00:00
21° | Nublado

Exposição de Tercília dos Santos abre nesta terça-feira, 05, na Capital
A Arte Como Conhecimento de Si acontece até 21 de setembro, no Colégio de Aplicação da UFSC

Tercília dos Santos (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 04/09/2023

A partir desta terça-feira, 05, estará aberta à comunidade escolar a “A Arte Como Conhecimento de Si”, da artista plástica Tercília dos Santos. A exposição é resultado do trabalho realizado pela artista com estudantes das turmas de quarto e nono anos das oficinas de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e acontece até 21 de Setembro no Espaço Estético do local.

De acordo com a curadora, Juliana Crispe, a exposição “é um manifesto dos afetos presentes na vida e obra da artista, que tem como aspiração que sua arte chegue às crianças, às escolas, que crie desvios dos espaços institucionalizados da Arte, para que alcance muitas camadas e que, tantas outras crianças possam, também, sonhar em serem artistas. 

Tercília dos Santos

Tercília dos Santos é artista negra catarinense, tem 70 anos e há mais de trinta anos dedica-se à arte. Em 1990 frequentou os ateliês de pintura e desenho do Centro Integrado de Cultura (CIC), onde teve aula com o artista Fernando Lindote que, segundo ela, "me incentivou a pintar do meu jeito, como eu via o mundo".

Na coluna do Urbano Salles: Conira mix de notícias sobre SC 

Ela percebe a arte como um autoconhecimento, da sua infância passada junto com sua família no interior de Santa Catarina, em Piratuba, no oeste catarinense, onde nasceu. Atualmente, mora no bairro Forquilhinha, no município de São José, na Grande Florianópolis.

Exposições

Suas obras são expostas com regularidade em espaços nacionais e internacionais. Ela recebeu duas vezes premiações na Bienal de Arte Naif, em Piracicaba (SP), em 2005, e o Sesc/SC realizou uma exposição de suas obras em 2009, adquirindo todas as obras daquela exposição para seu acervo.

Além disso, tem obra em destaques no livro "Arte Naïf no Brasil", editado pela Galeria Jacques Ardies de São Paulo, e é mencionada, também, no sistema das artes em âmbito internacional. Em 2013, no Museu Cruz e Souza, realizou exposição de suas obras e, no Masc, também organizou uma exposição de suas obras em sala individual.
Além desses espaços de exposição ligados aos museus, expõe na Galeria Jacques Ardies, em São Paulo (SP), na Galeria André Cunha, em Paraty (RJ) e Eu Arte Galeria, em São José (SC).

A Arte Como Conhecimento de Si” faz parte do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura/FCC. 

 

Serviço:

Exposição: 05 a 21 de setembro/2023

Desmontagem 22 de setembro/2023

19 de setembro - Palestra com convidados para estudantes do 9º ano

Local: Espaço Estético Colégio de Aplicação/UFSC

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045