00:00
21° | Nublado

MOBILIDADE URBANA SERÁ PRIORIDADE
Consagrado nas urnas, Gean Loureiro promete 'menos reuniões e mais ações'

Gean Loureiro: “trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, combatendo a burocracia e elevando o nível e qualidade dos licenciamentos ambientais” Foto: Divulgação

Publicado em 03/11/2014

Candidato a deputado estadual mais votado em Florianópolis, o peemedebista Gean Loureiro fala ao Imagem da Ilha sobre a votação expressiva que conquistou em 5 de outubro, relembra as dificuldades que precisou superar por causa do acidente de trânsito em 2013, antecipa seus planos para a Assembleia Legislativa, e reafirma: quer ser prefeito

Imagem da Ilha - O senhor foi o sétimo candidato a deputado estadual mais votado em 5 de outubro, com quase 60 mil votos. Em Florianópolis, foi o mais votado. O resultado ficou acima das expectativas ou você estava confiante nessa performance?

Gean Loureiro - Quando iniciamos a campanha, o grande objetivo era conquistarmos 40 mil votos, que acreditávamos ser necessário para garantir a eleição. Com o trabalho intenso nas ruas, principalmente na Grande Florianópolis, fui sentindo cada vez mais as pessoas próximas de mim, torcendo pela nossa eleição, o que me fez sonhar com um pouco mais. Acho que a votação conquistada foi uma bela surpresa.

O senhor começou a carreira política ainda muito jovem. O que mudou na juventude brasileira de lá pra cá em relação ao exercício da cidadania?

Eu iniciei na carreira política aos 19 anos, como vereador de Florianópolis. Antes disso, participei de grêmio estudantil e do grande movimento dos caras pintadas. De lá para cá, muita coisa mudou, é verdade. Mas os jovens continuam sendo papel importante nas mudanças do nosso país, hoje, com outras ferramentas de comunicação. As grandes manifestações no ano passado foram provas disso.

O senhor usou muleta durante as caminhadas de campanha ainda em função do grave acidente de trânsito que sofreu em junho de 2013. Como está sua recuperação? O senhor admite que, de alguma forma, esse exemplo de superação pessoal favoreceu sua imagem como homem público e sua candidatura?

Estou bem, apenas com uma deficiência no pé esquerdo que me obriga a usar muleta. Tenho mais uma cirurgia para fazer e, se der tudo certo, quem sabe consigo largá-la.Quarenta dias após o acidente eu voltei a trabalhar. Lembro-me bem do primeiro dia, ninguém podia me tocar que doía tudo. Os médicos eram contra, mas eu fui por dois motivos. Primeiro, para dar o exemplo aos meus colegas de trabalho. Não há barreiras que não possamos superar. O segundo é que eu acreditava que o trabalho ajudaria na minha recuperação. De fato ajudou.

Naquele dia eu não sabia se voltaria a andar, quiçá que um ano depois eu me elegeria deputado estadual com a maior votação da história da minha cidade.É claro que as pessoas buscam nos políticos exemplos. Se eu pude ser um exemplo para alguém, valeu a pena.

O senhor prometeu que, eleito, irá abrir mão do auxílio moradia pago aos deputados estaduais. Isso será feito já a partir do primeiro mês de trabalho, em janeiro de 2015? Para onde irão esses recursos?

Não sou contra o auxílio moradia. Sou contra quem recebe mesmo tendo o domicilio eleitoral em Florianópolis.Não faz sentido. Eu dei um exemplo bem didático na eleição, o de que o valor empregado em quatro anos daria para comprar uma ambulância. Obviamente que não posso usar esse valor, apenas abrirei mão, economizando o dinheiro público.

Sua última função pública foi o comando da Fatma. Quais questões ambientais o senhor pretende levar ao debate na Assembleia?

Já na Fatma propus uma série de mudanças na legislação ambiental de Santa Catarina que foram aprovadas e sancionadas. Quero continuar nesse ritmo, trabalho em prol do desenvolvimento sustentável, combatendo a burocracia e elevando o nível e qualidade dos licenciamentos ambientais.

O senhor está amadurecendo uma série de ações no parlamento para atender demandas da sua principal base eleitoral, a Grande Florianópolis. Quais as prioridades?

Há algumas prioridades que vou focar aqui na Grande Florianópolis. Uma delas é a infraestrutura aliada à mobilidade urbana. Precisamos de soluções com urgência, do contrário a região vai parar. Vou trabalhar com menos reuniões e mais ações.

Sua expressiva votação ajuda a turbinar sua provável candidatura a prefeito de Florianópolis daqui a dois anos?

Agora meu pensamento é representar bem os 58.239 votos que recebi. Tenho que retribuir a confiança desses votos. Mas não escondo e nunca escondi meu sonho de ser prefeito de Florianópolis.

Vai conseguir tirar "férias" antes da posse na Assembleia? O senhor consegue se desplugar do trabalho? Qual sua praia favorita em Florianópolis?

O meu cantinho preferido em Florianópolis é o final da Praia dos Ingleses. Não vou conseguir me desplugar totalmente, ainda mais agora que inventaram o smartfone (risos). Mas consigo um tempinho para curtir a família sim. É importante, até mesmo para um bom rendimento no trabalho.

Urbano Salles


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?