula acabar com o programa de escolas cívico-militares, o governador Jorginho Mello quer manter o modelo em SC. Em projeto que encaminhará para o Legislativo, sem mudar a metodologia, proporá uma alteração na nomenclatura, de cívico-militar para cívico-familiar. Hoje em SC a rede estadual conta com nove escolas cívico-militares, com mais de 5 mil alunos atendidos.

 

Violência

   A Operação Virtude, realizada em outubro em SC, de combate à violência aos idosos, alcançou 3,5 mil pessoas em trabalhos educativos em 174 municípios, com participação de 1,7 mil policiais e bombeiros. Uma novidade: houve 34 prisões, além de 185 inquéritos policiais concluídos e remetidos com autoria e materialidade, dentre outros.

 

Direto ao ponto 1

  Não há como discordar da dura crítica que o deputado estadual catarinense Sérgio Guimarães fez em debate na Hemp Fair, a maior feira de cannabis medicinal das Américas, em São Paulo, ao expor a imensa hipocrisia das nossas autoridades sobre o assunto. Realmente não há como aceitar o País permitir a venda de canabidiol importado para tratar diversas doenças, mas não autorizar a comercialização do que é produzido em território nacional. Aquele custa R$ 3 mil, enquanto o similar nacional, absolutamente igual, fica por R$ 200, mas infestado de restrições.

 

Direto ao ponto 2

    Em SC há pelo menos 10 associações lutando contra as restrições para trabalhar e fornecer o medicamento aos cerca de 15 mil pacientes no Estado. Funcionam respaldadas por liminar judicial.

 

Segurança nas escolas

    O governo de SC e dos Estados Unidos, via embaixada no Brasil, estão se acertando no compartilhamento de informações e iniciativas para segurança escolar. Se quer, aqui, copiar iniciativas que tiveram êxito lá. O modelo deles tem mais de 60 anos e se tornou mais conhecido depois do massacre da escola Columbine, em 1999. Desde então uma das prioridades no investimento é em programas de policiamento escolar.

 

PMA empoderada

    O Tribunal de Justiça de SC, por unanimidade, declarou  inconstitucionais artigos do Código Estadual do Meio Ambiente e, assim, devolve à Polícia Militar Ambiental a atribuição para a lavratura de autos de infração e para a tomada de medidas preventivas, como embargos.  Cabe recurso.

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?