00:00
21° | Nublado

Despejo de esgoto em APP é flagrado após denúncia
Proprietário foi notificado pela Prefeitura

O teste do corante aplicado nas tubulações da edificação constatou que o encanamento da pia da cozinha do local possui ligação com o solo (Foto: PMF/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 13/04/2023

Após uma denúncia por despejo de esgoto em Área de Preservação Permanente (APP) e possível criação de focos de dengue, o proprietário de uma residência na Lagoa da Conceição foi notificado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da ações da Blitz Sanear e da Visa (Vigilância Sanitária).

A vistoria ocorreu na rua Ruth Bastos de Oliveira, enquanto a Blitz Sanear e a Visa prestavam apoio à Casan (Companhia Catarinense de Água e Saneamento) numa nova rodada de inspeções pelo bairro, coordenada pelas equipes do Trato Pela Lagoa. O robô Bizu, aparelho eletrônico que adentra galerias e tubulações submersas por controle remoto e óculos de realidade virtual, foi usado sob demanda das equipes da prefeitura em mais uma parceria do Grupo Sanear.

O teste do corante aplicado nas tubulações da edificação constatou que o encanamento da pia da cozinha do local possui ligação com o solo. A fiscalização determinou 10 dias para o cumprimento de correções na estrutura sanitária.

Embargada obra da nova ponte da Lagoa da Conceição

No mesmo endereço, um terreno com três residências também passou por verificação. Foi analisada a situação do encanamento entre a caixa de inspeção e o poço de visitas com a rede pluvial, a fim de observar se havia deságue de fluidos em rios. O teste de corante e uma câmera endoscópica confirmaram a situação regular do local. 

Na servidão das Palmeiras Nativas, uma denúncia de descarte de esgoto na rede pluvial levou o robô à uma nova vistoria interna. Sob demanda das equipes técnicas, ele foi utilizado para a realização de uma fiscalização em toda a extensão da rede que passa pela rua. Após a checagem pelas imagens transmitidas em tempo real, foi descartada a suspeita de contribuição de esgoto na tubulação.

Toda a ação foi coordenada pelas equipes da Casan, responsável pelo Trato Pela Lagoa, com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Blitz Sanear e Visa.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br