00:00
21° | Nublado

Maratona Cultural comemora 10 anos e terá centenas de atrações pela cidade
Um dos maiores eventos multiculturais de Santa Catarina oferece programação gratuita nos dias 22, 23 e 24 de março

Em 2023, a caminhada cultural será uma das atrações na Maratona Cultural e na edição de 2024 será novamente atrativo para os participantes (Crédito da foto: Vitoria Drescshler)

Publicado em 14/03/2024

A capital catarinense se prepara para a décima edição da Maratona Cultural de Florianópolis, um dos eventos mais aguardados no calendário cultural da cidade, entre os dias 22 e 24 de março. Com entrada gratuita, a Maratona se espalhará por 15 bairros, ocupando 81 espaços com um total de 379 ações culturais. A iniciativa celebra os 351 anos de Florianópolis, homenageando a renomada artista plástica catarinense Eli Heil, em um gesto de reconhecimento à sua contribuição para a arte do Brasil.

A Maratona Cultural se espalha por diversos bairros, englobando a diversidade e a riqueza cultural da cidade. No Centro, o coração histórico pulsa com atividades que resgatam a memória, identidade local e é onde concentra a maior parte das atividades, com destaque para a Arena Claro que transformará o Parque Metropolitano Francisco Dias Velho, no Aterro da Baía Sul, em uma grande palco inédito e que recebe o nome da homenageada da edição, Eli Heil. Além do centro, a Trindade, Itacorubi, Agronômica, Santo Antônio de Lisboa, Coqueiros, João Paulo, Jurerê, Lagoa da Conceição, Campeche, Santa Mônica, Ponta das Canas, Monte Serrat, Córrego Grande e Saco Grande, unem-se para celebrar a cultura em uma maratona que promete envolver, emocionar e conectar a comunidade e visitantes numa experiência inesquecível pela ilha.

 

Na região do Centro, a Exposição "Quando o corpo finalmente encontra lugar" ficará até o dia 26 de abril (divulgação)

 

Programação Variada

A Maratona Cultural tem diversas atividades, como apresentações de teatro, shows musicais, blocos de carnaval, exposições de arte, visitas guiadas, mostras de dança, exibições de documentários, mostras de clipes catarinenses, rodas de conversa e intervenções artísticas. Este leque amplo de atividades visa atender a todos os gostos e idades, promovendo a cultura em sua mais rica diversidade. Acesse AQUI a programação complete

Na Arena Claro, a abertura do evento contará com a energia contagiante da banda Dazaranha e da cantora baiana, Pitty. O sábado (23), dia do aniversário da cidade, será marcado pela apresentação da banda nacional Pato Fu, com o espetáculo Música de Brinquedo, seguida pela grande atração, o show da cantora Maria Rita no domingo, encerrando os três dias de festividades com chave de ouro.

Paula Borges, presidente do Instituto Maratona Cultural, destaca: "A Maratona Cultural de Florianópolis é uma verdadeira celebração da nossa identidade e diversidade cultural. Ao longo de dez edições, temos o orgulho de promover o acesso gratuito à cultura, contribuindo para o desenvolvimento cultural sustentável da nossa cidade. A programação é composta por artistas oriundos de 7 estados, sendo 13 de cidades catarinenses e 10 de outras cidades do Brasil, o que endossa uma dos nossos principais propósitos: valorizar a produção artística de Santa Catarina”.

Eventos como a Maratona Cultural de Florianópolis desempenham um papel crucial na valorização da cultura brasileira, reforçando a identidade local e incentivando o turismo cultural. Essas celebrações proporcionam entretenimento e lazer para a comunidade e também oferecem uma plataforma para artistas locais apresentarem seu trabalho, promovendo a economia criativa e o desenvolvimento sustentável.

A décima edição da Maratona Cultural de Florianópolis é um tributo à vitalidade e resiliência da arte brasileira, um convite à celebração e um lembrete da importância de valorizar e preservar o nosso rico patrimônio cultural por meio do diálogo e reflexão de temas contemporâneos através da arte. A cidade de Florianópolis, com sua beleza natural e vibrante cena cultural, prova ser o cenário perfeito para essa grandiosa celebração da arte e da cultura.

 

Da redação

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045