00:00
21° | Nublado

Cidade do sapateado: mais de 30 apresentações gratuitas abrem oficialmente o Floripa Tap
Festival terá 17 espetáculos e eventos abertos ao público e a tradicional Noite de Gala

Mostra de dança no Floripa Airport tem também performance de grandes sapateadores e de música instrumental. Na foto, Marina Coura, idealizadora do festival, coreógrafa premiada e diretora da escola Garagem da Dança (Foto: Sabrina Stahelin) **Clique para ampliar

Publicado em 19/04/2023

Uma apresentação musical com performance de sapateadores com destaque no cenário internacional, e uma mostra de dança com 32 coreografias abrem oficialmente, nesta quarta-feira, 19, o 12° Floripa Tap. As apresentações são gratuitas e acontecem a partir das 19h, no Boulevard 14/32, no Floripa Airport, reunindo sapateadores e companhias de Santa Catarina e vários estados do Brasil.

Na abertura, às 19h, os músicos Luiz Gustavo Zago (piano), Rodrigo Paiva (bateria) e Tiê Pereira (contrabaixo) executam ao vivo a trilha sonora para performances dos sapateadores Daniel Borak, Lucas Santana e Marina Coura, idealizadora do festival, coreógrafa premiada e diretora da escola Garagem da Dança. O sapateador suíço Daniel é uma das estrelas internacionais do evento. Lucas fazia parte da Cia Trupe Toe, fundada por Marina em Florianópolis, e hoje integra o elenco da companhia Music From The Sole, em Nova Iorque.

Logo após, às 20h, começa a mostra de dança. As 32 coreografias foram selecionadas por curadores do festival e contemplam apresentações solo e em grupo. Entre os inscritos na mostra estão o Ballet Márcia Lago e o Grupo Raça, ambos de São Paulo, a Garagem da Dança e a Cenarium Escola de Dança, de Florianópolis.

Noite de gala

A 12ª edição do Floripa Tap terá 17 espetáculos e eventos gratuitos ao público, com intérpretes de libras, e 37 oficinas, workshops e masterclass para aprimoramento da dança e profissionalização de técnicos que atuam na montagem de espetáculos. O destaque do festival é a Noite de Gala, no Centro Integrado de Cultura (CIC), neste sábado, 22, reunindo os sapateadores internacionais, artistas do Brasil com trabalho reconhecido no mundo e grupos de dança de vários estados. Único evento pago, os ingressos estão à venda na Blueticket.

Confira os destaques da programação:


» ESPETÁCULOS GRATUITOS NO FLORIPA AIRPORT

19 de abril, quarta-feira
 

19h - Luiz Gustavo Zago + sapateadores convidados:  Daniel Borak (Suíça), Lucas Santana, Marina Coura e Yasmin Bogo
20h - Mostra de Dança

20 de abril, quinta-feira
 

19h - Ana Rosa e Chico Martins
20h - Espetáculo “Vida” – grupo Jovens de Coração
20h30 - Espetáculo “Tap, a história” – grupo Blacks on Tap
21h - Espetáculo “Se não agora, quando?” - Cia Trupe Toe
Os espetáculos terão intérprete de libras

21 de abril, sexta-feira

18h - Leandro Fortes Trio

19h - Roda de Choro Mulheril
21h - Dandara Manoela

23 de abril, domingo

19h - Grupos convidados e espetáculos
20h30 - Samba com Veronica Kimura


» JAM SESSION NO SESC CACUPÉ


22 de abril, sábado

13h - Jam Session com músicos e sapateadores convidados

 

» NOITE DE GALA NO CIC – 22 de abril, sábado


Grupos e Companhias: Blacks On Tap, Grupo Raça, Based in BXD, Escola Nossa Senhora das Graças, Garagem da Dança, Cenarium.

Principais sapateadores: Maud Arnold (EUA), Daniel Borak (Suíça), Martina Konecna (República Tcheca), Marina Coura, Lucas Santana, Ana Gori e Hugo Oliveira.

Principais músicos com trilha ao vivo: Claudia Rivera no piano, Addia Furtado na percussão, Dandara Manoela na voz, João Peters no baixo e Marissol Mwaba (convidada especial)

 

» DEBATE: Dança em diáspora: colonialidade e branquitude

19/4 – Quarta-feira, 11h
Participação:Ana Gori |Marina Coura | Hugo Oliveira | Lucas Santana
Local: Casa São José
Rua Marcos Aurélio Homem, 566, Serrinha

21/4 – Sexta-feira, 17h30
Participação: Ana Gori | Cauane Maia | Hugo Oliveira | Lia Vainer
Local: Hotel Sesc Cacupé


» OFICINAS

Serão 37 oficinas, workshops e masterclass com ênfase em sapateado, mas incluindo outras modalidades de dança, como house e afrofunk. Nesta edição o Floripa Tap também inova ao oferecer oficinas buscando a profissionalização técnica para a produção de espetáculos, com aulas sobre elaboração de projetos, iluminação cênica e sonorização. Algumas oficinas são gratuitas ao público, como as de sapateado para iniciantes. Marina Coura também dará aulas de sapateado em uma oficina para surdos. Acesse a programação: https://floripatap.com.br/o-floripa-tap/programacao-2023/ 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br