00:00
21° | Nublado

Precioso projeto ambiental está na gaveta em SC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 25/10/2023

Gaveta

   Se a Secretaria de Estado da Defesa Civil for procurar, encontrará numa de suas gavetas um projeto completo, feito sob licitação na administração do governador Raimundo Colombo, todo licenciado no âmbito ambiental, de um complexo de mini barragens de contenção de cheias nos rios Taió, em Mirim Doce, e Perimbó, em Petrolândia, no Alto Vale do Itajai. O governador seguinte, Carlos Moisés, não tocou nada adiante, alegando falta de recursos. Se for sua vontade, Jorginho Mello não precisa gastar um centavo com outros projetos. É só desengavetar o que já existe. 

 

Nova eleição

    Alguns partidos de SC não escondem a expectativa diante da possível cassação do mandato do senador Jorge Seif, do PL, o que, se assim decidir o Tribunal Regional Eleitoral de SC, onde a ação sequer foi pautada e, depois o Tribunal Superior Eleitoral, ensejará uma nova eleição no Estado. O próprio PL admite a possibilidade e nomes já estão sendo sondados informalmente entre a bancada de deputados do partido na Assembleia Legislativa. Seif é alvo de ação por ter recebido e não ter declarado financiamentos de sua campanha, em especial do empresário Luciano Hang.


Ocaso literário

    O escritor Deonísio Da Silva é quem conta caso envolvendo seu colega, também catarinense, Miro Morais, que após internação e cirurgia de mais de nove horas num hospital de Florianópolis foi reconhecido por uma enfermeira que havia acabado de comprado e lido seu último romance, “Caminho sem volta”, de 546 páginas, publicado em 2021. Miro, com a habitual cortesia e boa educação de sempre, agradeceu a atenção e, perguntado sobre o que ia fazer ao receber alta, respondeu:  "Continuar a escrita do próximo, que interrompi para esta cirurgia".

 

Olhos e ouvidos

   O Senado deu início ontem às discussões – são necessárias cinco sessões antes da votação, dia 8 de novembro - , da proposta que limita decisões monocráticas dos ministros “supremos”. O relator da PEC é o senador Esperidião Amin (PP-SC). Enquete do próprio Senado mostra o apoio de 80,74% à proposta e apenas 19,26% contra.

 

Homenageada

   A brilhante jornalista catarinense Sonia Bridi recebeu ontem o Prêmio Vladimir Herzog, o mais tradicional da imprensa brasileira, em São Paulo. No ato também foi homenageada a repórter e apresentadora Glória Maria, que morreu no Rio de Janeiro em fevereiro passado, e o escritor Fernando Morais.

 

Fez o L”

  Ganhou imenso eco nas redes sociais elogio do governador Jorginho Mello, bolsonarista extremado, ao presidente Lula, sábado, em Blumenau, por ele ter assinado decreto que beneficia os produtores de leite. A deputada estadual Luciane Carminatti (PT), publicou o vídeo da coletiva do governador em rede social,  e escreveu: "Tá todo mundo fazendo o L - até o governador de Santa Catarina! Coisa boa ter o melhor presidente da história governando o Brasil de novo, né?".

 

Afinação

  Dizem os potins políticos de Brasília que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem um recente apoiador afinadíssimo a ele quanto ao crescente enfrentamento com o Supremo Tribunal Federal. E até com discurso elogioso na tribuna. É o representante de SC Jorge Seif (PL), que não quer ver “supremos” decidindo a descriminalização do aborto e o porte de maconha, por exemplo.

 

Ajuda japonesa

   Voltou-se a falar por estes dias da Jica, a Agência Japonesa de Cooperação Técnica e Financeira não Reembolsável, que foi quem ajudou SC, no início dos anos 1970, a se tornar um dos maiores produtores de maçã no mundo. A menção de agora é que ela fez estudo para o governo catarinense que apontou a necessidade de se construir mais sete barragens no Vale do Itajaí,  para conter enchentes. Por ora só a de Botuverá deverá ter obras iniciadas.

 

“Camarão de Laguna”


   É muito comum se ouvir no Mercado Público de Florianópolis consumidores diante de bancas de peixe pedindo “camarão de Laguna”, por terem certeza de sua origem e qualidade. Pois o Sebrae-SC acaba de anunciar a certificação oficial de indicação geográfica (IG) do crustáceo, dando-lhe o devido reconhecimento.

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?