00:00
21° | Nublado

Jorginho recusa convite de Dória. E mais!

João Dória e Jorginho Mello (Fotos: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 03/05/2023

Convite negado   

   Ao contrário do que postaram alguns grandes veículos de comunicação nesta semana, o governador Jorginho Mello recusou o convite do ex-governador de São Paulo, João Dória, para o evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Nova Iorque. 
A informação atualizada é da assessoria de comunicação do Governo de SC. Não é surpresa para ninguém que Dória é um dos maiores desafetos de Bolsonaro que, por sua vez, tem em Jorginho um de seus maiores aliados.

 

Bastião bolsonarista 1

  Com grande destaque, a “Folha de S. Paulo” chamou a atenção, segunda-feira, por reportagem dizendo que "Santa Catarina vira principal bastião do bolsonarismo após derrota nacional". Alguns leitores reagiram, como o paulistano Vinicius Chaves: “Com todo o respeito, sei que há lá pessoas dignas, honestas e trabalhadoras, mas está aí um dos lugares que só boto o pé se for obrigado. Por opção jamais”.

 

Bastião bolsonarista 2

   Mário Garcia, de Florianópolis, escreveu: “A par de ser um dos Estados mais desenvolvidos do Brasil, opção de residência e vida de migrantes de todo país, abriga, sim, uma sociedade tradicionalmente conservadora que, como quase metade do eleitorado brasileiro, não esqueceu dos erros e malfeitos dos governos petistas. A pecha de que se trata de um abrigo de nazistas é, certamente, uma bobagem”. Duas opiniões que merecem reflexão.

 

Guerra digital

    Governo e oposição se preparam para a batalha digital que se travará na CPMI de 8 de Janeiro no Congresso. Não há ninguém de SC escalado na parte do governo, mas na oposição, sim, ainda numa espécie de suplência. São os senadores Jorge Seif (PL) e Esperidião Amin (PP), que estão no ranking dos 15 mais influentes nas redes sociais, conforme monitoramento da Genial/Quaest. Seif está em 10º e Amin em 12º. Na cabeça, Renan Calheiros (MDB-AL).

 

Privilégio

   O Ministério Público e o TJ-SC não gostaram nem um pouco e mandaram fazer apuração imediata, diante de informação de que o prefeito afastado de Tubarão, Joares Ponticelli, estaria recebendo visitas na cadeia de Criciúma, onde está preso. Querem a lista de quem esteve com ele.

 

Sumiço

   O governo estadual, especialmente o dedicado pessoal da Saúde, não esconde a decepção: cerca de 30% das pessoas listadas e agendadas para fazer cirurgias eletivas, todas programadas, não aparecem nos hospitais e clínicas e não dão nenhuma satisfação ou explicação. Exceções à parte, não há como qualificar tão egoísta atitude, já que muitos deixaram de ser atendidos. Não há um regramento sobre como proceder sobre isso. Mas deveria, e urgente. Que tal empurrá-las para os confins da fila ou mesmo não mais atendê-las? É o que merecem.

 

Futuro de Moisés

   O ex-governador Carlos Moisés sabe que tem um potencial enorme para permanecer na política catarinense, e no andar de cima. Como presidente do Republicanos em SC, seu planejamento político futuro tem 2026 como meta. Voltar a disputar o Executivo estadual ainda está em segundo plano; por enquanto e mais modestamente, se contenta se conseguir disputar uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados.

 

Segurança escolar

   Nesta quarta-feira a Assembleia Legislativa promove o primeiro encontro do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), para discutir as diretrizes e calendário de atividades do projeto de lei legislativo, que está sendo construído de maneira conjunta com 24 entidades. É importante destacar o que diz o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB): “Além da questão da segurança, vamos também debater sobre as causas dos atos violentos; precisamos encontrar a raiz do problema, dar atenção a questões pedagógicas e de saúde mental e agir principalmente na prevenção”. Bem melhor assim que só pensar em segurança armada no ambiente escolar.

 

Prêmio

    O escritor baiano Cyro de Mattos acaba de receber o Prêmio Internacional Casa de las Américas pelo livro "Infância com Bicho e Pesadelo e Outras Histórias". Recebeu os parabéns do catarinense Deonísio da Silva, que foi agraciado com o mesmo prêmio em 1992, como o romance "Avante, soldados: para trás", atualmente incuido no Programa Nacional do Livro Didático, programa do  Ministério da Educação do Brasil que avalia e distribui milhares de livros didáticos, pedagógicos e literários.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?