00:00
21° | Nublado

Prefeitura mobiliza quase 300 pessoas para atender eventos durante final de semana
Serviços de limpeza, coleta e manutenção no Monte Cristo, Desfile Cívico e Parada da Diversidade_

Agilidade na limpeza de casas e ruas foi fundamental para recuperação da auto estima dos atingidos pela água do rompimento do reservatório da CASAN (foto: Adriana Baldissarelli/PMF)

Publicado em 08/09/2023

Os serviços de limpeza pública e manutenção urbana da Prefeitura de Florianópolis vivem situação atípica neste final de semana estendido. Além de dois eventos programados, informa o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana e presidente da Comcap, *João da Luz*, as equipes estão em operação de pronta resposta ao desastre com reservatório de água na comunidade do Sapé, no bairro Monte Cristo. 

Desde quarta-feira (6), foi mobilizado contingente de até 200 pessoas no Monte Cristo, 15 operacionais deram conta da limpeza no Desfile Cívico na Beira-mar Continental e outras 50 pessoas vão trabalhar este domingo na Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis 2023.

Em reuniões táticas pelo WhatsApp com os setores de limpeza, manutenção, coleta, eventos, defesa civil e gabinete do prefeito, as ações tem sido planejadas, checadas e corrigidas em tempo real. 

“Estamos de fato em toda cidade, o tempo todo, cuidando de Floripa para as pessoas. Nosso olhar é atento, podíamos apenas limpar ou remover os escombros nas ruas do Sapé, mas vamos lá e lavamos as ruas com essência de cheiro. Vamos lá e entramos nas casas para, com muita tristeza, ajudar os moradores a remover o que perderam”, comenta *João da Luz*. 

Também neste domingo, na parada da diversidade, as equipes da Comcap não vão apenas juntar lixo, vão comparecer com serviços de limpeza e coleta orientados para reduzir a geração de resíduos.

*Parada da Diversidade lixo zero*

Por meio das secretarias de Limpeza e Manutenção Urbana e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as equipes de Coleta e Limpeza Pública da Comcap vão atuar de forma integrada na Parada LGBTI+ de Florianópolis. Como ocorreu de forma experimental no desfile do Berbigão do Boca, aponta *João da Luz*, será feita uma parada lixo zero, possivelmente a primeira do Brasil.

Serão instalados pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro nos acessos do público à Beira-mar Continental. Na área do evento, será estimulado o uso de copos e garrafas retornáveis e instalados latões para os resíduos que forem descartados. Ao fim do evento, 50 operacionais de limpeza pública vão ensacar os resíduos e será feito serviço de coleta pela Comcap, para que a avenida possa ser reaberta, garante o subsecretário de Limpeza Pública, *Alcebíades Pinheiro*.

*Força-tarefa no Monte Cristo*

A força-tarefa de limpeza e manutenção no Monte Cristo mobiliza nesta sexta 40 operacionais e 20 equipamentos (caminhões e máquinas) no suporte às famílias atingidas pelo rompimento de reservatório de água. De acordo com o coordenador da força-tarefa de limpeza e manutenção, *Daniel Schoroerder*, até o final da operação estima-se que sejam retiradas até 3 mil toneladas de resíduos volumosos e restos de construção e demolição da comunidade do Sapé. 

O material removido no local do desastre já começou a ser transferido do ponto de apoio temporário para o Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi, acrescenta *José Vilson de Souza*, gerente da Coleta de Resíduos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Até o final da manhã desta sexta, 155 toneladas de resíduos já deram entrada no CVR, na maior parte rejeitos destinados ao aterro sanitário. O material chega muito misturado e contaminado impedindo a triagem e a recuperação. 

O serviço de remoção segue com duas caixas estacionárias de 20 metros cúbicos e três caixas de sete metros cúbicos instaladas na comunidade Sapé, quatro caçambas, duas máquinas retroescavadeiras e dois caminhões roll-on-roll-off, informa *Maurício Laurentino Junior*, gerente de Remoção. 

Há caixas para resíduos e equipe para ajudar na remoção de móveis e aparelhos descartados, madeiras e restos de construção. Desde ontem, as equipes de limpeza pública, quando solicitadas, entram nos domicílios para ajudar na limpeza para que as famílias possam retornar as suas casas.

✅️ Dia 1, quarta (6) *Pronta resposta*  Desobstrução das vias e remoção de escombros. Até 200 pessoas e 50 equipamentos (40 caminhões e 10 máquinas de grande porte) operaram simultaneamente. Plataformas contratadas pela Casan começaram a retirar veículos atingidos. 

✅️ Dia 2, quinta (7) *Lavação com cheirinho nas ruas* Raspagem, varrição mecânica e lavação das ruas atingidas com caminhões hidrojato e aplicação de “cheirinho”,  odorizador com essência natural de eucalipto. Remoção de entulho e resíduos volumosos para ponto de bota-espera temporário em terreno público na Aracy Vaz Calado.

✅️ Dia 3, sexta (8) *Limpeza das casas*  Ajuda na limpeza e remoção de resíduos volumosos das residências atingidas. Há cinco caixas estacionárias instaladas Sapé e suporte operacional aos moradores. Transferência dos resíduos volumosos para o Centro de Valorização de Resíduos da Comcap, no Itacorubi.

Da redação