00:00
21° | Nublado

Hoje no Raul: Sem sinal | Palavra do momento | Uso de drogas | Internação compulsória e muito mais!

O humor de E Carlos e a nova palavra...***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 13/02/2024

Palavra do momento

   A palavra do momento no Brasil é “macetar” ou “macetando”. Conforme os dicionários, é dar ou bater com o macete em algo. E o que é macete? É o mesmo que maço pequeno, embrulho, instrumento que usam os escultores que trabalham em madeira, pequeno conjunto de coisas ligadas, formando um volume, ou encerradas no mesmo invólucro. Também pode significar truque, manha.

 

Sem sinal

   As empresas de telefonia celular em SC ainda pecam bastante quanto à qualidade do serviço que prestam a milhões de consumidores. No percurso entre Florianópolis e Joinville, por exemplo, há 10 pontos sem nenhuma recepção do sinal.

 

Uso de drogas 1

    O deputado estadual Delegado Egidio Ferrari protocolou semana passada um projeto de lei para multar em R$ 1.521 quem estiver fazendo o uso de drogas em ambientes públicos em SC. Serão necessários milhares de fiscais para fazer a lei valer, se for sancionada.  Só na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, uns 10 no mínimo. Quem caminha ou passeia naquela passarela, a qualquer hora do dia e da noite, é recepcionado com aqueles “perfumes” bem característicos, exalados de grupos de fumantes , normalmente jovens, em total descontração.

 

Uso de drogas 2

   A propósito, um projeto de lei do deputado Ivan Naatz (PL), também começou a tramitar no Legislativo estadual. Além de ações de proteção e prevenção ao consumo de drogas, prevê que a internação terapêutica poderá ser realizada por pedido do próprio dependente químico, por laudo médico, ou a pedido de familiares e profissionais de saúde, de assistência social, e também corpo de bombeiros.

 

Berro

  Aquele que foi um dos vereadores mais polêmicos de Florianópolis, Juarez Silveira, ou Juju Silveira, como é conhecido, está botando a boca no trombone via redes sociais. Diz que enquanto Balneário Camboriú recebe muitos navios de turismo desde janeiro até agora,   Florianópolis recebe também, mas ônibus da Bahia, para seus passageiros ocuparem as praças. Pior, para ele, é que se verá em breve uma tribo em pleno o Aterro da Baía Sul, junto ao Centro da Ilha de SC, com uns 500 indígenas. Se pergunta: Quais os próximos ocupantes que virão pra Floripa?

 

Novo santo 1

  A Igreja Católica de SC está totalmente empenhada um uma missão: conseguir a beatificação de Marcelo Henrique Câmara, jovem nascido em Florianópolis, estudante de Direito, professor, promotor de justiça e catequista, morto em 2008, aos 28 anos, de câncer.

 

Novo santo 2

   Seu processo está desde 2019 na Congregação para as Causas dos Santos, órgão responsável pelas canonizações, em Roma, que já concedeu o chamado “nihil obstat” (nada consta), que garante não haver impedimentos por parte da Santa Sé para a abertura do processo que eleva os religiosos à condição de “Servo de Deus”. Em abril será inaugurado um memorial com seus pertences no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro dos Ingleses, no extremo-norte da Ilha de SC.

 

Exceção solidária 

   Os governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), todos de oposição, evitaram dar declarações públicas sobre a operação da Polícia Federal que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro. A exceção é Jorginho Mello, que veio a público dizer que ação procurou “pelo em ovo”.

 

Inconstitucionalidade

   O advogado do Psol de SC, Rodrigo Sartoti, protocolou no Supremo Tribunal Federal uma arguição de descumprimento de preceito fundamental contra os decretos e medidas que tentam impedir a vacinação infantil da covid-19 em SC. A inconstitucionalidade, argumenta, envolve o governador Jorginho Mello e 31 prefeitos que adotaram medidas para desobrigar a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para matrícula nas escolas públicas.

 

Eficiência

   Passou a ser de invejáveis 77,17%, nos últimos cinco anos, o índice de resolução de homicídios em SC, que dá ao Estado a primeira posição dentre os 26 e o Distrito Federal.  Pouco? É equipável aos do Canadá e Holanda.  A meta da Polícia Civil de SC é atingir 89%. É o percentual de resolução de crimes da Austrália.

 

Internação involuntária

 

 Diante do anúncio da Prefeitura de Florianópolis em adotar a internação psiquiátrica como política pública para a população local em situação de rua,  a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado de SC se apressaram em emitir recomendação para que o município de Florianópolis não leve a ideia adiante. Recomendam, “contra a lógica segregacionista” de internação,

priorizar o tratamento ambulatorial. Mas se até isso a Justiça chegou a impedir? Fazer o que então? É mais um assunto onde sobram vaidades e falta um mínimo de bom senso.

 

 

Rui Barbosa

 

  Leitor relembra notável lição de Rui Barbosa acerca da decisão do ministro Dias Toffoli de perdoar multa de R$ 10,3 bilhões de corrupção do grupo J&F estabelecida em acordo de leniência: “Não é das leis a culpa de nossos males. De leis não é que necessitamos para os corrigir. O que nos míngua é a consciência, a cultura do dever, a capacidade cívica, a inteireza moral. E dessa lacuna, todas as leis são inúteis”. Lapidar.


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?