00:00
21° | Nublado

O IMAGINÁRIO DE NICOLAU
Filme retrata com humor as férias de um garoto e sua maneira inusitada de observar os fatos

A história delicada e ao mesmo tempo engraçada apresenta o mundo pelos olhos de uma criança

Publicado em 17/12/2014

Quem assistiu ao “Le Petit Nicolas” (O Pequeno Nicolau) em 2010 e até hoje lembra da ingenuidade e delicadeza do filme de Laurent Tirard, pode agora reviver estes bons sentimentos no “Les Vacances Du Petit Nicolas” (As Férias do Pequeno Nicolau) que estreia em Florianópolis no dia 2 de janeiro, no Paradigma Cine Arte.

O filme dirigido pelo mesmo diretor e que tem como pais os mesmos atores - Valérie Lemercier e Kad Merad - tem tudo para repetir o sucesso de quase cinco anos atrás. E, pelo fato de muito tempo ter se passado, principalmente para uma criança, o protagonista foi trocado neste segundo filme. No primeiro, Nicolau era vivido pelo ator Maxime Godart. Neste, quem dá vida ao menino é Mathéo Boisselier, que faz sua estreia no cinema e encanta com a mesma docilidade do antecessor.

A história é branda, o roteiro delicado e o humor é intenso e inofensivo. Assim que terminam as aulas, Nicolau, seus pais e avós, saem de férias. Escolhem o litoral. Lá, o garoto não perde tempo, faz novos amigos e conhece uma menina por quem fica encantado e acredita ser sua futura esposa. As reflexões, diferente do filme anterior, são menos profundas, porém, são mais divertidas. A fotografia é um capítulo à parte. O filme enche os olhos com suas cores vivas em design retrô, que recria a atmosfera dos anos 50. Gravado na Ilha de Noirmoutier na França, a obra ganha beleza bucólica e não foge do estilo artístico do primeiro filme.

Pode-se dizer que “As Férias do Pequeno Nicolau” é um elogio à pureza e à nostalgia. Mas, para mim, a grande sacada dos dois filmes de Tirard é nos apresentar o mundo pelos olhos do garoto. Assim, por quase duas horas, é como se voltássemos à infância e tirássemos férias com os amigos na praia. Um bom programa para uma tarde chuvosa do verão de janeiro, não?

O que esperar de 2015?

Os meses de janeiro e fevereiro do ano que se inicia já prometem boas estreias no cinema. Confira alguns dos títulos mais esperados pela crítica e pelo público:

Uma Noite no Museu 3 –
A comédia de sucesso que se apresenta na terceira edição tem um quê de nostalgia dessa vez. Isso porque o ator Robin Williams, morto em agosto deste ano, está no elenco. Foi o último filme dele.

Os Pinguins de Madagascar – Em animação 3D tem tudo para se tornar programação obrigatória já no início do ano, não só com as crianças pequenas, mas também com as crescidas. (FOTO)
Sniper Americano – Este tem tudo para estar entre os favoritos do Oscar 2015. Vale assistir para conferir a direção de Clint Eastwood, que assumiu o desafio depois que o diretor original, Steven Spielberg, abandonou a produção por causa do orçamento limitado.

Birdman – Drama, com Michael Keaton no elenco, conta a história de um ator que fez muito sucesso interpretando Birdman e não consegue mais tarde se livrar do estigma do super herói que o consagrou. Já foi premiado em vários festivais.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo – Outra produção que deve ser indicada ao Oscar 2015. Foxcatcher é o nome de um centro de treinamento que é montado por um milionário esquizofrênico para treinar lutadores olímpicos. Só que o negócio foge do conceito esportivo e fica bem mais perigoso.

A Entrevista – É comédia, mas é polêmica. Isso porque a trama leva a CIA a contratar uma dupla de talk show americano para assassinar o líder do governo norte-coreano. Antes mesmo da estreia, já está dando o que falar.
Busca Implacável 3 – O terceiro filme da franquia vai confirmar Liam Neeson como astro de filme de ação, o que todos sempre duvidaram.

Caminhos da Floresta – Receita certa para o sucesso: musical comédia em padrão Disney, com elenco estrelado – inclusive com Johnny Depp e Meryl Streep - e baseado em um musical premiado. Junte num mesmo filme Cinderela, Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. Leve a família e todos vão adorar.