00:00
21° | Nublado

Da Creche de Florianópolis para a Rede Globo
Aluno do NIEM Vila Cachoeira, Gael Santos, estará na trama da novela Família é Tudo, que começa em março

Na trama das 19 h que estreia dia 04 de março, na Rede Globo, Gael (D) fará o papel de Plutão na infância. Na foto, com o personagem Plutão vivido na vida adulta por Isacque Lopes. (Foto: Divulgação)

Publicado em 27/02/2024

Manezinho da Ilha, nascido na Maternidade Carmela Dutra, Gael Santos fará 7 anos de idade no dia 28 de abril. Mas, o presente já veio adiantado. Ele está gravando a nova novela da Rede Globo de Televisão, “Família é Tudo”. Na trama das 19h, com estreia em 4 de março, ele fará o papel de Plutão na infância, vivido na fase adulta por Isacque Lopes.

Na vida real, ele é filho de Cristiane Rosa e de Valderi dos Santos e tem mais dois irmãos, Samuel, de 19 anos, e Gabriel, de 23 anos. Mas só o caçula segue o universo da interpretação. (Fotos:Beatriz Matos)

 

Conforme a mãe, desde pequenino, ele foi falante e com boa desenvoltura. Tanto que desde bebê trabalhou como modelo totalizando mais de 30 campanhas.

Para o aperfeiçoamento do filho, ela resolveu colocá-lo em um curso de artes cênicas em Florianópolis. No entanto, não foi fácil conseguir um espaço para a criança. “Muitos profissionais não aceitavam ter criança na equipe, pelo fato dele, na época, não ser alfabetizado”.

Foi aí que surgiu no caminho da família a professora de teatro Ana Paula Gozalo. “Ela nunca duvidou da capacidade dele”,  frisa Cristiane. O menino, aos 5 anos de idade, passou a ter aulas particulares com a profissional e depois foi levado para atuar no Grupo GT do qual a profissional é diretora teatral e coordenadora artística.


O PEQUENO CHANTAGISTA

Ana Paula construiu um monólogo para o pequeno ator, baseado no texto "Pintor Mirim e Chantagista”, de Raul Lenk. A encenação foi inscrita na Mostra Pequenos Talentos SC, cuja primeira edição ocorreu no ano passado. “Eu repassava com ele as falas e suas intenções cênicas”.

O monólogo era sobre uma criança que queria montar um ateliê de pintura. Para realizar o desejo, buscava o apoio da avó por meio de chantagem. O personagem sabia que a vovó comia doce escondido. Para não revelar esse segredo, em troca pedia dinheiro para a idosa.

 

Gael em momento de descontração no arraiá da NIEM Vila Cachoeira 

Gael ganhou o primeiro lugar, assim como foi destaque em carisma, criativo e dedicado. Com essas duas palavras, Ana Paula tenta definir o manezinho. “Estou com saudades e torcendo por ele nesta nova fase”.

UNIÃO DE ESFORÇOS

De olho em oportunidades para o filho fazer testes para novelas e filmes, a mãe Cristiane contactou a Consultoria Canguru, que passou a ajudar na condução da carreira do garotinho. A empresa, por sua vez, fez uma parceria com a Cintra, uma das maiores agências de talentos do Brasil.

Fernanda Corasini, dona da Consultoria Canguru, é mãe de dois atores. A consultoria nasceu da ideia de orientar e posicionar as mães no mercado artístico. “Infelizmente há muitas agências que aplicam golpes, e familiares por falta de conhecimento acabam caindo”, observa.

“Começamos com orientação para a mãe Cristiane mostrando o funcionamento do mercado, como se posicionar, e apresentei à ela a agência Cintra na qual confio muito no trabalho”.

Para a empresária, o menino é extremamente inteligente e muito dedicado. “Eu me surpreendi muito com ele. Tem uma facilidade impressionante de decorar textos”.

Gael nos Estúdios da Globo no Rio de Janeiro

Na união de esforços,o ator mirim foi ao Rio de Janeiro no final de outubro do ano passado para um teste para a telenovela “Família É Tudo”. Entre cinco concorrentes, o manezinho foi o escolhido. Com as gravações iniciadas no dia 24 de janeiro, Gael será o Plutão Mancini, o mais novo de 5 irmãos, filhos do mesmo pai e de mães diferentes.

“Tudo parece uma ficção”, revela a mãe Cristiane. “Tanto para mim, como para o meu marido. Em muitos momentos, nos pegamos comentando se o que a nossa família está vivendo é real. A felicidade é enorme”.

NA CRECHE: TODOS POR GAEL

O garotinho frequentou desde 2021 até o ano passado o Núcleo de Educação Infantil Municipal (NIEM) Vila Cachoeira, no bairro Saco Grande, ligado à Prefeitura de Florioanóppolis. A diretora da unidade educativa, Grasiela Nunes, faz questão de dizer que o garotinho é um encanto. Muito educado, atencioso, participativo e desinibido.

“Temos uma relação de afeto muito bonita. Sempre que ele chegava na unidade vinha me contar alguma novidade e fazia questão de me dar um abraço”.

Segundo a diretora, todas as 218 crianças e os 55 profissionais da creche estão na torcida para que o coleguinha realize todos os desejos do coração dele e da família. “São pessoas maravilhosas que merecem tudo que há de melhor nessa vida”.

A professora Marlene de Souza recorda que ele, em sala de aula, era ansioso por saber: "O que vamos fazer hoje, Profe?". Demonstrava um entusiasmo especial por propostas envolvendo teatro, música, artes e brincadeiras no parque com seus amiguinhos.

“Destacava-se pela sua atenção cuidadosa com as pessoas ao seu redor, contagiando a todos com seu jeitinho meigo e carinhoso. Sua demonstração constante de afetividade e segurança era inspiradora para todos nós no Neim”, complementa Marlene de Souza.

“É com imensa alegria que testemunho a caminhada de sucesso que Gael está trilhando, e tenho plena convicção de que seu futuro será tão promissor quanto sua trajetória até agora. Estou verdadeiramente orgulhosa por ter contribuído, mesmo que modestamente, para o desenvolvimento e crescimento dessa criança que está se tornando um talentoso ator”.

Veja o vídeo com o convite de Gael

Da redação

Texto: Ricardo Medeiros - Fotos: Biatriz Matos

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!