00:00
21° | Nublado

Diagnóstico assustador nos mares de SC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 29/09/2023

Anjos do Mar 1

    O Instituto Anjos do Mar divulgou um diagnóstico assustador a partir de uma das primeiras pesquisas para aferir se a mortandade da fauna marinha na região costeira de SC deve-se ou não à correlação entre poluição marinha, resíduos sólidos e a pesca ilegal. Só na região entre Bombinhas e Barra Velha cerca de 850 tartarugas morrem ao ano.

 

Anjos do Mar 2

    No período de oito meses, quando foi iniciado o diagnóstico, foram registradas 61 ocorrências de fauna marinha ameaçada ou protegida, 26 resgates de animais marinhos, e 43 vazamentos de óleo. Grande parte relacionada à captura incidental, quando o pescador não tem a intenção de fazê-la.

 

Anjos do Mar 3

  Nas abordagens feitas, constatou-se que 64% dos pescadores tinham registro geral de pesca, enquanto 36% estavam desenvolvendo a atividade de maneira irregular. O diagnóstico também apontou que 84% dos pescadores entrevistados não dispunham de equipamentos de segurança e de comunicação.

 

Cidadão catarinense

   Seguiu para sanção do governado Jorginho Mello projeto aprovado na Assembleia Legislativa que concede o título de cidadão catarinense ao desembargador Fernando Quadros da Silva, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).  O magistrado é paranaense de União da Vitória, que fica na divisa com SC.

 

Feira Afro

   Aguarda sanção para virar lei estadual projeto do projeto do deputado Fabiano da Luz (PT), que declara a Feira Afro-artesanal integrante do Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de SC. O evento é uma atividade tradicional em Florianópolis,realizado semanalmente na escadaria da histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no Centro.

 

Imunidade tributária 1

   Com os votos de deputados catarinenses da base do governo e da oposição, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a Proposta de Emenda à Constituição 5/2023, que amplia a imunidade tributária concedida a igrejas, partidos políticos, sindicatos e instituições de educação e assistência social sem fins lucrativos. Um hino ao cinismo.  Subverte o princípio republicano da igualdade de todos perante a lei.

 

Imunidade tributária 2

   Perguntar não ofende: por que um líder religioso pode adquirir um bem pagando menos imposto do que pagaria qualquer outro cidadão que não esteja à frente de uma igreja? Por que um líder partidário ou sindical pode recolher menos impostos na aquisição de bens e serviços apenas porque ocupa cargo de liderança num partido ou sindicato? Pois estas categorizações estão estabelecidas na malfadada PEC.

 

Pré-candidatura

   O atual deputado estadual Marcos José de Abreu – Marquito, foi confirmado pelo PSOL como pré-candidato à Prefeitura de Florianópolis, durante o congresso municipal do partido, realizado sábado. O partido também decidiu buscar construir a maior frente de esquerda possível, com o objetivo de ganhar a eleição do Executivo municipal, oferecendo um projeto de cidade mais alinhado às urgências da população e do meio ambiente.

 

Trabalho escravo

   Sempre fazendo uma vigilância canina sobre os produtores de cebola no Alto Vale do Itajaí, para evitar que menores de idade ajudem na colheita em propriedades da própria família, dia desses os fiscais do Ministério do Trabalho resolveram verificar denuncia de trabalho análogo à escravidão numa casa de tolerância de Rio do Sul, escudados por dois policiais federais e em plena luz do dia. Aparentemente tudos nos conformes. A surpresa foi a presença de vários frequentadores que, questionados sobre seu estado civil, responderam serem casados.

 

Desaparecidos

  A Delegacia de Pessoas Desaparecidas, da Polícia Civil de SC, acaba de completar 10 anos com um saldo positivo: quando começou a atuar haviam 18.500 desaparecidos. Agora são 1.500.

 

 

Armas

   A mudança recente na política de controle de acesso a armas  impactou o número de lojas de armamento e clubes de tiros na 5ª Região Militar, que abrange SC e Paraná. Conforme dados do dados do Exército obtidos pelos institutos Sou da Paz e Igarapé em 2022 haviam 717 lojas com registro ativo, para venda de armas para prática de tiro e caça; agora são 216, 70% a menos. Quanto a entidades de tiro esportivo com registro ativo eram 520 em 2022 e agora são 518, nos dois Estados.

 

Nise da Silveira

   A Câmara dos Deputados divulgou a lista das pessoas e instituições que vão receber o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental 2023. Entre as premiadas está a Enloucrescer - Associação dos Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental, de Blumenau. Entidade sem fins lucrativos criada em 1998, atende cerca de 500 pessoas por ano oriundas da Rede de Atenção Psicossocial. O prêmio é uma forma de reconhecer e incentivar aqueles que contribuíram na política de cuidado sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade. A entrega do prêmio será dia 21 de novembro.

 

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?