00:00
21° | Nublado

Natureza vingativa. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampiar

Publicado em 06/12/2023

Natureza vingativa

   Uma pesquisa nacional feita por esses dias concluiu que sete em cada 10 brasileiros já vivenciaram um evento climático extremo. Se tivesse um recorte para SC, seguramente quase todos os catarinenses confirmariam que uma desgraça do tempo se atravessou em suas vidas recentemente.

 

Voto contra

   A aferição é do confiável portal Congresso em Foco: a bancada catarinense na Câmara dos Deputados é a que mais contraria interesses do governo na Casa, votando contra 48% dos projetos. Na vice-liderança deste ranking está o Mato Grosso (45%).

 

Moisés 2026

   Dizem as folhas sulinas que o ex-governador Carlos Moisés continua sem dizer sim nem não à ideia,  que ele mesmo andou falando tempos atrás, de se candidatar a prefeito de Tubarão e que teria mudado de planos. Estaria preparando desde já sua candidatura ao Senado ou Câmara dos Deputados em 2026.  Enquanto isso, sua prioridade é dar todas as atenções possíveis a seu partido, o Republicanos, do qual é presidente estadual, visando as eleições de 2024. Que estão logo ali.

 

Samba frio 1

  O agora encrencado cantor e empresário Alexandre Pires, foco central de pesadas investigações por integrar o “núcleo financeiro” de um suposto esquema de garimpo ilegal na Terra Yanomami, está tendo sua ficha não artística devassada pela mídia.

 

Samba frio 2

  Quanto às suas relações com SC, consta que ele é dono de um apartamento no condomínio Yachthouse Residence Club, em Balneário Camboriú, onde fica o edifício mais alto do Brasil, com 81 andares e 275 metros de altura, e onde o craque Neymar é proprietário de uma cobertura quadríplex. Cada aparamento custa, em média, R$ 8 milhões. O cantor vai ficar um pouco mais rico do que já é com o generoso cachê de R$ 650 mil para se apresentar no próximo Réveillon de Florianópolis.

 

Tango

   Pelo menos 52 parlamentares bolsonaristas viajam para posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, domingo, em Buenos Aires. Levantamento do jornal “O Globo” relaciona 17 deputados estaduais (todos de São Paulo) 26 federais e nove senadores. De SC estão listados o senador Jorge Seif (PL), a deputada federal Daniela Reinehr e o deputado federal Daniel Freitas, ambos do PL.

 

Perversa escolha

    O Brasil e o Mundo estão vendo nas ultimas horas mais uma “desgraça” da natureza, que parece ter uma preferência perversa por  SC: um vídeo que roda nas redes sociais mostra correnteza e animais submersos após forte enxurrada atingir Rio das Antas, no Meio-Oeste. Detalhe: é a oitava vez em três anos que eventos climáticos, entre eles um tornado, causam destruição no pequeno e castigado município.

 

Placar de Dino

   Os grandes jornais estão publicando quase diariamente um placar dos senadores que votarão contra, a favor ou que ainda se mantem silenciosos quanto aos votos (secretos) necessários a aprovação do nome do ministro da Justiça, Flávio Dino, dia 13, para ministro “supremo”.  De SC, Ivete da Silveira (MDB) e Esperidião Amin (PP), estão na lista dos que dizem que ainda  não sabem como votarão; Jorge Seif (PL) afirmou que votará contra desde o minuto seguinte à indicação de Dino por Lula.

 

Agora é lei 

  O governador Jorginho Mello transformou na lei 18.750/2023 um projeto de lei de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que isenta pessoas com deficiência física ou mental do pagamento do Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis" e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

 

Transporte gratuito

   Consultada, a Procuradoria Geral do Estado não pôs nenhum óbice a projeto na Assembleia Legislativa, pronto para votação em plenário,  que confere mais um direito aos estudantes portadores de deficiência: o transporte escolar gratuito.

 

Bom samaritano

   Aposentado dos gramados, o ex-atacante do Figueirense, Michel Simplício, hoje ajuda outras pessoas a se conectarem com a palavra de Deus. Bacharel em Teologia Eclesiástica, conferencista e escritor, ele acaba de lançar "Priorize Deus", pela Editora Vida. O livro  conta com 366 devocionais, sugestões para orações diárias, um plano de leitura bíblica orientado, espaço para anotações, uma seleção de versículos e atividades interativas.

 

Ranking da economia

   São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais continuam sendo os Estados com maior participação no PIB (Produto Interno Bruto) nacional, conforme o Sistema de Contas Regionais 2021, divulgado sexta-feira pelo IBGE. O novo ranking das 10 maiores economias estaduais está assim: São Paulo, 30,2%; Rio de Janeiro,10,5%; Minas Gerais, 9,5%; Rio Grande do Sul,6,5%; Paraná, 6,1%; Santa Catarina, 4,8%; Bahia, 3,9%; Distrito Federal, 3,2%; Goiás,  3%, e Pará, 2,9%.

 

Sapatilha

   Impressionante a fama e o conceito da Escola do Balé Bolshoi de Joinville no Rio de Janeiro. As seletivas para escolha de novos alunos feitas nas favelas da cidade se parecem eliminatórias de Copa do Mundo de Futebol. Uma delas, semana passada, recebeu 4 mil inscrições. Juntas, estão selecionando 40 novos alunos e alunas cariocas, atraídas também pelo que a companhia oferece, como bolsa de estudos de 100%, que inclui alimentação, transporte, figurinos, fisioterapeuta, ortopedista e nutricionista, entre outros benefícios.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?