00:00
21° | Nublado

Poluição das praias em SC | O balanço em Brasília | Mais sol em BC | Acesse agora!

Praias de SC passam por situação crítica por conta da poluição (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 11/01/2023

De olho

   A exemplo do que faz a classe industrial de SC, através de sua federação (Fiesc), a Fecomércio também realiza um vigilante monitoramento da atuação dos deputados estaduais em matérias que impactam diretamente o empresariado ligando comércio de bens, serviços e turismo. No ano passado, a entidade acompanhou 155 projetos que poderiam afetar de forma positiva ou negativa o setor empresarial. O curioso: ao contrário do que temia, nenhum desfavorável entrou no pacote de fim de ano, com mais de uma centena, votados, quase tudo no afogadilho, na última semana.

 

Nossos problemas

    Há quem não goste e até fique furioso que se informe, aqui, que praias famosas, como as de Balneário Camboriú, Itapema, Bombinhas e algumas da Ilha de SC, estejam totalmente impróprias para banho, enquanto administrações públicas continuam omissas em ações verdadeiramente concretas para evitar ou pelo menos aliviar o problema. Aqui também não são ignorados os notáveis investimentos em turismo, como o alargamento das praias e obras de infraestrutura, como acessos viários. Mas o fato é que se tem descuidado, e muito, quanto à balneabilidade. Ninguém vai à padaria para comprar pão dormido, não é?

 

Nossos problemas

   A poluição das águas na Ilha de SC leva a situações inusitadas. Centenas de turistas hospedados em hotéis e pousadas ou de aluguel em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, por exemplo, só vão para as praias em busca do sol, sem tocar na água. Se querem um banho, se dirigem para a vizinha e apertada Brava, logo adiante. Que tem água limpa, por enquanto, embora quase sempre fria.

 

Nenhum

    Saiu a lista dos 37 catarinenses considerados bilionários, segundo a revista Forbes. Na cabeça está o brusquense Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, com patrimônio de R$ 24,5 bilhões. Nenhum de Criciúma. Mas se fosse pela exposição compulsiva feita deles pelos trocentos “influencers”  nas redes sociais, seriam dezenas.

  

Democracia firme

    Segunda-feira, o primeiro dia após o que o governo Lula e companhia qualificaram como “tentativa de golpe” e “terrorismo”, a Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta de 0,15%. E o dólar também, de 0,40%, a R$ 5,257, na contramão do exterior.

 

Veto

   Em mensagem enviada esta semana à Assembleia Legislativa, o governador Jorginho Mello comunica que vetou totalmente projeto de lei que dispõe sobre eventuais prejuízos de origem dolosa ocasionados por alunos nas escolas públicas do Estado. Alegou inconstitucionalidade.

  

Brasília

   Aquela multidão insana e desvairada que vandalizou Brasília no domingo, não tem capacidade para admitir que há formas legítimas de ocupar o poder, sem necessidade de protagonizar aquelas terríveis cenas. Pior: as instituições foram atacadas por pessoas usando a bandeira nacional como capa. Uma incoerência atroz.

 

Brasília I

    A deputada estadual reeleita Ana Campagnolo (PL) foi e está sendo alvo de críticas nas redes sociais após postagens irônicas e sem repúdios em relação aos atos de domingo. Com a repercussão, ameaçou processar o deputado federal Alexandre Frota e a atriz Bruna Marquezine por difamação. Os dois insinuaram que a parlamentar catarinense apoia o terrorismo.

 

Brasília II

  Enquanto apoiadores vandalizavam Brasília, dois membros da família Bolsonaro se exibiam mundo afora. O ex-presidente permanecia na Flórida, nos Estados Unidos, enquanto um dos filhos, o 04, Jair Renan, foi visto almoçando em um restaurante da Praia Brava, no norte da Ilha de SC. Saudava os pratos, quando chegavam à mesa, à base de frutos do mar, com brindes.

 

Brasília III

   Nessa baderna de Brasília, domingo, não há santos e santidades em lugar nenhum, incluindo o presidente Lula, que veio a público dizer que “nunca” um movimento de esquerda invadiu sedes de poderes da República. Alguns sites independentes refrescaram sua memória: o seu amado MST tentou invadir o STF em 2014. Dois anos depois radicais de direita entraram no plenário da Câmara dos Deputados, reivindicando a necessidade de um golpe militar.

 

Mais sol

      Uma análise de imagens geradas pelo satélite WorldView-3 permitiu ao pesquisador Kleber Trabaquini, da estatal estadual Epagri, concluir que o alargamento da praia central de Balneário Camboriú, em 43 mil m² de área e aproximadamente 60 metros de largura, foi suficiente para oferecer duas horas diárias a mais de sol aos banhistas, em média. Maravilha, não é? Não é bem assim. Não deixa de ser muito lamentável que nessa terça-feira, como foi na segunda-feira, e será hoje e nos próximos dias e talvez semanas, toda a belíssima praia esteja imprópria para banho.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?