00:00
21° | Nublado

Pirâmide financeira em BC é alvo da Polícia Federal. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 01/12/2023

Conexões 1

  Lamentavelmente, com frequência cada vez maior, Balneário Camboriú divide as notícias positivas nas seções de economia e frivolidades com as negativas, na mídia nacional e até internacional. No desmantelamento, esta semana, de um grupo suspeito de captar R$ 1 bilhão com pirâmide financeira e ostentar vida de luxo, alvo da Polícia Federal na Operação Ouranós, a “Dubai brasileira” marcou presença destacada. Uma particularidade: o crime começou ali e depois se espalhou Brasil afora, ludibriando milhares de pessoas.

 

Conexões 2

   Os dados a operação são impressionantes: envolveram 12 pessoas físicas e mais de 50 empresas, com bloqueio e sequestro de aproximadamente R$ 400 milhões em bens, dos quais 473 imóveis, 10 embarcações, uma aeronave, 40 veículos de luxo e alto luxo, mais de 111 contas bancárias, além de três fundos de investimento.

 

Dino devoto

 O futuro ministro “supremo” Flávio Dino é devoto de Santa Paulina. Com intermediação e a pedido da deputada federal Ana Paula Lima (PT), que já tem uma imagem dela em um nicho especialmente preparado em seu gabinete no Congresso, outra foi levada por um vereador de Nova Trento e já entregue a ele, que a esperava ansiosamente.

 

Repercussão nacional 1

   Ao dedicar uma página ao caso, o jornal “O Globo” deu repercussão nacional ao caso da major Lumen Lohn, da Policia Militar de SC, que é transexual, que teve sua promoção para tenente-coronel recusada sete vezes e pode ser demitida. O processo tramita em sigilo.

 

Repercussão nacional 2

   O diário carioca aproveita o fato pera dizer que o governador Jorginho Mello, “conservador convicto, tem feito uma gestão que acumula decisões ideológicas. Recentemente, determinou o recolhimento das escolas estaduais de livros clássicos, como “Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess. Após os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, enviou defensores públicos a Brasília para dar assistência aos catarinenses envolvidos nos ataques. Em outro ato, sancionou a lei que instituiu a escola sem partido, uma das bandeiras do bolsonarismo”.

 

Rota da droga

   SC vem consolidando-se, infelizmente, como uma rota para o tráfico internacional de drogas. E das formas mais inusitadas possíveis, como a descoberta, sexta-feira, por mergulhadores do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, que encontraram 130 quilos de cocaína no casco de um navio atracado no porto de Imbituba.

 

Rebatida

   A direção nacional da OAB, que tem o catarinense Rodrigo Horn como vice-presidente, finalmente deixou a covardia de lado e rebateu o ministro “supremo”  Alexandre de Moraes, que em julgamento na semana passada ironizou notas da entidade. O presidente Beto Simonetti divulgou vídeo pedindo “respeito” e dizendo representar  “a maior instituição civil do País”. A manifestação veio depois de julgamento, quinta-feira, em que o “supremo” e presidente do Tribunal Superior Eleitoral barrou um advogado de fazer sustentação oral, alegando que o direito não está previsto no julgamento de recursos.

 

Pacificação 

   Os municípios de Capivari de Baixo, Rio do Sul e Camboriú são os primeiros de SC – e provavelmente dos primeiros no Brasil – onde está começando a ser aplicado, primeiramente na comunidade escolar e depois na população em geral, o sistema de justiça restaurativa, onde profissionais especializados, ou facilitadores, procuram identificar os conflitos e em seguida aplicar métodos de construção com foco, sempre, na pacificação e no estímulo a soluções consensuais.

 

Pessoa idosa 1

   Titular da 6ª Delegacia de Polícia da Capital, a querida e veterana delegada Ester Coelho afirmou num encontro estadual sobre cuidados com a saúde e segurança da pessoa idosa, semana passada, que cerca de 90% da violência física, patrimonial, psicológica e sexual contra idosos tanto na Capital como em outras cidades de SC, é praticada por familiares ou conhecidos das vítimas.

 

Pessoa idosa 2

   O promotor público Daniel Paladino chamou a atenção para o crescimento das chamadas instituições de longa permanência para idosos (LPIs) em todo Estado e especialmente em Florianópolis. Em 2008 haviam 17 na capital catarinense e agora 45, vistoriadas semanalmente, todas as terças-feiras. Garante ele que 99% são residenciais estruturados, com ambiente seguro, acolhedor e com serviços de qualidade. Que bom.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 

 

 

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?