00:00
21° | Nublado

Dados sobre a poupança e muito mais!

O Humor do Ed. Carlos e a Poupança! *** CLIQUE PRA AMPLIAR

Publicado em 04/10/2023

Inclusão

   Sempre é preciso uma lei para escudar o que, no mundo civilizado, poderia ser absolutamente normal, fazendo uso apenas do bom senso. É o que se pode dizer de projeto em tramite no Legislativo estadual para permitir que estudantes autistas ou com seletividade alimentar tenham o direito de levarem seu próprio alimento para a escola, seja ela pública ou privada.

 

Proteção

   O Judiciário estadual inaugurou segunda-feira seu Centro Integrado de Segurança e Monitoramento. Em todas as 112 comarcas e na sede do Tribunal de Justiça serão instaladas mais de 4,3 mil câmeras de videomonitoramento ao fim das quatro etapas do projeto. O sistema é tão sofisticado que comporta reconhecimento facial, identificação das placas de veículos, oferta de botão do pânico em salas de audiência e de sessões de julgamento, além de alarmes sonoros.

 

Oktober carioca

   A Spaten, a cerveja oficial da Oktoberfest de Blumenau, aproveita o evento catarinense para lançar uma promoção no famoso Circuito de Bares do Rio de Janeiro: entre amanhã e 21 o consumidor ganha uma terceira do mesmo tamanho e o direito de tentar a sorte no mesão de “biersliding”, que é uma prática em celebrações cervejeiras de todo o mundo em que vence quem consegue deslizar o caneco, cheio, evidentemente, pela maior distância possível ao longo de uma mesa.

 

Ancestralidade 1

   O Genera, primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, lançou um estudo inédito que traz dados sobre a ancestralidade e predisposições a doenças dos brasileiros por Estado, com base em um banco de dados de mais de 260 mil DNAs analisados.

 

Ancestralidade 2

   A ancestralidade europeia se destaca em todas as regiões, mas é em SC, Paraná e Rio Grande do Sul onde há maior representatividade.  O  levantamento indica SC como o Estado brasileiro onde 83,10% dos pouco mais de 7 milhões de habitantes tem ascendência europeia. Seguem-na a africana, 4,52%; americana, 5,29%; asiática, 1,03%; e judaica, 2,23%. No Rio Grande do Sul e Paraná a representatividade também é altamente europeia, com 82,86% e 77,48%, respectivamente.

 

Poupança 1

      O estudo “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, feito pela Serasa e divulgado ontem, mostra que 7 em cada 10 brasileiros (72%) já separaram quantias mensais para investir ou guardar na poupança.

 

Poupança 2

   Com o expressivo percentual de 75,6%, moradores de São Paulo afirmaram que já separaram valores mensais para investimentos e poupança. Os números são parecidos em SC, onde 75,2% confessaram  já ter separado dinheiro mensalmente para investimentos ao menos uma vez. Enquanto 35,9% afirmam que não deram continuidade à estratégia, 39,3% contam que seguem a prática atualmente.

 

País da hipocrisia

  Em uma dessas novelas do começo da noite, dia desses uma cena de casal na sala de uma casa deixava implícito, com os dois já tirando a roupa, que fariam sexo ali mesmo nos segundos seguintes, tudo em rede nacional e a cores. Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, segue tramitando um projeto de lei que busca garantir o direito de mães amamentarem seus filhos em público, como se isso fosse algo imoral, despudorado. Lei que já existe em SC desde 2018. É a de número 17.458, de 10 de janeiro daquele ano.

 

Contra Florianópolis

   Decisões questionáveis e recentes do Ministério Público Federal “contra” Florianópolis chamam a atenção. Por inúmeras vezes, alegando questões ambientais, tentou interromper a construção de uma segunda ponte na Lagoa da Conceição. Agora decidiu que tem que ser fechadas quadras esportivas que ocupam área de preservação na praia de Jurerê Internacional.  Consta que a sanha não vai parar ali: não será surpresa se questionar o engordamento da praia de Jurerê.

 

Áreas de escape

   A importância das áreas de escape  – constituídas por uma zona de segurança aos caminhões em casos de frenagens bruscas e outras ocorrências que venham a acontecer com o veículo, como a mais noticiada pelo uso frequente, na BR 101 entre Curitiba e Joinville – foi considerada na aprovação pelo Senado,  semana passada, de projeto que recomenda a construção de tais dispositivos nos trechos com declive nas rodovias federais com altos índices de acidentes.

 

Masc fechado

   O Museu de Arte de SC (Masc) está completando um ano fechado. Lamentável. Fez-se uma licitação, mas esqueceu-se que lá dentro há uma reserva técnica que ficaria exposta se tirassem todo o telhado. O problema não é o fato de estar fechado, mas sim a falta de uma programação mínima que poderia ser feita em outro espaço no complexo do Centro Integrado de Cultura, como encontros, seminários, coisas mais pontuais. Optou-se pela inércia.  

 

Nossas conquistas 1

   A respeitada Associação Brasileira de Críticos de Arte reconhece o que de realmente bom há em SC. Hoje, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo,  o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, de Florianópolis, criado no ano passado, receberá dois prêmios nacionais concedidos pela entidade.

 

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

 

Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?