00:00
21° | Nublado

Evitando a formação de um Iceberg
Florianópolis reintegra mais de 600 pessoas em situação de rua de volta às cidades de origem

'Muita gente acha que estamos enxugando gelo, porque a medida que reintegramos essas pessoas de volta, chegam novas. Mas na verdade estamos evitando um Iceberg', diz o Prefeito Topázio Neto. ***CLIQUE PARA AMPLIAR***

Publicado em 17/02/2024

Nos últimos 12 meses, Florianópolis já destinou mais de 670 passagens de retorno para pessoas que estavam na cidade em situação de rua. O trabalho da Prefeitura da Capital consiste em dar assistência a essas pessoas e contatar a família ou serviço social da cidade de origem. A abordagem do município é individual e depende do aceite voluntário.
 
A Maria, com seu filho ainda bebê, é uma das 100 pessoas, apenas em 2024, que o município já reintegrou a sua cidade natal. Ela veio de Porto Alegre depois de uma discussão familiar e estava em situação de rua. Há algumas semanas, depois de abordada por equipes de assistência social, mãe e filho foram para um hotel da prefeitura até serem convencidos a retornar. Eles embarcaram em um ônibus, na última quinta-feira (15), acompanhados pelo prefeito Topázio Neto. 
 
"Muita gente acha que estamos enxugando gelo, porque a medida que reintegramos essas pessoas de volta, chegam novas. Mas na verdade estamos evitando um Iceberg. Imaginem se não tivéssemos feito essas mais de 670 reintegrações", destacou o prefeito Topázio Neto. Ele deixa claro que o trabalho não é "desovar" pessoas de volta, mas fazer um contato para um acolhimento no destino: "sempre que mandamos alguém de volta, é por sua vontade própria, e terá um serviço lhe esperando no destino. Para que não se torne um ciclo interminável"

Veja o VÍDEO do embarque

Leia tambémPaulinha quer proibir celular em sala da aula

Leia também: Ciclone se forma em alto mar com aleta para SC

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!