00:00
21° | Nublado

A Heroína da Pátria é de SC. E mais!

Zilda Arns (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 26/04/2023

Heroína da pátria

   O presidente Lula sancionou a lei federal 14.552/23, que inscreve o nome de Zilda Arns Neumann no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O texto foi publicado segunda-feira no Diário Oficial da União. Zilda Arns nasceu em Forquilhinha, ao lado de Criciúma, em 1934. Em 1983, fundou a Pastoral da Criança. Foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 2010, vítima de um terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti. A lamentar que em seu Estado natal haja uma absurda e incompreensível insensibilidade quanto à sua memória. Qual o pecado em dar seu nome a novas escolas, hospitais, creches?

 

Cultura da paz

   Um grupo ampliado interdisciplinar, com representação de diversas entidades e intenso cronograma de atividades, apoio técnico e foco específico, sob coordenação do Legislativo de SC, promete apresentar, até agosto, um projeto com viés pedagógico e a defesa da cultura da paz e não violência no Estado. As ações de inteligência no combate ao crime e ao mau uso das redes sociais serão valorizadas com participação do Ministério Público. O apoio de profissionais qualificados do serviço social, psicologia e psiquiatria estão no foco do grupo técnico que irá estruturar o projeto. Que venha, o mais rápido possível.

 

Distância

    Para o jornalista criciumense Adelor Lessa, o deputado federal Daniel Freitas, um dos congressistas mais íntimos de Bolsonaro, disse que tão cedo o ex-presidente não virá a SC. O fará somente quando tiver um esquema de segurança que garanta a vinda e a vida dele. E motociatas, na sua avaliação, agora representam um risco muito grande. Sabe o que diz.

 

Tudo bem

   Uma boataria vinha tomando conta de Tubarão quanto ao estado de saúde do prefeito afastado e preso em Criciúma, Joares Ponticellil. Seu filho, Murilo, advogado, teve que vir a público dizer que o pai está em pleno e total gozo de suas faculdades mentais e não têm nenhum temor em relação à sua integridade física.

 

Pegando no pé 1

    Boa parte da grande mídia nacional não só continua fissurada em Bolsonaro, mas também em seu entorno, como agora acontece com o senador do PL de SC, Jorge Seif. Estão sendo publicados perfis de todos os possíveis membros do colegiado e, dele, apenas se destaca ter sido ex-ministro e ter empregado em seu gabinete o filho do ex-presidente, Jair Renan, e o namorado de Letícia Firmo, filha da ex-primeira-dama, Michelle.

 

Pegando no pé 2

   A propósito de Seif: o PL oficializou sua escalação como membro da CPMI de 8 de Janeiro, junto com Magno Malta (PL-ES). Um terceiro nome para as duas vagas era o de Carlos Portinho (PL-RJ), que está afastado do Congresso por problemas de saúde.

 

Detalhe

   Nas prisões, semana passada, feitas em sigilo e reveladas ontem, de 10 membros de grupo neonazista, a Polícia Civil de SC encontrou com eles não só materiais de apologia e munições, como também várias adagas, um tipo de espada curta, e canivetes. Como seriam usadas estas armas deixou os policiais encucados.

 

Explique-se Júlia

    A deputada federal do PL de SC Julia Zanatta (aquela que foi alvo do “cheirão” no cangote do colega da Câmara Márcio Jerry), que publicou em redes sociais foto com metralhadora vestindo camiseta em referência a Lula, terá que se explicar: o Ministério Público Federal deu 15 dias para isso. Quem deu a ordem foi a “discutida” Lindora Araújo, vice-procuradora-geral da República.

 

Psicólogos nas escolas

   Depois do ataque de Blumenau, passou-se a discutir a presença de psicólogos nas escolas de todo país. A informação do Censo Escolar de 2022 é de que o número deles não alcança 0,1% do total de alunos. Em SC eles são 1.654 para atender 2.266.494 estudantes. Dá uma proporção de um para cada 1.370 estudantes. A média nacional é de um psicólogo para cada 1.910 alunos.

 

Seletiva

   No projeto de concessão de bolsas de estudo que o governo estadual ainda vai enviar ao Legislativo constam vários critérios quanto aos eventuais beneficiados, como a comprovação de residir em SC há pelo menos cinco anos e que, para os cursos de Medicina, por exemplo, a renda familiar seja inferior a 20 salários mínimos e de 10 para os cursos de graduação. A intenção é beneficiar realmente quem precisa.

 

Antecedentes

   O colunista Cláudio Humberto conta que, na representação contra o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) pelo “cheirão” no cangote da sua colega de Câmara, a catarinense Júlia Zanatta, o PL, partido dela, cita o caso ocorrido na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o deputado estadual Fernando Cury (Psol), apalpou uma colega. Por isso foi suspenso por seis meses e virou réu por importunação sexual.

 

Conflito

   O deputado estadual Massocco (PL) teme por um conflito logo ali adiante em SC quanto à nova demarcação de terras indígenas proposta pela Funai. Diz ele que SC tem atualmente 2.344 famílias indígenas, donas de 20 mil hectares e que, caso a ação da Funai seja efetivada, eles terão direito a outros 24 mil hectares. Nada demais se a maior parte não fosse em áreas onde hoje estão legalmente estabelecidas 1.223 mil propriedades rurais.

 

Saúde mental

    Nove entre 10 estudantes e professores paulistas relatam esgotamento e ansiedade, conforme pesquisa do Instituto Locomotiva. Uma pesquisa em SC provavelmente não chegaria a números tão alarmantes, mas próximos, com certeza.

 

BBBs

     Na TV brasileira, um dos programas de maior audiência representa e apresenta o que se têm de lixo do lixo. Na política, enojados e estonteados, assistimos a um Congresso onde seus comandantes se engalfinham para ver quem mais tem poder sobre os blocos que estão sendo formados, e que já são chamados BBB: boi, Bíblia e bala.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?