00:00
21° | Nublado

O lamentável fechamento do MASC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 06/10/2023

Masc fechado

   O Museu de Arte de SC (Masc) está completando um ano fechado. Lamentável. Fez-se uma licitação, mas esqueceu-se que lá dentro há uma reserva técnica que ficaria exposta se tirassem todo o telhado. O problema não é o fato de estar fechado, mas, sim, a falta de uma programação mínima que poderia ser feita em outro espaço no complexo do Centro Integrado de Cultura, como encontros, seminários, coisas mais pontuais. Optou-se pela inércia.  

 

Nossas conquistas

    Destaque da Região Sul em 2022 na categoria que valoriza cada região do Brasil, a instituição catarinense é reconhecida pelo acervo, conservação e documentação histórica da decantada Coleção Collaço Paulo, e Francine Goudel, sua curadora-chefe, receberá o Troféu Gilda de Melo e Sousa, concedido a críticos de arte, em começo de carreira, por sua produção ou engajamento em projetos inovadores de divulgação da arte.

 

Emprego

   Lula vai indicar a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é catarinense de Videira, para a vaga reservada ao Brasil na diretoria da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Foi uma das mais aguerridas defensoras da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment, mas não conseguiu se reeleger ao Senado e, em 2022, também perdeu as eleições para a Câmara dos Deputados. Enquanto isso, sua amiga e também ex-senador Ideli Salvatti (PT-SC), continua submersa.

 

Melhores parlamentares 1

   Saiu sexta-feira o ranking dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), feito desde 1994, aponta quem são os congressistas com melhor desempenho dentre os 513 deputados federais e 81 senadores em exercício de mandato no mês de setembro.

 

Melhores parlamentares 2

  SC já esteve infinitamente melhor nos tempos em que Jorge Bornhausen, Esperidião Amin e Luiz Henrique da Silveira, presidiam nacionalmente, na mesma época, seus respectivos partidos. Da lista de sexta-feira consta apenas, dentre catarinenses, o senador Esperidião Amin.

 

Revelação

    Na busca e apreensão nos endereços do filho 04 de Bolsonaro, Jair Renan, dentre eles o de Balneário Camboriú, surge agora a informação de que no HB de seu celular constava um contrato de locação de imóvel na cidade e um papel com a anotação “principais opositores do senador Jorge Seif”, que o emprega em seu gabinete.

 

No ar

   A voadora Gol deve dar a boa notícia por estes dias: entre janeiro e março de 2024 vai incluir em sua malha voo ligando o aeroporto de Navegantes  ao de Ezeiza, de Buenos Aires.

 

Grande família

   Governadores de pelo menos 12 Estados privilegiaram familiares na hora de preencher cargos públicos, segundo levantamento do jornal “O Globo”, que localizou 29 parentes lotados na estrutura dos executivos e em outros postos da máquina estadual. SC está fora da lista, por enquanto. Mas indicações de que esteja dentro em breve.

 

Negra “suprema”

   Um grupo de 25 parlamentares que pertencem a partidos da base do governo enviou carta a Lula, sexta-feira, solicitando que o presidente indique uma mulher negra ao Supremo Tribunal Federal. Na carta está a assinatura da deputada federal catarinense Ana Paula Lima (PT-SC).

   

Moisés prefeito

  Informam as folhas sulinas que ex-governador Carlos Moisés, presidente estadual do Republicanos, não faz mais segredo quanto ao seu desejo de se candidatar a prefeito de Tubarão. Popularidade aparenta ter: foi o mais votado em 2022, com 46,04% dos votos válidos na cidade que o catapultou para a política.

 

Praia limpa

   Sobre o selo Bandeira Azul dado a várias praias de SC pela sua qualidade ambiental, a notícia mais esperada para milhares seria a presença de pelo menos uma de Florianópolis, um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Um consolo: a Lagoa do Peri tem o diploma, mas sob permanente ameaça.

 

Animais protegidos

   Numa das primeiras iniciativas do tipo em parlamentos estaduais no país, a Assembleia Legislativa de SC instalou a Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal. Tem sua importância, sim, embora os catarinenses estejam prestes a se livrar das infames farra do boi e puxada de cavalos. No Estado, 60% dos atendimentos das ONGs envolvem maus-tratos e 40% se relacionam a animais abandonados. No Brasil, em 2019, 3,9 milhões de animais se encontraram em situação de vulnerabilidade, abandonados ou mal tratados. Em 2021, esse número subiu para 8,8 milhões.

 

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?