00:00
21° | Nublado

Mais de 3 mil caminhões em sedimentos são retirados de canais artificiais de drenagem
Montante de mais de 30 mil metros cúbicos, composto principalmente por areia, dificultava escoamento e podia ampliar chance de inundações

A areia, misturada com matéria orgânica, acumula no leito e impede o escoamento adequado no corpo hídrico (Foto: PMF/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 01/03/2023

Foram retirados 31.061,78 metros cúbicos de sedimentos acumulados nas margens e fundo de canais artificiais de drenagem na região de Canasvieiras, no norte de Florianópolis, em intervenção ampliada ao longo do mês de fevereiro. Isso equivale à capacidade de 3 mil caminhões caçamba, ou ainda, 7,5 dragas como a utilizada no alargamento da faixa de areia da praia dos Ingleses.

“O cuidado com a drenagem é um compromisso que assumimos através do Pacto pelo Saneamento. Em extensão, quatro quilômetros de fluxo de água foram liberados e as ações vão ganhar ainda mais fôlego em março, já que a fase mais demorada, caracterizada pelo estudo das necessidades de cada canal e limpeza das margens, estamos finalizando", frisa o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga. 

O principal sedimento encontrado nos canais é a areia, misturada com matéria orgânica. Acumulada no leito, o material impede o escoamento adequado no corpo hídrico, principalmente em dias de chuva intensa. "Se nada é feito, os canais transbordam com mais facilidade, causando transtornos para as comunidades do entorno. A atenção é permanente", reitera Fábio. 

Jurerê Night Run vai encerrar o verão 2023 com corridas e em grande estilo

Além da limpeza, os sistemas passaram por batimetria, antes e depois das intervenções. Com o procedimento, que mede a profundidade, as equipes conseguem acompanhar a evolução das condições dos canais, observando de perto os resultados trazidos pelas ações empreendidas pela Prefeitura.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br