00:00
21° | Nublado

O possível desfecho do assédio na Câmara. E mais!

Julia Zanatta (PL-SC) acusa Márcio Jerry (PCdoB-MA) de assédio. Cena ocorreu durante discussão na comissão de segurança da Câmara dos Deputados (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 21/04/2023

Violência de gênero

   O Ministério Público Eleitoral defende que, se confirmado, o episódio – aquele “cheiro” ousado de um colega - denunciado pela deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), pode configurar crime previsto no Código Eleitoral. A lei 14.192/2021, que inseriu o artigo 326-B no Código Eleitoral, tipificou como crime condutas que configuram assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça contra mulheres candidatas ou detentoras de mandato eletivo, que buscam impedir ou dificultar a realização de campanha ou o exercício do mandato parlamentar. Com pena de um a quatro anos de prisão, além de multa.

 

Quaresma 1

   A Operação Quaresma, da Polícia Miliar de SC, registrou apenas quatro ocorrências entre os dias 9 de março e 9 de abril. Três em Governador Celso Ramos, onde foram realizados 15 termos circunstanciados envolvendo praticantes ou financiadores da infame e proibida farra do boi. Se fosse feita uma pesquisa no município, se confirmaria uma certeza: a maioria da população condena a “tradição” que tanto prejudica a imagem da cidade.

 

Quaresma 2

    Num flagrante, no bairro Canto dos Ganchos, em um rancho de pescador, a PM deparou-se com uma novidade na farra: pessoas uniformizadas com camiseta azul que, ao avistar a guarnição, começaram a soltar fogos de artificio, colocar música alta e dançar em atos explícitos de deboche. Ali foram realizados 10 termos circunstanciados, além de apreensões de camisetas e materiais que fazem apologia ao crime. Faltou o mais importante: cadeia e uma fiança bem pesada para doer no bolso de cada um. 


Jogatina  1

   A legalização dos jogos de apostas no Brasil voltou à discussão no Congresso Nacional, semana passada, com posicionamentos opostos de congressistas catarinenses. O deputado federal Jorge Goetten (PL-SC) se manifestou, em pronunciamento na Câmara, defendendo sua legalização.

 

Jogatina 2

    Na mesma semana foi instalada no Senado a Frente Parlamentar por um Brasil sem Jogos de Azar, originária da projeto de lei do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Iniciativa comemorada pelo senador Jorge Seif (PL-SC) que, visivelmente emocionado, contou o que aconteceu com pessoas de sua família que se envolveram com os jogos de azar, o que resultou em depressão, alcoolismo, endividamento e perda de patrimônio.

 

Concessão revisada 1

  O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai propor a retirada das unidades de conservação incluídas no Programa Nacional de Desestatização e, também, rever as regras de concessão para a iniciativa privada.

 

Concessão revisada 2

   Uma delas pode envolver a concessão, há um ano e meio, do parque Nacionais de Aparados da Serra, região de cânions entre SC e Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Uma empresa investiu em infraestrutura, segurança e serviços de alimentação, com muitas melhoras dos serviços, mas que não alavancaram o turismo. Um dos problemas está no valor do ingresso: R$ 100 por pessoa, por dia.

 

Boas práticas

    O projeto "Fundo de Penas Alternativas', do Ministério Público de SC, foi selecionado para integrar o banco de boas práticas da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo e da Atividade Policial e Segurança Pública, do Conselho Nacional do Ministério Público. O fundo permite que as promotorias de Justiça destinem valores de prestações pecuniárias provenientes de transações penais, suspensões condicionais de processos e acordos de não persecução penal para unidades dos órgãos da segurança pública. Até fevereiro deste ano foram encaminhadas mais de R$ 5 milhões para as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica.

 

Segurança nas escolas

     A rede privada de ensino de SC, diz seu sindicato patronal (Sinepe-SC) também quer melhorar sua segurança. Mas, ao contrário do governo estadual, ainda um tanto descuidado no quesito, pede o apoio das famílias na rotina do dia dos seus filhos estudantes, como intensificar e ampliar o monitoramento de acessos on-line, acompanhar e supervisionar grupos de WhatsApp, observar os conteúdos das mochilas e, mais do que nunca, manter um diálogo aberto entre pais e filhos, professores e alunos.

 

Zé Trovão

   O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) mostrou sua força ao conseguir aprovar requerimento de sua autoria para realização de audiência pública para debater com especialistas o aumento do percentual de biodiesel no diesel, de 10% para 12%, e o impacto dessa mistura no motor do veículo. Muniu-se de estudo da Associação Nacional de Fabricantes de Motores dos EUA, concluindo que isso pode levar a problemas de desgaste do motor, corrosão, acúmulo de resíduos, entupimento do filtro e diminuição da eficiência do combustível.

 

SC na rota

   As autoridades policiais de SC têm que se preocupar com recentes descobertas em relação a novas rotas de tráfico de drogas, que agora passam por rios na Amazônia. O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Pará, detectou que grandes bandidos do tráfico na região migraram para o Amazonas e para SC.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?