00:00
21° | Nublado

Educação integral tem baixa adesão em SC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 13/09/2023

Educação integral

  Estranhamente, ao contrário da maioria dos Estados, apenas 52% dos municípios de SC (são 295) aderiram até 23 de agosto ao Programa Escola em Tempo Integral que, conforme a lei federal de julho, que o instituiu, até o próximo ano 50% das escolas públicas devem oferecer pelo menos sete horas de permanência de alunos em suas dependências, ou 35 horas semanais em dois turnos. No ranking por adesão, SC está em 17º lugar. É liderado pelo Distrito Federal, com 100%,  com Mato Grosso em último, com apenas 26%. Explica-se porque o Ceará está dando um banho em desempenho educacional há algum tempo: a adesão ao programa federal abrange 97% de seus municípios.

 

Alice ativista

   Sem mais os encargos de secretária de Estado, a primeira-mãe do tênis brasileiro, Alice Kuerten, continua mais ativista do que nunca na causa da pessoa com deficiência. Anteontem participou de uma roda de conversa na Justiça Federal em SC, em Florianópolis, onde, mais uma vez, repetiu que a principal ajuda que todos podem dar à pessoa portadora de deficiência é acabar com o preconceito de piedade e tentar ver seu potencial. Palmas a ela.

 

Briga

   As folhas sulinas informam sobre a iniciativa da prefeitura da pequena Pedras Grandes, que obteve vitória judicial contra o governo estadual para receber os recursos de contratos assinados no governo passado, de Carlos Moisés. Se a moda pega...

 

Malandragem

   Quem não conheceu casos de servidores públicos com chance zero de se eleger – os minguados votos recebidos serviram de prova, em alguns casos nenhum - que só resolveram concorrer para ganhar licença e salário durante três meses? Como o Congresso Nacional tem se omitido na questão, em Criciúma estão se dando encaminhamentos para que seja aprovada uma lei local com tal sentido. Terá amplo apoio popular se for adiante.

 

Polêmicas

    Brusque é uma das primeiras cidades de SC a buscar um posicionamento, através de audiência pública, no próximo dia 5, no auditório da Unifebe, sobre a polêmica resolução 715, do Conselho Nacional de Saúde, homologada pela ministra de Estado da Saúde,  Nísia Trindade Lima, que estabelece a redução da idade mínima para terapia de mudança de sexo, legalização de aborto e da maconha no Brasil.

 

Solidariedade

  São centenas as manifestações de solidariedade dos blumenauenses à sua conterrânea, Ana Moser, humilhantemente defenestrada do cargo de ministro do Esporte. Lula percebeu a repercussão negativa do ato, e a receberia ontem. Consta que o amigão do presidente, que agora comanda o Sebrae Nacional, o ex-deputado Décio Lima, teria recebido muitas queixas e mágoas depois da dispensa da ex-atleta, e não se manifestando publicamente sobre o ocorrido.

 

Crueldade

   Florianópolis foi uma das 15 capitais onde, dia 30 passado, houve manifestações pedindo o fim do abate de jumentos em todo Brasil. Sabe-se agora que o abate do animal aumentou sensivelmente desde o ano passado devido à importação de sua carne e couro pela China, interesse esse relacionado à fabricação de um fármaco popular na medicina tradicional asiática, tratado como um “elixir milagroso”, produzido a partir da extração do colágeno do asinino. O produto promete retardar o envelhecimento, prevenir tumores e impotência sexual e pode ser encontrado virtualmente por US$ 120 (cerca de R$ 590).

 

Representatividade feminina

    Liderada pela Assembleia Legislativa, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política, projeto inédito de engajamento e de mobilização pelo empoderamento feminino na vida pública, será destaque na 6ª edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo (Saeg), na sede da ONU, na Suíça, nesta quinta e sexta-feira. A média mundial de participação feminina na política é de 26.4% e no Brasil de 15%. Em SC bem menos.  Está entre os quatro Estados com menos de 10% de mulheres eleitas em seus respectivos legislativos.

 

Ignorância

   Há quem - normalmente pessoas que não viajam, não leem e não querem ver o que acontece no mundo -, faça troca de ideias que há décadas ganharam realismo em países desenvolvidos. É o caso do projeto de um túnel submerso, sob o rio Itajai, entre Itajai e Navegantes. Teria algumas centenas de metros. Mundo afora há tuneis de dezenas de quilômetros! Há também os céticos quanto a uma rodovia paralela à BR-101 entre Joinville e Biguaçu.

 

Desculpas

   Não raro a “Folha de S. Paulo” tem que vir a público pedir desculpas a seus leitores pelos disparates de seus trocentos colunistas. Marcelo Leite, um deles, que escreve sobre ciência e ambiente, desculpou-se diante do povo do Rio Grande do Sul e de SC que, açoitado por ciclones recentes, não merecia a provocação embutida de texto anterior dele com o título “Mudança climática castiga eleitores de Bolsonaro no Sul”, que dispensa explicações. Jornalismo desonesto.

 

Polícia municipal 1

   Mais uma decisão “suprema” polêmica: as guardas municipais agora tem que ser reconhecidas como integrantes do sistema de segurança pública e, como tal, podem fazer abordagens baseadas em suspeitas dos agentes, mesmo em ocorrências não ligadas diretamente à proteção do patrimônio público.

 

Polícia municipal 2

  A propósito, apenas Cuiabá, Porto Velho, Distrito Federal e Rio Branco não tem Guarda Civil Municipal. Em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, o efetivo é alto, de 7.383 guardas, no momento. O mais baixo entre as capitais é o de Florianópolis: 182.

 

Esnobada

    Ao não relacionar mais nenhum autor catarinense entre os títulos  literários para as provas de seu vestibular de verão 2024, a Universidade do Estado, por extensão esnobou os que daqui chegaram à Academia Brasileira de Letras, como o blumenauense Godofredo de Oliveira Neto, que ocupa a cadeira 35. Já publicou 21 livros de contos e romances. Na lista da Udesc estão Rubem Braga, Cora Coralina e João do Rio. Mas quem são os ilustres desconhecidos Maria Firmino dos Reis e Alê Motta?

 

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?