00:00
21° | Nublado

Festival de vaidades | Incentivo à leitura | Confusão à vista

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 16/12/2022

Festival de vaidades

   Sem citar nomes, porque seria desperdiçar espaço, aqui, por serem muitos. Mas não se pode ficar calado diante de um descalabro com o dinheiro do contribuinte. É o custo das trocentas “homenagens” que acontecem, principalmente nesta época do ano.  Há semanas, em Florianópolis, em que tem havido várias delas, com dezenas de “homenageados” e convidados, para receber medalhas, diplomas, comendas, insígnias e outras “honrarias”. O detalhe é que na maioria quem promove são instituições públicas, quando não para jogar confete sobre seus próprios membros, tudo, obviamente, com pompa e circunstância. Isso sem contar o custo com coquetéis, jantares, diárias, hospedagem e alimentação e até com pagamento de horas-extras,  por ser agendadas fora do expediente normal. E quem, no final das contas, paga tão dispensável conta?

 

Ótimo tema

   O hábito da leitura e o perfil dos leitores brasileiros foi o ótimo tema da redação do Vestibular Unificado UFSC/IFSC 2023. Os candidatos tiveram que escolher um dos três gêneros textuais possíveis: uma carta, um manifesto ou uma crônica. Ótimo pelo fato de, muito provavelmente, levar muitos dos mais de 23 mil candidatos a sonhar com o ensino superior, a lembrar (se é que conseguiram chegar a tanto) qual foi o último livro que leram.

 

Magistério

  O atual Plano Nacional de Educação define que até 2024, 90% dos profissionais do magistério devem ocupar cargo de provimento efetivo. É pouco provável que se consiga. Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais de 2021, o Governo de SC tinha apenas 10.022 professores efetivos e 18.916 temporários, uma relação de 24% para e 66%.  Na rede municipal a proporção é um pouco melhor, mas ainda longe do ideal: 27.895 (59%) efetivos e 19.646 (41%) temporários.

 

Magistério I

  A desproporção preocupa demais o MP-SC, que está se reunindo com o o Tribunal de Contas do Estado para discutir uma atuação conjunta de ambos na busca pela valorização do magistério em SC.  Uma das primeiras ações conjuntas é verificar quais municípios ainda não remuneram seus professores respeitando o Piso Nacional do Magistério.

 

Patrocínio

   Era de R$ 12 milhões o patrocínio anual que a brusquense Havan tinha com o Flamengo, agora com contrato encerrado. Dinheiro para exibir a marca nas mangas da camisa do clube. O rubro-negro parece não ter tido maior dificuldade para substitui-lo. Duas marcas novas se apresentaram e uma deve ser anunciada nos próximos dias.

 

Na gaveta

  A propósito, a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), mandou oficio alertando a bancada catarinense no Congresso quanto à suspeitíssima proposta de emenda à Constituição do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que aumenta os poderes do Supremo Tribunal Federal. Na verdade, Calheiros quer fazer média com a Suprema Corte, onde ele tem, há anos, várias ações contra ele, a maioria por corrupção.

 

Confusão à vista

   Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) já disse que uma de suas propostas é regular os clubes de tiro. Será que ele vai entender o que são os clubes de caça e tiro de SC, herança cultural trazida pelos colonizadores europeus? Ou  vai botar tudo no mesmo saco?

 

Atividades físicas

   Este governo estadual teve a brilhante ideia de incentivar a prática de atividades esportivas oferecendo quadras de beach tênis, que permitem vários esportes, nas escolas públicas. Já investiu R$ 3 milhões.

 

Reserva para motos

  Está aí um projeto interessante, da deputada estadual Marlene Fengler (PSD), obrigando a reserva de espaço para o tráfego de motocicletas nas vias públicas de grande circulação das regiões metropolitanas instituídas em SC. Não é ilegal. Está previsto na norma geral do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Inclusão

   Pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 24% da população, segundo o IBGE. Mas há sempre quem faça de tudo para minorar o sofrimento, como faz o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, daqui de SC, que dispõe em seu quadro de colaboradores 65 pessoas com deficiência (auditiva, visual, física e mental) e desenvolve ações de acessibilidade e inclusão junto às suas rotinas de atividade.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?