00:00
21° | Nublado

Prefeitura é obrigada a preservar imóvel histórico. E mais!

Museu Andreas Thaler retrata a história da colonização em Treze Tílias (Foto: Notas de viagem/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 19/04/2023

Desmemoria

   Lamentavelmente, foi necessária uma ação na justiça para obrigar a prefeitura de Treze Tílias a preservar o Castelinho e seus jardins, para não descaracterizar o imóvel, cartão postal da maior colônia austríaca do Brasil, tão importante para sua história e memória quanto a ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Marco da colonização austríaca, foi construído na década de 1930 para receber a família do então Ministro de Agricultura da Áustria, Andreas Thaler.

 

Espaço no governo

   Um tanto escanteado por Lula, o partido Republicanos quer se aproximar do governo com uma estratégia: afastar-se do estreito vínculo com a Igreja Universal do Reino de Deus em diversos Estados, inclusive em SC. A determinação, vinda de cima, é substituir dirigentes estaduais mais ligados ao bispo Edir Macedo, por políticos de melhor entrosamento com a gestão petista. Assim, aqui, sairia do comando o deputado estadual e pastor Sérgio Motta e entraria o ex-governador Carlos Moisés.

 

Antifeminismo

   Está para ser julgada na Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ação movida pelos cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Djvan contra a deputada estadual catarinense Ana Caroline Campagnolo (PL). Ela é acusada de usar músicas deles como publicidade para um curso antifeminista, ministrado por ela.

 

Boquirroto

   Finalmente alguém na grande mídia impressa - Hélio Schwartsman, articulista da página 2 da Folha de S. Paulo” – resumiu um sentimento de muitos brasileiros numa frase que deveria servir de bom conselho para nosso presidente da República: “Lula fala demais”. Pelo jeito, não terá efeito nenhum.

 

Bolsonaro senador

   O ex-presidente Jair Bolsonaro compartilhou com aliados que pretende lançar sua candidatura ao Senado em 2026, e estuda disputar a cadeira em alguma das localidades onde recebeu mais votos na eleição do ano passado. SC, que lhe deu votações retumbantes, não faz parte dos seus planos. A melhor opção seria o Distrito Federal, depois Rondônia e Mato Grosso.

 

Polo para pesca

   Difícil compreender como, em SC, onde existem nove hidroelétricas, seus imensos lagos não têm quase nenhuma atividade esportiva, como a pesca, devido principalmente às burras leis ambientais restritivas e não raro estridência de ambientalistas de bar e passeata. Agora, o governo estadual está buscando conhecer como funciona o festejado Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, referência nacional nesse tipo de evento. A louvável intenção é explorar o potencial dos lagos para outras atividades rentáveis, além da geração de energia.

 

Indignado

   O respeitado advogado Roberto Podval, que agora defende o vice-prefeito afastado de Tubarão, Caio Tokarski, reclamou na imprensa sulina do comportamento do Ministério Público de SC, que conduz a operação Mensageiro e diz estar ela sob “segredo de justiça do mais alto grau”, mas que é abalroada por vazamentos seguidos e curiosamente direcionados unicamente para um grupo de comunicação (NSC), que usaria parcialidade na medida em que só publica extratos contra os réus.

 

Sem saudades

  Alguns dos participantes de uma reunião envolvendo o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, direção do Floripa Airport, a Azul e empresários do trade turístico catarinense, não quiserem lembrar tempos idos quando o então aeroporto Hercílio Luz era administrado pela estatal Infraero. É que reuniões, como a realizada, eram impossíveis de acontecer naqueles tempos. Coisas do estatismo inflexível.  

 

Disparidade

   Cidade que está entre as primeiras na renda per capita no Brasil, Florianópolis tem também disparidades sociais gritantes. Um dos indicadores é o programa federal Bolsa Família. A capital dos catarinenses tem no momento 16.242 famílias assistidas, seguida por Joinville (15.457) e Lages (10.159). No Estado são 224 mil contempladas neste mês.

 

Berro

    Boa parte dos prefeitos de SC, independentemente de partidos, gostava do então governador Carlos Moises por ser um governante municipalista, algo raríssimo na política catarinense. O novo governador dá mostras de que o seu direcionamento é diferente, sem indicar qual, de forma clara. Não é por acaso que alguns prefeitos começam a se manifestar contra Jorginho Mello na medida em que breca todas as transferências de convênios, cerca de 400, autorizadas pela gestão passada.

 

Superintendente

   Aos poucos, os mais importantes cargos federais em SC vão sendo preenchidos, como o de superintendente no Estado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que é subordinado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O ungido é o ex-deputado estadual Dirceu Dresch (PT). Mas a estrela da ex-ministra Ideli Salvatti continua apagada, estranhamente.

 

Cancelamento

    Doroth Helena de Sousa Alves, mais conhecida pelo nome artístico MC Pipokinha, cantora dos gêneros funk ousadia e trap, compositora, dançarina e influenciadora digital, 24 anos, nascida em Forquilhinha, no sul de SC, que também se assume com o título de “Rainha da Putaria”, continua tendo shows cancelados em SC, como em Chapecó, Itá e Balneário Camboriú.. Tudo depois de viralizar vídeo dela debochando do salário dos professores e ser acusada de zoofilia.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?