00:00
21° | Nublado

Hoje no Raul: Ser visto e lembrado | Floripa Airport 'decolando' | Fumantes do cigarro eletrônico e muito mais!

O ser visto no humor de Ed Carlos. **Clique para ampliar

Publicado em 07/02/2024

Ser visto 1

   A troca do comando da área de comunicação pelo governador Jorginho Mello deu-se por vários motivos. Um deles era que apesar das grandes conquistas de seu primeiro ano de governo, reconhecidas no Estado, não estavam -e ainda não estão – sendo vistas ou percebidas pela mídia nacional.  A propósito, é preciso destacar que os maiores jornais não têm dado importância maior a ele simplesmente por ser bolsonarista. Esse vínculo é dado, especialmente por “O Globo” e “Folha de S. Paulo”, toda vez que se referem a ele, com viés pejorativo e até irônico.

 

Ser visto 2

  A propósito, Jorginho está sendo notícia nacional, nas últimas horas por resolver que as instituições de ensino não precisam exigir a carteira de vacinação no ato de matrícula. A medida contraria o governo federal que, em janeiro deste ano, incluiu o imunizante da covid-19 no plano obrigatório previsto para crianças de até cinco anos de idade.

 

Ser visto 3

   Recentemente, Jorginho  também revogou um decreto estadual que obrigava a vacinação de professores. Sete prefeitos estão seguindo o governador até agora, desobrigando a vacinação: Blumenau, Joinville, Brusque, Criciúma, Chapecó, Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú. Os Ministérios Publico Estadual e Federal estão preparando ações.

 

Decolagem

   O aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, fechou 2023 com a pior avaliação de qualidade dos serviços em uma lista de 12 concedidos à iniciativa privada, conforme divulgou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Pelas suas regras, o índice máximo de qualidade é de 2% e o mínimo -7,5%. O Floripa Airport ficou empatado com o de Fortaleza na melhor posição, com 1,8%. Guarulhos ficou na pior, 0,47%.

 

Nas redes sociais

Circulou pelas redes sociais de um jornal fora da Capital, uma notícia que segundo o deputado Marquito (PSOL) é no mínimo difamatória e de má fé contra seu mandato. E que não condiz com a verdade.

E Marquito esclarece 

- Ela induz a interpretação que eu estaria "alugando" meu próprio carro. O valor citado pela notícia é referente ao uso de transporte oficial do mandato e todo gabinete durante todo o ano, incluindo gastos com combustível e manutenção, pedágio e outros gastos.O valor é pago a todos os parlamentares que utilizam veículo próprio. Dos 40 deputados, 39 utilizam o valor".

 

Não

   Diante da manifestação dos criciumenses, que através de pesquisa se manifestaram contrários (90% deles) ao aumento do número de vereadores, dos atuais 17 para 21, o prefeito Clesio Salvaro (PSD) ordenou a seus aliados que desistam, agora, de tal ideia. Percebeu que se for adiante será um desastre para as pretensões eleitorais de candidatos a prefeito e vereador. Realmente, um suicídio político, pelo menos no momento.

 

Urnas 2024

   O PL, que tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, decidiu que lançará 14 deputados como candidatos à prefeituras de Norte a Sul do país. De SC há apenas um nome: Julia Zanatta, em Criciúma.

 

Toffoli

  Ver, ouvir e ler as decisões do inqualificável ministro “supremo” Dias Toffoli faz lembrar célebre discurso feito no plenário do Senado em 1914 por Rui Barbosa. Uma frase se tornou célebre e se mantém atualíssima: “De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

 

Influência negativa

   Milhões de brasileiros se deixam levar por milhares de “influenciadores” e “influenciadoras” que, mediante pagamentos, fazem loucuras, mas só depois se sabe das suas funestas consequências, neles ou em quem lhes deu crédito. Duas, só de ontem: uma perdeu parte do lábio após fazer procedimento com substância proibida; outra submeteu-se um procedimento arriscado em termos de saúde para ficar com o pescoço mais fino.

 

Distância

  Lê-se que crime e violência elevados estão afastando investidores e fazem o Brasil deixar de crescer 0,6% do PIB, conforme estudo do  Fundo Monetário Internacional. Faltou mais um motivo: a insegurança jurídica. Que país é esse onde um membro da corte suprema, em duas decisões monocráticas, perdoa R$ 18 bilhões de multas de empresas corruptas que confessaram seus crimes e fizeram acordos na Operação Lava Jato?

 

Foi

  Foi-se o tempo em que os catarinenses mais bairristas gostavam de dizer e se orgulhar do fato de terem nascido aqui algumas empresas que se tornaram gigantes no Brasil e no mundo. Foi-se. Foram compradas por outras maiores e viraram até multinacionais. O negócio desses dias envolve a centenária Hering, cujos donos, a Arezzo & Co e o Grupo Soma, selaram  acordo, envolvendo 22 marcas, para formar uma gigante do varejo de moda cujo valor de mercado é estimado em R$ 12 bilhões.

 

Inversão de valores

   Difícil de acreditar, mas é verdade. O orleanense, ator e apresentador Rodrigo Hilbert postou em rede social, sábado, uma bicicleta que fez para a filha, Maria. Habilidoso e com fama de saber fazer muitas coisas, recebeu comentários nada elogiosos. Pelo contrário; muitos foram revoltados com mais uma habilidade do apresentador. Despeito puro.

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?