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Embargada obra da nova ponte da Lagoa da Conceição
MPF diz que faltam licenças para a liberação das obras

A altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente (Fotos: PMF/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 13/04/2023

Nessa quarta-feira, 12, a Prefeitura de Florianópolis foi surpreendida com o embargo da obra da nova ponte da Lagoa da Conceição, pelo Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o MPF, faltam licenças para que as obras sejam liberadas. Porém, a Prefeitura da Capital emitiu uma nota à imprensa, dizendo que possui todas as licenças para a construção da ponte, como a autorização da Capitania dos Portos, bem como da Superintendência do Patrimônio da União em Santa Catarina - SPU e do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina - IMA.

A Prefeitura destaca que vai recorrer da decisão do MPF e anexar aos autos as autorizações para a justiça revogar o embargo da obra.

A nova ponte

As obras da nova ponte da Lagoa da Conceição iniciaram esta semana e estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura. O projeto arquitetônico engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações nesta que será a maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina. As obras têm ainda o compromisso ambiental de oxigenar a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, que fica no Campeche. Os trabalhos começaram pela construção de um aterro em rocha para abrigar a cabeceira da ponte, na área do Centrinho, onde já foi montado provisoriamente o canteiro de obras. 

A altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte a ser edificada, será três vezes maior, se comparado à ponte existente. Isso porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metros, e passará a ser de seis metros. A mesma proporção valerá para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que hoje é de apenas nove metros e será de 30 metros.


O primeiro passo foi a construção de um aterro em rocha para abrigar a cabeceira da ponte
 

Para o prefeito Topázio Neto, a estrutura não representa apenas uma melhora para o fluxo de veículos e barcos nesse ponto importante para a mobilidade da Capital, mas também, oferecerá benefícios para ciclistas e pedestres. “Quem passa por essa região diariamente poderá contar com calçadas mais largas e ciclovia nos dois sentidos, além de aproveitar a revitalização do entorno”, completa.

Na coluna do Raul Sartori: As temidas saídas temporárias dos presos. E mais!

De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa da Conceição ficará à direita da ponte atual - que encontra-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos da região - sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras. Terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários)  de 2,80 metros de largura. 

Revitalização do entorno

A revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição vai implicar na recuperação total dos decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. E mais: após a demolição dessa estrutura - que ocorrerá somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.

De acordo com a Prefeitura da cidade, a obra conta com as devidas licenças ambientais provisória (LAP) e de instalação (LAI), concedidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), assim como as autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Capitania dos Portos. Ela será executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda. pelo prazo de dois anos.

Fora da temporada

A Prefeitura de Florianópolis optou por iniciar efetivamente a construção após o primeiro trimestre do ano, ou seja, fora da alta temporada, para evitar transtornos na mobilidade da Lagoa da Conceição, bastante procurada pelos turistas que visitam a Capital e pela própria população local.

Antes disso, havia sido feita a limpeza da área que abriga o canteiro de obras, a montagem dessa estrutura e as marcações topográficas. Futuramente, nesse espaço do canteiro será feito uma rótula que compõe o futuro sistema viário a ser implantado de acesso à nova ponte.

Da redação

 

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