00:00
21° | Nublado

Equipe da UFSC vence competição nacional de empreendedorismo
Equipe se destacou com solução para supermercado

Reunindo universidades de todo o Brasil, a competição de empreendedorismo incentiva a criatividade, o espírito empreendedor e o trabalho em equipe (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 20/09/2023

Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi a campeã do REUNI CHallenge 2023, que envolveu universidades de todo o país e é considerado o maior evento de inovação aberta do Brasil. A professora Gertrudes  Dandolini, do Núcleo de Pesquisa em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação – IGTI, liderou a equipe Engaja+, formada por estudantes dos cursos de Administração e de Economia da UFSC. Os desafios foram cumpridos ao longo do último final de semana, em Lages (SC).

Reunindo universidades de todo o Brasil, a competição de empreendedorismo incentiva a criatividade, o espírito empreendedor e o trabalho em equipe. Além disso, proporciona uma experiência prática de empreendedorismo aos participantes e premia as ideias mais promissoras com recursos financeiros para auxiliar na sua implementação. A equipe da UFSC recebeu R$10 mil. Os grupos poderiam escolher um dentre 25 desafios reais para proporem soluções.

A professora conta que a UFSC escolheu um desafio aberto intitulado Conecte sua startup ou empresa inovadora ao Supermercado Pinheiro e impulsione o futuro do Varejo. “Após pesquisas com diversos supermercados, funcionários e Associação Brasileira de Supermercados, selecionamos a dor do engajamento dos funcionários e trouxemos uma solução personalizada aos supermercados, que visa trazer o bem-estar dos funcionários”, explica a professora.  “A UFSC se destacou por trazer uma solução que resolve um problema da maioria dos supermercados, com uma solução voltada para as pessoas”, completa.

Fiscalização: Operação integrada vistoria possíveis irregularidades na Transcaieira

Conforme Gertrudes, os quatro dias de competição foram de muitas emoções, aprendizados, e resiliência. “A equipe foi incansável, lapidando a solução e a apresentação do pitch até o último segundo. A apresentação do pitch me emocionou. Não só a mim, mas também os mentores e a banca”, conta. O pitch é justamente o momento de “vender” a ideia.

“Esses desafios trazem a oportunidade dos alunos colocarem na prática seus aprendizados da Universidade. E o desafio de resolver um problema real, sair conversando com pessoas para entender a real dor das pessoas, propor a solução, convencer os mentores e a banca, traz novos aprendizados, engajamento, resiliência, desenvolve competências de trabalho em equipe, do saber ouvir, do se colocar no lugar do outro. Enfim, é uma experiência muito rica, tanto aos alunos quanto aos professores”, sintetiza a professora.

Uma das acadêmicas participantes, Talya Aparecida Zuchi, celebrou a oportunidade de participar do desafio. “Participar do Reuni Challenge foi uma virada de chave, pessoal e profissionalmente falando. Desafios como esses nos preparam ainda mais para o mercado de trabalho e para a realidade em que estamos inseridos”, comenta. Ela conta que, nos dias de evento, conseguiu ver na prática a aplicação de vários conceitos aprendidos em sala de aula. “Somos gratos por poder representar uma das melhores universidades do país em uma competição nacional e conseguir trazer o título de Universidade Mais Empreendedora do País para a UFSC. Com certeza isso transformou nosso olhar para nossa carreira profissional”.

A equipe vencedora tem como integrantes os acadêmicos Bianca Maria dos Santos Gonzaga, Rafael Curtarelli Soccol, Elizeu Raimundo de Oliveira Neto, Rodrigo Cintra de Oliveira e Cunha, Talya Aparecida Zuchi e José Paulo Rodrigues dos Santos.

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045