00:00
21° | Nublado

Hoje no Raul: Desafio feminino | Eficiência policial | Mapa da fidelidade e muito mais!

O desafio feminino visto pela ótica do chargista Ed Carlos. ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 16/02/2024

Desafio feminino

   Fala-se muito, a propósito das eleições municipais deste ano, da necessidade de eleger mais prefeitas e vereadoras e se ter, a partir disso, um mínimo da chamada paridade de gênero na política e na administração dos municípios. O desafio é ainda enorme, a começar pela realidade que existe hoje nas capitais. Nenhum Legislativo municipal das 26 capitais brasileiras tem mais de um terço de mulheres. A melhor representatividade feminina é na Câmara de Porto Alegre, com 30% das cadeiras, enquanto em João Pessoa há apenas uma. Em Florianópolis é de 21,74%, com cinco mulheres dentre os 23 legisladores atuais.

 

Exceção solidária 

   Os governadores Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Ratinho Júnior (Paraná), Romeu Zema (Minas Gerais) e Tarcísio de Freitas (São Paulo), todos de oposição, evitaram dar declarações públicas sobre a operação da Polícia Federal que mirou o ex-presidente Jair Bolsonaro. A exceção é Jorginho Mello, que veio a público dizer que ação procurou “pelo em ovo”.

 

Eficiência

   Passou a ser de invejáveis 77,17%, nos últimos cinco anos, o índice de resolução de homicídios em SC, que dá ao Estado a primeira posição dentre os 26 e o Distrito Federal.  Pouco? É equipável aos do Canadá e Holanda.  A meta da Polícia Civil de SC é atingir 89%. É o percentual de resolução de crimes da Austrália.

 

Mapa da fidelidade

   Deputados de Piauí, Bahia e Maranhão são os que mais apoiam Lula na Câmara dos Deputados. Na outra ponta, Mato Grosso, SC e Rondônia foram os mais oposicionistas em 2023, conforme ranking do “Estadão”.  Seus votos reproduzem, de forma quase idêntica, o mapa eleitoral do segundo turno da disputa presidencial de 2022.

 

Legado negativo 1

   A blumenauense Ana Moser deixou um legado negativo no Ministério do Esporte, de onde foi humilhantemente defenestrada: insistiu em dizer que eSports (esportes eletrônicos), não são esportes. Pois foi a partir de sua crítica que a Confederação Brasileira de Games e eSports reagiu a ponto de o Brasil iniciar não só discussões para regulamentação no Congresso como sediar seletivas do campeonato mundial, em dezembro na China e a Copa do Mundo de Counter-Stricker 2, em abril no Rio. E pleiteia sediar os primeiros Jogos Pan-Americanos de eSports e Games, entre outubro e novembro, em Brasília.

 

Legado negativo 2

   André Fufuca, o sucessor de Ana Moser no ministério, é um entusiasta do e-Sports como atividade esportiva. Tanto que a pasta terá uma secretaria nacional ainda neste ano. Diz que ou o ministério se atualiza às novas transformações ou ficará segurando vela no passado. Verdade.

 

Força motriz

   Conversa que se ouve em algumas das mais altas rodas, de gente que faz conta em centenas de milhões: se Goiânia tem hoje a maior valorização nos preços do metro quadrado de imóveis residenciais para venda entre as capitais brasileiras, fora delas quem detém a liderança é Balneário Camboriú. Mas um detalhe importante as distingue, que não vem a público, é que na capital goiana quem movimenta o mercado imobiliário é o agronegócio. Na pretensa Dubai tupiniquim cresce cada vez mais a percepção que o segmento que dá força maior é o de lavanderia. Naquele outro sentido, que não é o que se diz do estabelecimento onde se lavam roupas.

 

Enganação

   Prospera também em SC a mania de trocentos dos ditos “influencers”  que, regiamente pagos, indicam lugares supostamente “secretos” ou “escondidos”, como bares, restaurantes, boates e até inferninhos, como a intenção de dar a eles um ar de  “exclusividade”. Ali é que está o perigo. Em 90% dos casos, tudo enganação, verdadeiras arapucas.

 

Na tampa!

  Bernardo Mello Franco, em “O Globo”  acertou no alvo ao dizer que “no carnaval, golpistas de Bolsonaro poderiam sair no bloco dos trapalhões. A conspiração contra a democracia uniu coronel assustado, político que escondia pepita de ouro e chefe de espionagem que falava demais”. Perfeito.

 

Frustração

  Leitor joinvilense manda o drama que vive no momento por já ter acreditado na Polícia Federal, no Poder Judiciário e nos principais meios de comunicação durante a Operação Lava Jato e que agora vê quase tudo reprisado com o nome de Operação Tempus Veritatis. Confessa que já teve seu herói, Sergio Moro, e que resiste em adotar outro, como Alexandre de Moraes. Uma verdade que ele expressa é que todos estão fartos de ver uma Polícia Federal só preocupada com holofotes e ser aplaudida por jornalistas nada isentos.

 

Herança

   O bilionário Bill Gates, dono da Microsoft, que ocupa o sétimo lugar no grupo dos homens mais ricos do mundo (US$ 124,5 bilhões, ou R$ 617 bilhões), decidiu que seus herdeiros terão apenas 1% de sua herança. Algum exemplo no Brasil ou em SC? Sejamos honestos: os ricos brasileiros não doam nada ou quase nada; o que fazem é passar para filhos (e quantos exemplos há aqui e ali) que, não raro, tem uma característica: não trabalham.

 

Vingança

   O enrolado prefeito de Laguna, Samir Ahmad (sem partido), não mediu as consequências ao não responder aos mais de 80 pedidos de informação dos vereadores. Resultado: o Legislativo criou mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito para tirar a limpo vários malfeitos do Executivo.

Leia também: Paulinha quer proibir celular em sala da aula

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?