00:00
21° | Nublado

Hoje no Raul: Climão da ausência | Repúdio a torcedores do Avaí | Saúde mental I e II | SC: Modelo Nacionalizado e muito mais!

Nota repúdio vista pelo cahrgista Ed Carlos *** CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 31/01/2024

Climão

   Continuam os ecos decorrentes da inesperada ausência do governador Jorginho Mello, sexta-feira, nos atos, em Florianópolis,  envolvendo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A diplomacia da  apolítica Federação das Indústrias (Fiesc), onde o evento ocorreu, entrou em ação para tentar aliviar os ruídos com Brasília.

 

Repúdio

   Agiu prontamente a direção do Avaí em emitir nota para pedir desculpas e repudiar o comportamento de alguns de seus torcedores que no jogo contra a Chapecoense, domingo, na Ressacada, fizeram  gestos provocativos imitando a queda de um avião. Insensatez e crueldade.  Lógico, o vídeo ganhou as redes sociais e agora é exibido em todo o mundo. Repúdio é pouco. Tais torcedores merecem ser banidos de qualquer estádio, para sempre.

 

Antes de... 1

    Antes de apresentar projeto de lei de sua autoria que que prevê a internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua,  por meio de um programa estadual de prevenção e combate às drogas, aconselha-se ao bem intencionado deputado estadual Ivan Naatz (PL) a consultar-se com o maior número de entendidos possível e decidir se vale à pena seu esforço.  É que o histórico dessas iniciativas tem revelado que os tais “entendidos” são os que mais se desentendem no assunto. E em muitos casos, por vaidades.

 

Antes de... 2

  Como divulgado, a prefeitura de Florianópolis vai tentar aprovar nos próximos dias, em seu Legislativo, projeto do prefeito Topázio Neto para viabilizar a internação involuntária, sob o argumento de “proteger o direito coletivo da comunidade”. Um expert destes já se antecipou afirmando que o que vale é o direito individual. Vamos ver no que vai dar.

 

Saúde mental 1

   Mais um levantamento do Tribunal de Contas do Estado trás à tona uma realidade triste: embora 289 (97,97%) dos 295 municípios catarinenses possuam Plano de Saúde Municipal, apenas 84 (28,47%) deles contam com programas destinados aos cuidados com a saúde mental da população.  Ações de prevenção ao suicídio, por exemplo, são muito raras.

 

Saúde mental 2

   Quanto a serviços especializados e internação hospitalar em saúde mental, o diagnóstico revelou que apenas 14 municípios tem leitos para este fim em hospitais próprios. A maioria, 243, informou que tem dificuldades enormes  na disponibilização de vagas com tal finalidade em hospitais gerais.

 

Modelo nacionalizado 1

  Inédito no país, o programa Novos Caminhos, do TJ-SC, será replicado em todos os TJs estaduais e do Distrito Federal, conforme resolução assinada semana passada pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça, e ministro do STF, Luís Roberto Barroso, que deu prazo de seis meses para início de implantação.

 

Modelo nacionalizado 2

  O programa atende crianças e adolescentes abrigados e egressos das unidades de acolhimento, com idade igual ou superior a 14 anos. Criado por meio de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e o TJ-SC, oferece formação educacional, capacitação profissional e atendimento psicológico.  Prepara-os para a vida adulta. É uma das mais expressivas  ações sociais que se faz hoje em SC.

 

Urnas 2024

   Cidade que acaba de assumir liderança econômica em SC, Itajaí passa a despertar muita atenção dos políticos.  E do governador Jorginho Mello, evidentemente, que passou a dar atenção especial à ela  quanto às eleições deste ano. Teve conversa  com o deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que sempre teve suas bases eleitorais e políticas em Jaraguá do Sul e região  e agora quer ser prefeito de Itajai. Jorginho quer uma forma de engajar seu PL nisso.

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?