00:00
21° | Nublado

Descumprimento de ordem judicial por Sintrasem vira caso de polícia
TJSC também aumentou a multa diária para o sindicato e seus dirigentes em R$ 200 mil por dia

A partir de agora, a Prefeitura está autorizada a iniciar processo de demissão por justa causa para servidores que estão abandonando o posto (Foto: Sintrasem/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 02/06/2023

Em nova decisão do Tribunal de Justiça na tarde desta sexta-feira, 02, o desembargador Sergio Bassch Luz determinou a abertura de inquérito policial visando apurar o descumprimento da medida judicial que já havia decretado a greve em Florianópolis ilegal. Na decisão, o TJSC também aumentou a multa diária para o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) e seus dirigentes em R$ 200 mil por dia. 

A partir de agora, a Prefeitura está autorizada a iniciar processo de demissão por justa causa para servidores que estão abandonando o posto. A Polícia Militar também poderá atuar para garantir que grevistas não tumultuem os espaços públicos, segundo a decisão.

Na coluna do Raul Sartori: Caso dos respiradores vira livro. E mais!

No documento, o magistrado reconhece o direito de recurso por parte do sindicato, mas ele não impede a obrigatoriedade do cumprimento da decisão enquanto ela não for revogada. “Sob qualquer enfoque que se queira olhar, mesmo sob o pretexto do direito de reivindicação de direitos trabalhistas, não se revela admissível o descumprimento da determinação judicial. Aliás, do mesmo modo que assegura o direito de greve, o art. 9º da CF também sujeita os responsáveis pelos abusos cometidos”, declarou o desembargador.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br