00:00
21° | Nublado

Decreto regulariza repasse financeiro da Casan
Prefeito Topázio Neto e a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, assinam regulamentação nesta sexta-feira, na sede da Lagoa do Peri

Com a regularização a Casan contribui financeiramente para o cuidado ambiental do parque e da Lagoa do Peri (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 20/10/2022

Seguindo diretrizes da lei de criação do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri e do Parque das Dunas da Lagoa da Conceição, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, formaliza nesta sexta-feira, 21, decreto para cobrança monetária pelo uso de recursos naturais de Unidades de Conservação pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - Casan. 

A arrecadação foi uma proposta construída em parceria entre a PMF e a Casan e terá como objetivo principal a conservação dos mananciais e ecossistemas da Lagoa do Peri e das dunas da Lagoa da Conceição, com aplicação em acordo com o Plano de Manejo das referidas UCs, documentos em fase de elaboração. 

Serra do Rio do Rastro segue interditada

"Com o decreto oficializamos o zelo da cidade pelos seus recursos naturais e demandamos a mesma responsabilidade de todos que utilizam de alguma forma. A população e o meio ambiente vão começar a ter retorno direto em melhorias na Lagoa do Peri e Dunas da Lagoa da Conceição", destaca o prefeito da Capital, Topázio Neto.

Secretário do Meio Ambiente, Fábio Braga explica que o decreto era uma antiga reivindicação e é uma importante conquista para a comunidade do entorno das unidades. “Estamos muito felizes por deixar esse legado: reconhecer a água e outros recursos naturais como um bem público, de valor ecológico e econômico, e com retorno direto à comunidade”, comenta o secretário.

Finanças da Alesc acata Projeto de Lei de emendas impositivas

“Com a regularização a Casan contribui financeiramente para o cuidado ambiental do parque e da Lagoa do Peri, um manancial fundamental para o abastecimento de Florianópolis, e também para o efetivo manejo e cuidado com o Parque de Dunas da Lagoa da Conceição. É um avanço para o cuidado com o ambiente em Florianópolis”, complementa a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

O valor arrecadado será destinado para o Fundo Municipal do Meio Ambiente e utilizado exclusivamente na realização de melhorias na infraestrutura, serviços, pesquisa e educação ambiental nas unidades de conservação.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI