00:00
21° | Nublado

Proibição do celular nas escolas de SC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 15/12/2023

Celular proibido 1

    Tem sido notícia nacional nas últimas horas decisão da prefeitura do Rio de Janeiro que vai fazer uma consulta popular pare decidir se proíbe ou não o uso de celular por alunos em suas escolas a partir de 2024. O que poucos sabem é que SC está anos-luz à frente no assunto. Tal vedação existe deste janeiro de 2008, pela lei estadual 14.363, sancionada pelo então governador Luiz Henrique da Silveira.

 

Celular proibido 2

    A lei, contudo, precisa ser aprimorada. Há um movimento para que se proíba aos estudantes de terem acesso aos aparelhos durante todo o horário escolar. Hoje ainda é liberado antes do início das aulas e nos intervalos. Outros querem que os aparelhos nem entrem nas escolas.

 

Identidade

    Com 700 servidores multidisciplinares e presente em 30 unidades do Estado, a Polícia Cientifica de SC comemora. O Estado acaba de alcançar o primeiro lugar nacional em emissões de carteira de identidade entre todos os Estados. Foram mais de 600 mil nos últimos seis meses e 70% confeccionadas com o novo modelo, que disponibiliza a versão digital.

 

Milei e SC

  O governador Jorginho Mello foi o único governador brasileiro recebido pelo novo presidente da Argentina, Javier Milei, na véspera da posse, sábado, em Buenos Aires, quando entregou uma placa com a inscrição: “Javier Milei: também eleito presidente de Canasvieiras”, em alusão ao fato do balneário florianopolitano e a Ilha de SC receber em todo verão milhares de argentinos. A propósito: Milei afirmou, felicíssimo, que tem ótimas lembranças porque conhece e já esteve em Canasvieiras. Detalhes: o novo presidente argentino recebeu o governador de forma exclusiva; a Argentina é o único país que faz fronteira com SC; e Jorginho fez a viagem com recursos próprios, sem dinheiro público.

 

Turista inseguro

    Os cônsules da Argentina e do Uruguai em Florianópolis expuseram a autoridades de SC as dificuldades que os turistas dos dois países enfrentam em território catarinense. Não é o assédio de pedintes e ambulantes, a exploração em bares, restaurantes, estacionamentos, borracharias, oficinas mecânicas, etc. O que eles tem medo mesmo é dos furtos e dos arrombamentos de seus veículos.

 

Coisas do poder

  O escorregadio e inconfiável presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, comunicou a alguns “supremos” que a Proposta de Emenda Constitucional, já aprovada no Senado, que limitou as decisões monocráticas,  só será encaminhada em 2024 à mais importante comissão da Casa, a de Constituição e Justiça.

 

Porre

    Saiu uma lista das 10 piores bebidas brasileiras, eleitas a partir de levantamento da enciclopédia da gastronomia TasteAtlas, com 7.014 avaliações. Foram escolhidas sete: quentão, caipiroska, caju amigo, tucupi, cajuína, cachaça e catuaba.  Esta última, a pior, é feita a partir de vinho tinto, infundida com guaraná e catuaba, uma planta brasileira frequentemente reverenciada por suas propriedades afrodisíacas.

 

Corrupção 1

    Essa praga que se chama corrupção foi e está sendo combatida em SC neste ano. A Polícia Civil intensificou ações em todo o Estado, fazendo 23 operações em 28 municípios, com 21 prisões nos 11 primeiros meses do ano. Cinco agentes públicos foram afastados dos cargos. Foram cumpridos 172 mandados de busca e apreensão, 115 pessoas indiciadas, sete veículos e dois imóveis sequestrados e 778 medidas cautelares cumpridas.  A PCSC recebe denúncia por meio do whatsapp, pelo número 181; pelo site pc.sc.gov.br ou em até mesmo conversas nas delegacias de polícia.

 

Corrupção 2

  Noutra frente de combate está o Ministério Público de SC, com seus grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Anticorrupção, que realizaram 18 operações específicas, cumprindo 47 mandados de prisão e 380 mandados de busca. Neste ano, até agora, foram 517 ações - 274 na área cível e 243 na área criminal. Todas em defesa do patrimônio público em diversas frentes: dano ao erário, enriquecimento ilícito, corrupção passiva, peculato, prevaricação, concussão, entre outros.

 

Pobreza extrema

    O IBGE acaba de divulgar que SC tem o menor percentual de pessoas em pobreza extrema no Brasil, com apenas 1,8% da população nesta faixa. Esse percentual representa cerca de 136 mil pessoas. Vive em extrema pobreza que tem ou recebe US$ 2,15 por dia  (cerca de R$ 11), conforme parâmetro definido pelo Banco Mundial.

 

Bola ao cesto

   A Federação Catarinense de Basquetebol está conseguindo a simpatia de vários deputados estaduais para que, via projetos, se expanda a prática do esporte na modalidade 5x5 e 3x3 nas escolas publicas.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?